Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

Ator de "Tim Maia" diz que cantor virou o seu herói

Nesta terça-feira (28), os atores Cauã Reymond, Babu Santana e Robson Nunes conversaram com jornalistas num hotel em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, sobre o filme “Tim Maia”, que conta de forma romanceada a vida de um dos cantores mais populares (e polêmicos) da Música Brasileira, desde o início da carreira até o seu triste fim, em 1998.
Robson Nunes, Cauã Reymond e Babu Santana conversam sobre "Tim Maia" com a imprensa. (Foto: Célio Silva) Bem humorados, Babu e Robson, que vivem o protagonista em duas fases de sua vida, contaram que tiveram a preocupação de manter a unidade em suas atuações. Eles realizaram alguns exercícios durante um mês, junto com a preparadora de elenco, não só para compor o personagem, mas também captar a sua essência, e a música de Tim foi importante para encontrá-la. Babu confessou que, embora não precisasse, engordou para fazer as cenas em que o cantor estava com mais peso, mas não revelou se chegou a usar enchimento para parecer ainda mais gordo. Já Robson brincou, dizendo que estava usando o enchimento até agora. Ele contou que o melhor da pesquisa foi conhecer o “lado B” do artista e que passou a ouvir o seu trabalho de forma diferenciada após as filmagens. O ator, que já tinha interpretado o cantor no programa “Por Toda Minha Vida”, da TV Globo, disse que teve um maior aprofundamento para fazer o filme e que teve que fazer um teste em São Paulo, antes de ganhar o papel. Babu, que já tinha trabalho com Robson em “Família Vende Tudo”, chegou a ver Tim Maia pessoalmente no Morro do Vidigal (onde ele mora) e ir a shows dele, também disse que, após ter um contato mais aprofundado com a sua discografia, deixou de ser um admirador para se tornar um fã incondicional: “Tim Maia virou herói”, disse o ator.
Cauã Reymond vive Fábio, amigo do protagonista e narrador de "Tim Maia" (Foto: Célio Silva) Cauã Reymond, que interpreta Fábio, um amigo de Tim Maia que serve também como narrador do filme, disse que, assim como Babu e Robson, conhecia pouco sobre o cantor. Mas depois que leu o livro “Vale Tudo”, escrito por Nelson Motta e que inspirou o roteiro do filme, ele decidiu participar do projeto não só como ator, mas também como produtor associado. Ele contou que o filho de Tim, Carmelo, também ajudou com a produção e que não teve maiores problemas com a sua família. Ele revelou que seu personagem, na verdade, foi uma combinação de várias pessoas que conviveram com o “Síndico”. Cauã também destacou a amizade entre Babu e Robson para construir o personagem e que não houve desavenças entre os dois.
Babu Santana vive o Síndico em pessoa em "Tim Maia" (Foto: Célio Silva) Babu Santana disse que cantar no timbre de Tim Maia em alguns momentos do filme foi um desafio, embora já tivesse experiência vocal por causa de peças do grupo “Nós do Morro”, que ele participou. Mas graças ao preparador vocal Pedro Lima, ele conseguiu obter um bom resultado, que até agradou o pai dele, fã do cantor. “Foi a primeira vez que o meu pai ficou feliz com o fato de eu ter me tornado um ator”, brincou Babu. Para ele, essa experiência pode ter sido o grande legado para a sua vida, já que agora se sente mais à vontade para cantar como ele mesmo e acha que sua performance não fez o Tim se revirar no túmulo. Questionados se tiveram que tocar algum instrumento musical, Babu confessou só saber um pouco de percussão, que aprendeu para o novo filme de Marcos Jorge (de “Estômago”). Já Robson fez aula de violão e tentou tocar bateria, mas ficou angustiado por não conseguir um bom resultado. Porém, com os ensaios, a situação ficou melhor.
Robson Nunes interpreta Tim Maia na juventude (Foto: Célio Silva) Os atores disseram que gravaram as cenas em que Tim vai para os Estados Unidos em apenas uma semana, com a equipe reduzida. Robson Nunes, que nunca tinha ido a Nova York, afirmou que, ao ver o trabalho dos americanos que trabalharam no filme, viu que os brasileiros não ficaram nada a dever. Ele, por ser paulista, teve que treinar o sotaque para “cariocar” e testava com taxistas para ver se seu esforço deu certo. Babu Santana elogiou a equipe de maquiagem que ajudou a compor o visual de seu personagem e afirmou que nunca tinha notado sua semelhança física com Tim Maia. Mas que, quando foi aprovado para o papel, ele viu a capa de um disco do cantor e ficou impressionado com a similaridade. Durante as filmagens, já caracterizado, o ator percebeu que o neto dele olhava para ele como se achasse que ele era o verdadeiro Tim. Quanto à maneira que Roberto Carlos (interpretado por George Sauma) é retratado na produção, Cauã Reymond disse que ela foi aprovada até juridicamente e que não teve maiores problemas com o Rei.
Babu Santana elogiou bastante o trabalho de maquiagem de "Tim Maia" (Foto: Célio Silva) Ao fim da entrevista, Babu Santana (que confessou estar em negociações para viver outro personagem real, o boxeador Maguila) destacou que Tim Maia teve o estigma de polêmico por ser famoso e acha que Tim Maia estava muito à frente de seu tempo e que não era uma pessoa totalmente maluca, já que as pessoas não sabem o que ele realmente enfrentou para conseguir o sucesso, sendo um homem pobre e negro. “É como dizem: Falar de mim é fácil. Difícil é ser eu!”, disse o ator. Para Robson Nunes, Tim teve liberdade de fazer o que queria, mas que o principal problema foi a sua falta de medida, que acabou prejudicando o artista.
Para o Ambrosia, Robson Nunes gravou uma mensagem para os leitores do site. Confira:

“Tim Maia” estreia em 500 salas no Brasil no dia 30 de outubro.

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

Batman deverá ter dois trajes e dois batmóveis em confronto com Superman nos cinemas

Próxima publicação

Superman Lives: O "cult" que nunca saiu do papel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir

Azul como a cor da vergonha

A internet voltou da hora do almoço do dia 25 de fevereiro de 2014 fervilhando com a informação, emitida pela…