em , , , , , ,

Comic Con Experience fez a festa dos fãs de cultura pop

Primeiro grande evento sobre quadrinhos, cinema, games, seriados de TV e baratos afins, a Comic Con Experience aconteceu entre os dias 4 a 7 de dezembro, na São Paulo Expo, em Jabaquara. Inspirado principalmente na Comic Con que acontece todos os anos em San Diego, nos EUA, geralmente no fim de julho, a CCXP trouxe para o grande público brasileiro diversas atrações, como stands de grandes estúdios com seus principais lançamentos para a telona nos próximos meses, convidados internacionais, concurso de cosplayers, além da venda de diversos produtos para os fãs de coleções. O saldo final foi até positivo, mas, como não poderia deixar de ser, o evento teve algumas falhas que precisam ser corrigidas nos próximos anos (Sim, já está confirmada a próxima edição para 2015).

A Disney exibiu "Operação Big Hero" e montou um stand de "Divertida Mente", seu próximo lançamento. (Foto: Célio Silva)
A Disney exibiu “Operação Big Hero” e montou um stand de “Divertida Mente”, seu próximo lançamento. (Foto: Célio Silva)

Os dois primeiros dias tiveram um bom público, mas alguns fatores como uma chuva forte que caiu na sexta-feira (5) impediram que a São Paulo Expo ficasse lotada. Mesmo assim, várias pessoas compareceram ao local e puderam ver algumas atrações, como a presença de Sean Astin, que ficou famoso entre o público nerd por ter interpretado Mikey, o líder dos “Goonies” (uma das mais divertidas e cultuadas aventuras dos anos 80 até hoje) e, principalmente, pelo seu papel como Sam da trilogia “O Senhor dos Anéis”, dirigida por Peter Jackson. No sábado, entretanto, o local ficou praticamente tomado, o que surpreendeu muita gente de maneira positiva. O dia começou com a pré-estreia do novo desenho da Disney, “Operação Big Hero”, que foi o primeiro inspirado numa criação da Marvel Comics. A empresa também realizou um painel onde foram apresentados trechos de “Divertida Mente”, a nova realização da Disney/Pixar e confirmou a produção de “Os Incríveis 2”, continuação do grande sucesso dirigido por Brad Bird que chegou a ganhar o Oscar de Melhor Animação.

Cosplayers de vários personagens impressionaram pela fidelidade. (Foto: Célio Silva)
Cosplayers de vários personagens impressionaram pela fidelidade. (Foto: Célio Silva)

Outro destaque no sábado (e também nos outros dias) foram os diversos cosplayers que circulavam pelo evento. Teve gente que foi vestida como grandes e consagrados personagens dos quadrinhos e do cinema, como Batman, Homem-Aranha, Darth Vader, entre outros. Mas era possível ver também algumas figuras inusitadas, como Tyler Durden, que foi interpretado por Brad Pitt, em “Clube da Luta”, ou mesmo Jack Skellington, da animação produzida por Tim Burton, “O Estranho Mundo de Jack”. O que chamou a atenção deste cosplayer é que ele andava em pernas de pau para ficar ainda mais fiel ao figurino. Quem curte quadrinhos pôde falar com vários artistas consagrados na Artist Alley, onde era possível conseguir um autógrafo ou desenho exclusivo (claro que a um preço ligeiramente salgado). O público também pôde tirar fotos de verdadeiros ícones da infância, como o Batmóvel da série do Batman, estrelada por Adam West, ou a Máquina Mistério, do desenho animado “Scooby Doo”. Para os fãs de jogos, houve diversas competições de games para computador.

Quem quis comer na CCXP precisou ter muita paciência para encarar filas. (Foto: Célio Silva)
Quem precisou comer na CCXP teve que ter muita paciência para encarar filas. (Foto: Célio Silva)

Mas nem mesmo super poderes foram capazes de acabar com o principal problema da CCXP no sábado: As filas. Se o visitante precisava usar o bebedouro, tinha fila. Se queria comer alguma coisa na Praça da Alimentação (decorada com imagens de “Jurassic World”, o quarto capítulo da franquia iniciada por “Parque dos Dinossauros”), era preciso ter muita paciência porque todos os estabelecimentos também tinham filas gigantescas. Comprar algo em alguns dos stands de quadrinhos ou colecionáveis padeciam do mesmo mal. Tentar ver um dos painéis no principal auditório do São Paulo Expo também foi complicado porque o local não conseguiu comportar todos que estavam interessados. Resultado: Mais filas do lado de fora. Quem realmente foi persistente (e paciente) é que conseguiu entrar. Nem sempre no que realmente gostaria de assistir. Mas o pessoal ainda assim conseguiu se divertir.

Estátua do Homem de Ferro no stand da Marvel para "Vingadores: Era de Ultron". (Foto: Célio Silva)
Estátua do Homem de Ferro no stand da Marvel para “Vingadores: Era de Ultron”. (Foto: Célio Silva)

Os painéis mais populares do sábado foram os de “Vingadores: Era de Ultron” e o do novo “Star Wars: O Despertar da Força”. No primeiro, os fãs foram à loucura com a exibição de um trailer que une as fases 1 e 2 da Marvel no cinema, além de uma saudação de Joss Whedon (diretor dos dois filmes da equipe de heróis) e o trailer de “Era de Ultron” estendido e também em 4K. No final, houve uma comoção geral ao ser mostrado teaser inédito de “Avengers: Infinity War”, a terceira aventura que terá Thanos (Josh Brolin) como o principal vilão. No segundo, os apresentadores dos sites Omelete e Jovem Nerd foram ao palco para apresentar o trailer do novo filme de JJ Abrams em 4K (que foi repetido diversas vezes, sempre ovacionado pelo público presente). Depois, eles discutiram sobre as possíveis novidades que o Episódio VII pode trazer em 2015 para os fãs da saga criada por George Lucas e até especularam de fazer uma pré-estreia na próxima CCXP.

Stand da Warner para o filme "O Hobbit: A  Batalha dos Cinco Exércitos". (Foto: Célio Silva)
Stand da Warner para o filme “O Hobbit: A
Batalha dos Cinco Exércitos”. (Foto: Célio Silva)

No último dia do evento, aconteceu a pré-estreia de “O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos”, que contou com a presença de Richard Armitage, que interpretou o anão Thorin. Após a exibição do filme, houve o painel da Warner Bros, que apresentou os trailers de seus próximos lançamentos. Enquanto “Sniper Americano” (de Clint Eastwood, estrelado por Bradley Cooper), “O Destino de Júpiter” (dos irmãos Wachowski, com Mila Kunis e Channing Tatum) e “Pan” (de Joe Wright, com Hugh Jackman como o pirata Barba Negra) foram bem recebidos pelo público, “Golpe Duplo” (com Will Smith, Margot Robbie e Rodrigo Santoro) e “No Coração do Mar (de Ron Howard, com Chris Hemsworth) receberam aplausos pouco entusiasmados. Muitos esperavam que fosse mostrado algum material de “Batman v Superman: Dawn of Justice”, o que não acabou acontecendo. Em seu lugar, a Warner trouxe um trailer e uma sequência de cinco minutos de “Mad Max: Estrada da Fúria”, dirigido pelo mesmo George Miller dos filmes anteriores, mas com Tom Hardy no lugar de Mel Gibson. No elenco, o principal papel feminino ficou com Charlize Theron. Foi exibida uma cena de perseguição de carros alucinante no meio de uma tempestade de areia, que deixou muita gente satisfeita. Mesmo assim, foi pouco para tanta expectativa.

Jason Momoa quebrou o protocolo e foi respondeu a perguntas dos fãs fora do palco. (Foto: Célio Silva)
Jason Momoa quebrou o protocolo e foi respondeu a perguntas dos fãs fora do palco. (Foto: Célio Silva)

Após o painel da Warner, aconteceu uma entrevista com o ator Jason Momoa, que entrou no palco falando em Dothraki (idioma criado para a série “Game of Thrones”) e conquistou a plateia de imediato. Ele confessou que, para conquistar o papel de Khal Drogo, teve que fazer uma dança mauí (ele é havaiano) durante o teste. Questionado sobre quem ele gostaria que conquistasse o Trono de Ferro no fim da série ele foi enfático: “Daenerys!”, sua esposa interpretada por Emilia Clarke. O ator também afirmou que fazer as cenas de sexo com Emilia foram difíceis porque ela tinha que chorar e ele não gosta disso. Momoa também falou sobre sua participação nas séries “Baywatch” e “Stargate Atlantis”, quando começou a ir a convenções. Mas as principais perguntas foram sobre o personagem que pode torná-lo um grande astro internacional: O ator foi contratado para interpretar o herói Aquaman em “Batman v Superman: Dawn of Justice”. Momoa confessou que foi contratado para fazer quatro filmes e que um deles deve ser só sobre o rei dos mares. Mas não deu maiores detalhes e não disse nem se já gravou suas cenas. “Não posso falar sobre o Aquaman para não estragar a surpresa. Mas ele vai ficar o personagem mais f*da do universo!”, disse Momoa, que disse preferir que Zack Snyder assuma a direção de seu filme solo. Mas não sabe se isso vai acontecer.

Simpático, Momoa surpreendeu a todos ao descer do palco na hora das perguntas do público e foi em direção aos fãs. Todos começaram a gritar e tirar fotos em seus celulares, dando muito trabalho aos seguranças. Ele respondeu a mais perguntas, aceitou ser abraçado por uma menina e disse estar disposto a perder peso para um papel, embora prefira engordar. O ator também afirmou que espera fazer uma conscientização das pessoas sobre a vida marinha com o seu Aquaman. Questionado se poderia voltar a aparecer em “Game of Thrones”, Momoa apenas disse: “Fiquem ligados”. No final, ele disse que espera voltar mais vezes ao Brasil e foi aplaudido de pé.

A Comic Con Experience foi um grande sucesso e volta em 2015. (Foto: Célio Silva)
A Comic Con Experience foi um grande sucesso e volta em 2015. (Foto: Célio Silva)

A Comic Con Experience terminou com uma palestra que contou com os atores Brad Dourif, Fiona Dourif, Rebecca Mader e o especialista em cinema Joe Maddalena. Eles falaram sobre filmes de Terror e relembraram histórias de bastidores da série “Brinquedo Assassino” e outras produções. Depois, teve o “C3PO – Campeonato de Cosplay”, que divertiu o público presente. Agora, é esperar até 2015!

Deixe uma resposta

Publicado por Célio Silva

Célio Silva

Sou um cara que, desde que viu Flash Gordon na telona, com 7 anos de idade, sempre foi apaixonado por cinema. Também curto muito TV, música e livros. Mas é na sétima arte que sinto o maior prazer.

Uma trama para conectar pessoas

Clássicos Cinemark: O Poderoso Chefão (1972)