junho, 2017

15jun - 30juljun 157:30 PMjul 30Bruce Gomlevsky dirige ópera contemporanea libreto Geraldo Carneiro(junho 15) 7:30 PM - (julho 30) 8:30 PM CCBB RJAgenda cultural:Teatro

Detalhes

Na boca do Cão é uma ópera contemporânea inédita que une música contemporânea, dança e teatro. O espetáculo é protagonizado pela soprano Gabriela Geluda, tem libreto do imortal da Academia Brasileira de Letras Geraldo Carneiro e direção do premiado Bruce Gomlevsky. A música é do compositor erudito contemporâneo Sergio Roberto de Oliveira, indicado duas vezes ao Grammy Latino (2011 e 2012), e será executada ao vivo por Ricardo Santoro (violoncelo), Cristiano Alves (clarinete / clarone) e  Leo Sousa (vibrafone). O espetáculo estreou em 15 de junho e segue até 30 de julho em cartaz.

O espetáculo promove uma reflexão sobre como nos relacionamos com os desafios de modo criativo, aprendendo a incorporar o inesperado e transformando experiências traumáticas através da arte.

A ópera conta a história de uma menina que, aos dois anos de idade, teve sua cabeça abocanhada por inteiro por um pastor alemão, e os efeitos deste episódio ao longo de sua vida.

Aos dois anos de idade Gabriela Geluda foi mordida por um pastor alemão. Sua cabeça foi abocanhada bem próximo à laringe, que abriga as cordas vocais. Na época, Gabriela ‘reagiu não reagindo’ e desaprendeu a gritar.

“Eu tinha 2 anos de idade, minha mãe estava grávida de 9 meses da minha irmã Samantha. Meu pai me levou a padaria de manhã cedo para comprar pão. Na padaria tinha um pastor alemão. Meu pai perguntou ao padeiro se o cachorro mordia. O padeiro disse que não. No minuto seguinte minha cabeça estava dentro da boca do pastor alemão, alguns dentes na parte de baixo do queixo e outros na parte de cima da cabeça. Tudo escuro.”, conta Gabriela.

A menina passou a infância falando baixinho, mas já cantava. Tornou-se cantora lírica, e foi percebendo a relação entre esses gritos não extravasados e o seu canto. Resolveu, então, dividir sua história com o compositor de música contemporânea Sergio Roberto de Oliveira, quando se encontraram para iniciar uma parceria artística. Assim, surgiu o desejo de criar um espetáculo que falasse sobre o medo e sobre a possibilidade da arte ser um veículo de transmutação de traumas profundos do ser humano.

Este episódio da vida de Gabriela, e suas reverberações, inspiraram o libreto escrito por Geraldo Carneiro para uma ópera biográfica que será levada à cena pela própria protagonista do acontecimento real.

 

FICHA TÉCNICA

Música: Sergio Roberto de Oliveira
Libreto: Geraldo Carneiro
Direção: Bruce Gomlevsky
Soprano: Gabriela Geluda
Cenário: Fernando Mello da Costa
Iluminação: Elisa Tandeta
Figurino: Carol Lobato
Violoncelo: Ricardo Santoro (sub. Murillo Gandine)
Clarinete/Clarone: Cristiano Alves (sub Cesar Bonan)
Vibrafone: Leo Sousa (sub. Rodrigo Foti)
Direção de Movimento: Rocio Infante
Preparação Vocal: Andrea Adour
Técnica de Alexander: Miriam Weitzman
Treinamento Físico: Andreza Caramori
Fotos: Dalton Valério
Programador Visual: Redson Silva
Assistente de Produção: Ramon Alcântara
Direção de Produção: Luiz Prado
Realização: LP Arte Soluções Culturais
Assessoria de Imprensa: JSPontes Comunicação – João Pontes e Stella Stephany

Serviço

ESTREIA 15 de junho (5ªf), às 19h30
LOCAL: Teatro III do CCBB RJ – Rua Primeiro de Março, 66, Centro / RJ   Tel: 21 3808-2020
HORÁRIOS: de 5ª a domingo às 19h30
DURAÇÃO: 60 min
INGRESSOS: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia entrada) / vendas online: www.ingressorapido.com.br / horário bilheteria: de 4ªf a 2ªf, das 9h às 21h
GÊNERO: Drama
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos
TEMPORADA: até 30 de julho

Horário

Junho 15 (Quinta) 7:30 PM - Julho 30 (Domingo) 8:30 PM

Localização

CCBB RJ

R. Primeiro de Março, 66 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20010-000

X