Sinopse

Um vigia noturno passa seu tempo no ginásio jogando basquete. Ele já se tornou um expert. Ele mostra suas habilidades ao faxineiro que, como ele, está lá todas as noites.

O que temos a dizer

Estou sempre  à favor dos curta-metragens bem produzidos a partir de idéias simples, que não se preocupam demais com o estilo ou em revirar a cabeça do público com camadas de idéias – geralmente mal construídas e executadas. Por isso que de vez em quando, aparecem aqui na coluna algumas pequenas obras como esse 3×3, uma produção portuguesa do diretor Nuno Rocha.

Uma uma daquelas historietas que qualquer um compreende e se identifica. O vigia deixa logo claro o seu desprezo pelo faxineiro, mostrando sua superioridade física e esportiva, algo que deve se repetir diariamente. O faxineiro, um péssimo jogador de basquete, tenta reverter essa situação à seu modo, usando a cabeça.

Reconheço que, em momentos, parece um comercial de televisão extendido, não se tratando de um filme que faça qualquer pessoa refletir, inclusive pela inexistência de diálogos e da presença e do visual hilário do faxineiro (João Marçal), uma distração. Mas se mais curtas tivessem um pouco dessa alma, eu estaria bem feliz.

[xrr rating=3/5]

Título: 3×3

Duração: 05:50m
Realizador: Nuno Rocha
Produtora: Filmes da Mente
Ano: 2009