julho, 2017

15jul(jul 15)7:00 PM07ago(ago 7)8:00 PMFricção estreia no Espaço Sérgio Porto, em 15 de julho(julho 15) 7:00 PM - (agosto 7) 8:00 PM Espaço Municipal Cultural Sergio PortoAgenda cultural:Teatro

Detalhes

Um atropelo. Uma criança de 9 anos de idade tem seu corpo violentado. Um menino entre outros tantos abusados a cada dia em todo o mundo. Fricção conta a trajetória desse homem, agora já adulto e enrijecido pelo peso das cicatrizes emocionais que o episódio vivido na infância o obrigou a carregar ao longo da vida. Como atravessar a dor e a culpa? Como libertar esse corpo adestrado tão cedo pela violência sexual? Essas questões são o cerne do solo de Breno Motta com direção de Morena Cattoni que estreia dia 15 de julho no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto.

Sozinho no palco por cerca de 50 minutos, Breno concentra em um só personagem comportamentos, percepções e traumas partilhados por vítimas de abuso sexual, como a culpa, a vergonha, o isolamento e a desconfiança. “É comum as crianças que são abusadas pararem de falar, se fecharem para o mundo, terem dificuldades para desenvolver relações interpessoais. Eu passei por isso, me isolei. Sentia vergonha do meu corpo e de tudo aquilo que escondia”, revela Breno.

Provocativo mas sensível – e, por vezes, bem humorado -, o espetáculo não foi construído para “chocar ou esfregar essa realidade na cara de ninguém”, como destaca Breno Motta. “O que queremos é que as pessoas saiam da peça enxergando realmente essas vítimas, com empatia e atenção, sem apontar dedos ou motivos.” A diretora Morena Cattoni completa: “Tem a ver com aceitação, com uma maior generosidade no olhar sobre si e sobre o outro. Estamos falando também sobre tolerância, sobre seguir em frente e transformar a dor.”

Ficha técnica

Dramaturgia e performance: Breno Motta
Direção: Morena Cattoni
Dramaturgismo: Diogo Liberano
Direção de movimento: Fernanda Más
Cenário: Julia Deccache
Iluminação: Pedro Meirelles
Figurino: Ticiana Passos
Trilha sonora: Filipe Freitas
Produção: Rafael Faustini e Paula Loffler
Realização: Faustini Produções

Serviço

Local: Espaço Cultural Municipal Sergio Porto (Rua Humaitá 163 – Humaitá)
Temporada: de 15 de julho a 7 de agosto; sábados, domingos e segundas, às 19h
Ingressos: R$ 30 (inteira) / R$15 (meia entrada)
Capacidade: 20 lugares
Classificação etária: 18 anos
Duração: 50 minutos
Telefone do teatro: (21) 2535-3846

Horário

Julho 15 (Sábado) 7:00 PM - Agosto 7 (Segunda) 8:00 PM

Localização

Espaço Municipal Cultural Sergio Porto

Rua Humaitá, 163 Rio de Janeiro