“Cães Selvagens” (Dog Eat Dog, EUA/2016) poderia passar despercebido como apenas mais um filme sobre o submundo do crime se não fosse pelo pedigree. Esse é o mais recente filme de Paul Schrader, um dos principais egressos da escola de cineastas malditos à qual pertencem Michael Cimino, Abel Ferrara e William Friedkin.

Na trama, três ex-detentos têm a tarefa de readaptar-se à vida civil. E eles o fazem à sua maneira. Troy (Nicolas Cage), é o cérebro. Procura uma vida limpa e sem complicações, mas não consegue se manter alheio ao seu ódio pelo sistema. Diesel (Christopher Mathew Cook) está na folha de pagamento da multidão e seu interesse pelo prosaico está diminuindo. Mad Dog (Willem Dafoe) é possuído por demônios internos, que o levam a situações extremas. Eles aceitam então uma missão para executar um crime perfeito que pode resolver de uma vez por todas suas vidas.

O filme decepciona não só por falhar como thriller, trazendo uma trama genérica e histriônica que termina sem explicitar um propósito. A frustração fica ao ver um cineasta que já nos brindou com “A Marca da Pantera”, “Mishima” e “Gigolô Americano”. Isso sem contar com os roteiros impecáveis de “Operação Yakuza”, “Taxi Driver” e “Touro Indomável”.

Aqui, vemos Schrader (que também integra o elenco) acuado e perdido em um roteiro carente de estofo, assinado por Matthew Wilder, baseado no livro de Edward Bunker. Tamanha imprecisão prejudicou até a direção de atores. É perceptível o tom equivocado das atuações em diversos momentos. Restou-lhe recorrer a soluções estéticas para dar alguma personalidade ao filme, mas até nisso o longa deixa a desejar.

Por fim, o que temos em “Cães Selvagens” é um cineasta brilhante, que já vinha claudicando em trabalhos recentes (O lamentável “Vale do Pecado” é um exemplo), absorto em um espetáculo enfadonho e inconsistente. Seu próximo filme já se encontra em pós-produção e terá roteiro escrito por ele mesmo, a exemplo de seus melhores trabalhos. Por isso, apesar dos deslizes cometidos recentemente, ainda é cedo para decretar o fim da carreira de Schrader.

Filme: “Cães Selvagens” (Dog Eat Dog)
Direção: Paul Schrader
Elenco: Nicolas Cage, Willem Dafoe, Christopher Matthew Cook, Paul Schrader, Louisa Krause
Gênero: Suspense/Drama
País: EUA
Ano de produção: 2016
Distribuidora: Imagem Filmes
Duração: 1h 33min
Classificação: 16 anos