Para além de venerações ou controvérsias, Jean-Luc Godard sempre foi um personagem de si mesmo. E claro que uma cinebiografia dele para dar certo, teria que levar isso em conta. O Formidável levou, e é um barato. Novo filme do diretor francês Michel Hazanavicius (do superestimado O Artista), o longa parte do ponto de vista da então jovem atriz Anne Wiazemsky (interpretada com beleza e graça por Stacy Martin), atriz que protagonizou um de seus filmes que mais dividiram opiniões (de público e crítica), A Chinesa, e que porventura, também se casou com o diretor.

Tanto a biografia tanto o recorte partindo do lançamento especificamente desse A Chinesa são de extrema importante para a investigação da persona do cineasta. Se o mundo já o reverenciava como autor de imagens e provocador de discursos, o cotidiano com a esposa, o expunha a suas fragilidades infantis e surpreendente passionalidade. Até um conflito por suas premissas políticos sociais frente a sua condição burguesa revela muito de sua inadequação social e pessoal. Louis Garrel, com uma careca bem característica, capta a essência arquetípica de Godard numa composição deliciosa de acompanhar.

Já Hazanavicius deixa de lado todo o classicismo de seu filme oscarizado e procura fazer um longa consonante com o que representa o estado de espírito do cineasta. Há sempre uma brincadeira com a linguagem – que remete diretamente a clássicos do biografado, e essa sagacidade de demarcar sua identidade estética torna o resultado mais coeso, delimitando a opção do diretor por uma abordagem mais cômica e iconoclasta.

O Formidável é um ponto de vista íntimo (afinal, Wiazemsky foi casada por 12 anos com Godard) de um personagem da vida real. Se o próprio Godard faz de si esse personagem tão caricato, não há porque o cinema não o vê-lo e reforça-lo assim.

Filme: O Formidável
Direção: Michel Hazanavicius
Elenco: Louis Garrel, Stacy Martin, Bérénice Bejo
Gênero: Biografia, Comédia
País: França
Ano de produção: 2017
Distribuidora: Imovision
Duração: 1h 47min
Classificação: 12 anos