terça-feira, novembro 21, 2017

outubro, 2017

21out9:00 PMConcerto de lançamento do DVD/DOC: Paulo Jobim e Mario Adnet – Jobim, Orquestra e Convidados9:00 PM Cidade das ArtesAgenda cultural:Show

Detalhes

Em outubro, Paulo Jobim e Mario Adnet lançam o CD e DVD/DOC Paulo Jobim e Mario Adnet – Jobim, Orquestra e Convidados” (Biscoito Fino) em todo o Brasil. Gravado em maio deste ano nos estúdios da gravadora e na Cidade das Artes (Sala de Ensaio), no Rio de Janeiro, o projeto presta homenagem aos 90 anos de nascimento do compositor Antônio Carlos Jobim (1927-1994). O concerto de lançamento está marcado para o dia 21 de outubro, na Cidade das Artes, com a participação dos sete intérpretes que gravaram o disco: Alfredo Del-Penho, Alice Caymmi, Antonia Adnet, Dora Morelenbaum, Júlia Vargas, Luiz Pié e Vicente Nucci. As imagens e entrevistas que compõem o DVD/DOC foram captadas durante o período de gravações.

Com direção musical de Mario Adnet e Paulo Jobim, a orquestra formada exclusivamente para o projeto reuniu 35 músicos, entre base, cordas e sopros. O grupo de 22 cordas foi arregimentado pelo violinista e maestro paulista Claudio Cruz. Das 13 músicas que compõem o repertório, dez são de autoria de Tom Jobim, algumas com parceiros, e três de Paulo Jobim e Ronaldo Bastos. A parceria entre Mario e Paulo começou com “Jobim Sinfônico”, disco vencedor do Grammy Latino de “Melhor CD Clássico” de 2004, e indicado ao Grammy Americano de 2005, na categoria “Crossover”.

Paulo Jobim e Mario Adnet selecionaram dez canções emblemáticas do repertório de Tom Jobim e convidaram jovens artistas da cena musical brasileira para participarem de oito faixas: “Chovendo na Roseira”, com a participação de Luiz Pié; “Chega de Saudade” (de Tom Jobim e Vinicius de Moraes), com Alfredo Del-Penho; “Águas de Março”, com Antonia Adnet; “Olha Maria” (de Tom Jobim, Chico Buarque e Vinicius de Moraes), com Júlia Vargas; “Falando de Amor”, com Alice Caymmi; e “Eu Te Amo” (de Tom Jobim e Chico Buarque), com Dora Morelenbaum e Vicente Nucci.

Filho do violonista Paulo Jobim e neto de Tom, Daniel Jobim canta, além de tocar piano, a música “O Boto”, parceria de Tom e Jararaca; e o violão de sete cordas de Yamandu Costa está em “Um Certo Capitão Rodrigo”. Além das oitos faixas com participações especiais, Mario Adnet interpreta “Desafinado”, (Tom Jobim e Newton Mendonça); e Paulo Jobim, “O Amor em Paz”.  As três canções compostas por Paulo que integram o repertório são: “Valse”, “Saci” e “A Mantiqueira Range”.

O disco tem sete arranjos novos criados por Mario Adnet, dois de Paulo Jobim e quatro do lendário maestro alemão Claus Ogerman. “Queríamos um repertório que reunisse canções mais conhecidas, como “Chega de Saudade”, mas também outras como “O Boto” e “Saci”, uma música espetacular e pouco conhecida do Paulo Jobim e do Ronaldo Bastos. O que temos na mão é um tesouro: são quatro arranjos originais do Ogerman que, além do Tom, ninguém usou. De certa forma também fazemos uma homenagem a ele que se foi no ano passado. São arranjos lindos que refizemos em outras bases”, conta o arranjador, compositor, violonista e produtor Mario Adnet, que chama o projeto de “um Tom para o futuro”. “Você pergunta para um jovem: conhece essa música do Tom? Ele responde: essa não conheço, essa também não, essa também não. Quer dizer, até mesmo os cantores do meio só conhecem as músicas que foram massivamente divulgadas pela mídia, mas não conhecem a fundo a obra dele”, afirma Mario.

Apesar do frescor que as canções ganharam com a participação dos jovens intérpretes, a ideia não foi dar nova roupagem à obra do Tom. Pelo contrário. Para Mario, os arranjos originais são irretocáveis e o objetivo foi apenas ressaltar a beleza das músicas. “O Tom era tão perfeccionista que não adianta querer mudar. É perda de tempo. Você vai tentar trocar uma nota aqui, outra ali e nada vai ficar melhor do que o que ele escreveu”, exalta Mario.

SERVIÇO

Concerto de lançamento CD e DVD/DOC
“Paulo Jobim e Mario Adnet – Jobim, Orquestra e Convidados”
Data: 21 de outubro (sábado), às 21h
Local: Cidade das Artes – Grande Sala
Endereço: Av. das Américas 5300, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro).
Tel.: (21) 3325-0102.
Capacidade: 1.000 lugares.
Classificação etária: livre.
Duração: 1h30min.
Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia)
Bilheteria: de terça a domingo, das 13h às 19h. Sábado e domingo, das 12h às 20h. (Em dias de espetáculo a bilheteria ficará aberta até meia hora após o início do espetáculo)
Como chegar de ônibus
Desembarque no Terminal Alvorada e passe pela passagem subterrânea que sairá dentro da Cidade das Artes.
Dinheiro ou cartões de crédito e débito Visa, Credicard, Mastercard e Diners
Não aceita cheques
www.cidadedasartes.org

Horário

(Sábado) 9:00 PM

Localização

Cidade das Artes

Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro