Pokémon, no ar por mais de 10 anos

pokemon_serie

Anime não é minha praia e todos sabem disso, e sem mencionar que muitos acharão estranho eu postar um artigo falando de Pokémon, afinal o desenho não é para criancinhas?… Será mesmo?

ash3Meu contato com Pokémon começou entre 1998 e 1999, eu nos meus já saudosos 14 anos de idade fiquei fascinado com o jogo que um colega de classe havia levado para escola no seu Game Boy “tijolão”, o jogo era o clássico Pokémon Blue, na capa estava o imponente Blastoise e rapidamente fiquei viciado.

Logo em seguida descobri que esse mesmo amigo havia comprado o jogo por causa do desenho que acabara de estrear no Cartoon Network e estava para estrear na Record no programa da Eliana.

Quando o desenho chegou à TV aberta, foi um sucesso estrondoso, revistas, adesivos, álbuns, camisetas, cards, bonecos, tudo tinha a cara de um Pikachu ou de um Jigglypuff era vendido, e por causa de Pokémon tivemos outros querendo um lugar ao sol com o sucesso de Ash e cia, como Digimon, Monster Rancher e Yu-Gi-Oh!.

sinnoh_badgesPara os alienados que não vivem no planeta Terra, Pokémon é um desenho produzido pela Shogakukan Productions, com o nome Pokémon – abreviatura de Pocket Monsters (Monstros de Bolso) – é um anime que narra as aventuras de Ash Ketchum, um garoto de 10 anos que sonha em ser o maior Mestre Pokémon de todo o mundo, em sua jornada à procura de Pokémons e insígnias. A história é a seguinte:

dawnNesse mundo habitado por estranhas criaturas chamadas de Pocket Monsters, ou simplesmente Pokémon, toda criança que completar 10 anos de idade, pode se tornar um Treinador de Pokémons e sair à procura desses bichinhos, capturando-os, treinando-os e fazendo-os lutar para ganhar experiência.

wailmerpailO objetivo de um treinador Pokémon é lutar contra todos os Líderes de Ginásio da sua região. Ao vencer cada líder, você ganha uma insígnia (espécie de medalha que simboliza sua vitória sobre um líder de ginásio). Coletando as 8 insígnias, você pode entrar para a Liga Pokémon (torneio que reúne os melhores treinadores Pokémons do mundo).

Além da classe treinador, existem várias outras classes abordadas no universo Pokémon, sendo as principais: Criador (Brock deseja ser o melhor criador do mundo), Ranger (como as personagens Solana e Jackson) e Coordenador (como as personagens May, Drew, Dawn e Zoey).

denjiToda essa história gira em torno do garoto Ash, que sonha ser o maior mestre Pokémon de todos os tempos. Para isso, ele vai viajar por diversas regiões atrás de novos oponentes, novos desafios e novos Pokémons. Ash não está sozinho e durante sua jornada contará com a ajuda de seus companheiros de viagem para superar seus rivais e fazer a Equipe Rocket decolar várias vezes.

Atualmente com mais de 500 episódios distribuídos em seis sagas e em mais de 10 temporadas, o anime Pokémon segue sobrevivendo no Brasil a quase dez anos.

poster_anime

Particularmente acho os jogos para Nintendo de Pokémon ótimos, sempre fui adepto de jogos portáteis e a cada edição que sai os jogos ficam melhores, apesar de muitos bichinhos terem características fofinhas e alguns até muito gays, há outros que são com aparências agressivas. A idéia e agradar a gregos e troianos e isso o desenho soube fazer com maestria, não tem um ser humano que não se simpatize com pelo menos um dos já quase 500 monstros de bolso.

carvalhoE ainda há o fato de que o desenho passa algo bacana para as crianças, como temas básicos sobre companheirismo, amizade, amor aos animais, responsabilidade e isso é muito raro hoje em dia no meio de tantos Power Rangers Força Animal Ninja do Trovão Cósmico no Espaço da Galáxia Perdida enlatados da vida.

Confesso que já joguei todos os jogos que foram lançados, tenho minhas cartas guardadas para a posteridade e quando me sobra tempo volta a ser criança com meus afilhados e me vejo brincando com eles de Pokémon, lembrando do quanto era divertido deixar a imaginação levar você a outros universos.

Vocês podem achar o artigo um pouco heterodoxo demais para o padrão do site, mas o anime tem o seu lugar garantido na lista de grandes desenhos japoneses que passaram no Brasil, se na minha infância eu tive Seiya e Yusuke (protagonistas de Cavaleiros do Zodíaco e Yu Yu Hakushô, respectivamente). meus afilhados tem Ash Ketchum e Naruto Uzumaki como seus heróis japoneses preferidos.

fl_misty fl_brock sabrina

equipe_rocket

Sem esquecer do vilões mais engraçados que já vi, a Equipe Rocket rouba a cena com suas entradas coreografas e seu discurso que ficou na minha memória durante anos! Quem não se lembra dos disfarces mais idiotas, os planos mais mirabolantes e as armadilhas mais inusitadas de Jesse, James e Meowth?

pikachuMuitos especulam sobre o término da série, mas ainda não foi dessa vez que Pikachu pendurou as chuteiras e talvez ele não nem tão cedo.

“Pikachu! Choque do Trovão!”

“Pikkkaaaachuuuuuuuuuuuuu!!!!!”

“Equeipe Rocket decolando de novooooooooooooo!!!!!!!!!!!!”

Total
0
Links
Comentários 18
  1. Aeh Vitor! Muito legal esse artigo, concordo com gênero e número. Adoro Pokemon (saudosismo de infância) e sinceramente só não jogo os novos jogos porque teria que comprar um DS SÓ para isso (ok, ele deixaria de ser só para isso, mas já gasto tempo demais jogando meu videogame não-portátil).

    Pena é que, tendo me acostumado com os 151 acho meio chato essa coisa de 500, agora nem adianta fazer álbum e tentar decorar todos (o que acaba vindo com o tempo).. São tipos demais, alguns muito nada a ver com nada..

    Enfim, fiquei muito feliz com o artigo =D

  2. Do anime eu desiste faz um tempo, sempre termina com “Pikachu choque do trovão”. Agora os jogos, nossa, os jogos são muito bons. Lembro da epoca q comecei com o Blue e passei pro Yellow, e depois quando chegou o Diamond, demais demais. Tive q parar com a chegada do DS, mas ainda considero uma boa franquia de jogos. Sempre q alguem vem falar q Pokemon eh uma merda e eh isso ou aquilo, eu digo “bom o anime vc pode ate achar, mas vc jah jogou algum game dele?”. “Gastlllllyyyyy”

  3. olha o gatão acesus

    fl brock 117×229 Pokémon, no ar por mais de 10 anos sabrina 129×229 Pokémon, no ar por mais de 10 anos

    equipe rocket Pokémon, no ar por mais de 10 anos

    Sem esquecer do vilões mais engraçados que já vi, a Equipe Rocket rouba a cena com suas entradas coreografas e seu discurso que ficou na minha memória durante anos! Quem não se lembra dos disfarces mais idiotas, os planos mais mirabolantes e as armadilhas mais inusitadas de Jesse, James e Meowth?

    pikachu Pokémon, no ar por mais de 10 anosMuitos especulam sobre o término da série, mas ainda não foi dessa vez que Pikachu pendurou as chuteiras e talvez ele não nem tão cedo.

    “Pikachu! Choque do Trovão!”

    “Pikkkaaaachuuuuuuuuuuuuu!!!!!”

    “Equeipe Rocket decolando de novooooooooooooo!!!!!!!!!!!!”

  4. o anime conta de tudo q se passa mas tem algumas perguntas sem resposta:como

    E ash consiguira ser um mestre pokemon
    Down e may consiguira ser uma top cordenadora
    E misty sera uma treinadora de pokemons tipo aquatico
    E brock consiguira ser o maior criador do mundo
    E verdade q harley e james saos gays
    E monferno de ash consiguira evolui para um infernape

  5. Não gostei do que ele disse. disse que os maiores animes passados pelo Brasil Foram:
    Cavaleiros do zodiaco
    pokemon
    naruto
    Yu yu

    Mas caramba vc não esta esquecendo de nada
    E o anime mais famoso do mundo( que ja foi confirmado)

    …..Dragon ball Z. como foi esquecer.

    1. Leonardo, acho que vc não soube interpretar o texto, eu disse que Pokémon já conseguiu seu status de grande desenho japonês no Brasil, mas que na MINHA infância eu tinha Cavaleiros do Zodíaco e Yu Yu Hakushô como grandes animes e que meus afilhados hoje em dia tem Pokémon e Naruto, não mencionei Dragon Ball Z pois eles não acompanharam a série e eu quando a acompanhei já estava adulto.

  6. eu acho que vc esta muito errado sobre pokemon e se vc e ou era um pokemanioco o poblema e seu.tenha mais respeito e cuida da sua vida otario.e eu concordo com o leonardo,esses são os melhores desenhos que ja criarão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Action Comics #1 é vendida por U$317,2 mil!

Action Comics #1 é vendida por U$317,2 mil!

Como já anunciamos, a revista Action Comics #1 estava avaliada para lance

Prox
Crônicas Saxônicas: O Último Reino

Crônicas Saxônicas: O Último Reino

Este é o primeiro livro das Crônicas Saxônicas, uma série do brilhante escritor

Sugestões para você: