comemoração final

E seguindo com o calendário oficial do World Cosplay Summit 2008, o maior concurso de cosplay do mundo, foi realizada ontem a grande final e pela segunda vez, com orgulho, uma dupla brasileira ganhou o primeiro lugar! Gabriel “Hyoga de Toalha” Niemietz (Jango) e Jéssica “Pandy” Campos (Jo) representaram bem o Brasil com os cosplays do anime Burst Angel (Bakuretsu Tenshi), agradando ao público e aos juízes, trazendo pra casa nosso troféu, repetindo o feito incrível que os irmãos Maurício “Bisnaga” Somenzari e Mônica “Bisnaga” Somenzari conseguiram em 2006!

No ano de 2007, a dupla brasileira Marcelo “Vingaard” Fernandes e Thaís “Yuki” Jussim foram nossos representantes.

O WCS, como é mais conhecido pelo público internacional, é um evento anual patrocinado pela emisssora de televisão japonesa TV Aichi, realizado na cidade de Nagoya. Atualmente, 13 países, cada um indicando uma dupla, fazem parte oficial do concurso. A exceção aqui é o próprio país anfitrião, que tem direito a duas seletivas, levando então duas duplas concorrentes. A cada ano, por critérios de indicação e votação, dois novos países são incluídos no ranking o que aumenta não apenas o quantitativo, mas o qualitativo dos participantes.

A ordem de apresentação deste ano, e o link com os critérios seletivos de cada país, segue abaixo:

1 – França
2 – Coréia
3 – Japão (Osaka)
4 – Dinamarca
5 – Tailândia
6 – México
7 – Espanha
8 – China
9 – EUA
10 – Alemanha
11 – Cingapura
12 – Brasil
13 – Itália
14 – Japão (Tokyo)

Confiram a apresentação e premiação da dupla:

Os convidados especiais deste ano foram figuras bem representativas do espírito cosplay/anime:

dupla usando seus cosplay Yumiko Igarashi é uma importante autora de de mangás que faz parte do Japan Pen Club e escreveu séries cuja fama, apesar de não muito divulgada no Brasil, fazem sucesso há anos no Japão.

Rika Matsumoto é uma dubladora bastante conhecida pelos seus personagens famosos como exemplo, Ash (Satoshi, no original) de Pokémon.

Toru Furuya, também um dublador requisitado, já fez personagens conhecidos no Brasil: Yamcha (Dragon Ball) e Tuxedo Mask (Sailor Moon).

Natsuki Kato é uma cantora-fashionista que tem grande influência na moda feminina japonesa. Alguns de seus trabalhos incluem temas de abertura de animes como Slayers Revolution.

Para 2009, as etapas pré-seletivas brasileiras já começaram em julho no XIV EIRPG, e prometem pro ano que vem agitar o público brasileiro novamente! No site oficial, podemos ver as apresentações de cada país e a entrega dos prêmios.

Parabéns à dupla brasileira!

  • Romulo

    Muito legal naum sabia das regras e tal agora me deu até vontade de fazer cosplay …. ^^

  • Lef

    Que foda! E a tendência é o nível dos cosplays brasileiros aumentar conforme vai aumentando o interesse das pessoas.

  • andre

    O CR FIK PUTO NESSAS HORAS XD HAUHAUAHUAH MUITO BOM ESSE ARTIGO =]

  • Amanda

    Oii
    eu moro em Ribeirão Preto e eu não sei
    aonde tem apresentaçoes de cosplay se vcs sabem aonde tem
    me falem por favor
    obrigado