março, 2017

10mar8:00 PM10abr9:20 AMRedemunho leva para o palco livro do premiado escritor Ronaldo Correia de Brito(março 10) 8:00 PM - (abril 10) 9:20 AM Casa de Cultura Laura AlvimAgenda cultural:Teatro

Detalhes

 

Faca, livro do premiado escritor cearense Ronaldo Correia de Brito que deu origem ao espetáculo REDEMUNHO, foi um dos semifinalistas do Prêmio Portugal Telecom 2005. Foi também um dos 20 livros escolhidos para apoio à tradução pela FBN (Fundação Biblioteca Nacional), e adotado na cadeira de literatura hispânica/portuguesa da Universidade de Berkeley, nos EUA, rendendo ao seu autor um convite para escritor residente desta universidade.

Correia de Brito é ainda vencedor de importantes prêmios de literatura, como Prêmio da Biblioteca Nacional, Prêmio São Paulo de Literatura, Prêmio Hermilo Borba Filho do Governo de Pernambuco e Prêmio Governo do Estado de Pernambuco. Participou de eventos internacionais como a Feira do Livro de Bogotá, o Salon du Livre de Paris, Feira do Livro de Frankfurt e Jornada Literária de Pequim. Tem livros e contos traduzidos para o francês, espanhol, italiano, hebraico, inglês, alemão, romeno, búlgaro, finlandês e húngaro.

Do universo dos quatro contos selecionados para a peça – A Escolha, Redemunho, Cícera Candóia e Mentira de Amor – emergem relatos de origens arcaicas e personagens trágicos que convidam a investigar aqueles segredos próprios do ser humano, de qualquer época ou lugar. Visitada pela literatura regionalista, esta terra remota e desconhecida ganha uma dimensão mítica, transformando-se no território dos terrores mais íntimos e antigos do Homem, quando o regional dá lugar ao universal.

Em sua versão teatral, os contos receberão tratamento contemporâneo por meio da linguagem narrativa em cena. Sem fazer uso de qualquer artifício que pretenda transpor para discurso direto a jóia narrativa dos contos, o que o público ouvirá são as palavras escolhidas uma a uma pelo autor, que inclusive já confirmou sua presença na estreia.

SINOPSE

Em um tempo arcaico quase mitológico, quatro histórias se tocam no centro de um redemoinho de fatalidades. As histórias desenham destinos que não podem ser evitados, colocando suas personagens centrais no momento inexorável de sua caminhada em direção ao trágico.

OS CONTOS

Redemunho” reúne mãe e filho, dois últimos remanescentes da outrora nobre família Cavalcante de Albuquerque. Em total decadência, vivem apegados a valsas, árvores genealógicas e um piano centenário, mas acabam sendo levados a desenterrar uma antiga e dolorosa rixa do passado.

Em “Cícera Candóia”, Ciça se vê aprisionada aos cuidados de uma mãe entrevada enquanto todos estão partindo em fuga da seca. Ambas se sentem despertencidas da vila em que vivem, por conta de uma peleja familiar que culminou na morte do pai, e observam a terra secar de gente. Agora Ciça tem que decidir pela sua vida ou pela morte das duas.

Mentira de Amor” relata o cotidiano de uma mulher aprisionada pelo próprio marido e afogada na culpa pela morte de sua filha mais nova. Vive num mundo imaginário criado a partir dos ruídos que escuta vindos da rua. Um dia chega à cidade um circo, que aos poucos desperta nela emoções e desejos nunca vividos. Ela entende que é chegada a hora de cumprir seu destino e romper esse silêncio de anos em sua vida.

A Escolha” conta a história de Aldenora e Livino, casados e assombrados pelo fantasma do primeiro casamento dela com Luiz Silibrino, que retorna depois de dezoito anos. Aldenora agora deve escolher entre a gratidão e a paixão.

Os contos serão transpostos para o palco praticamente na íntegra. O objetivo é interferir o  mínimo possível na beleza e contundência dos textos de Correia de Brito. Todas as rubricas e descrições das cenas serão ditas pelo ator que interpreta o personagem em questão.

FICHA TÉCNICA

Texto: Ronaldo Correia de Brito
Direção: Anderson Aragon
Elenco: Alexandre Dantas, Ana Carbatti e Claudia Ventura
Direção Musical: Alfredo Del-Penho
Direção de Movimento: Sueli Guerra
Cenografia: Doris Rollemberg
Figurinos: Flávio Souza
Design de Luz: Anderson Ratto
Fotos: Silvana Marques
Programação Visual: Humberto Costa – Mais Programação Visual
Produção Executiva: Christina Carvalho
Direção de Produção: Ana Carbatti Produções e Artes e CiaFaláCia Produções
Assessoria de Imprensa: JSPontes Comunicação – João Pontes e Stella Stephany

Serviço

ESTREIA:  10 de março (6ªf), às 20h
LOCAL:  Casa de Cultura Laura Alvim – Espaço Rogerio Cardoso
Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema – Rio de Janeiro
Tel: (21) 2332-2015
HORÁRIOS: 6ª e sab às 20h e dom às 19h
DURAÇÃO:  80 minutos
INGRESSOS: R$40,00 e R$20,00 (meia entrada)
CAPACIDADE: 40 espectadores
GÊNERO: drama
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 anos
TEMPORADA:  até 02 de abril

Horário

Março 10 (Sexta) 8:00 PM - Abril 10 (Segunda) 9:20 AM

Localização

Casa de Cultura Laura Alvim

Av. Vieira Souto 176, Ipanema