Fica muito claro que se Jumanji: Bem-Vindo à Selva fosse descolado do original de 1995, com certeza seria um filme melhor. Dito isso, a responsabilidade de ser um reboot pesa sobre seu resultado. E é esse o seu grande problema. O estopim da história é o mesmo, só que em vez de um intrigante jogo de tabuleiro, agora o jogo emerge de um vídeo game (o que também é uma boa ideia, mas sem o clima misterioso conseguido pelo tabuleiro sonoro).

Na linha “high school” a la Clube do Cinco, quatro jovens, por motivos distintos, são colocados numa espécie de detenção na escola. Lá, eles encontram um vídeo game antigo e resolvem jogar, escolhendo cada um seu avatar favorito. O jogo se revela um portal para onde são tragados. Lá, assumem as faces dos personagens escolhidos. E passam por uma série de aventuras para voltar às suas vidas normais.

O filme tem uma grande sacada que é essa transmutação de personagens. Por isso o elenco formado por Jack Black, Dwayne The Rock Johnson, Karen Gillian e Kevin Hart se justificam hilariamente na história. Para se ter uma ideia, Jack é o avatar da loirinha petulante mais popular da escola, e isso rende as melhores piadas do filme, assim como a adequação do grandão The Rock, aos maneirismos do personagem de Alex Wolff (mesmo estando quase todas nos trailers apresentados).

O longa original, estrelado por um onipresente (na época) Robin Williams, conseguia equilibrar uma junção de gêneros – aventura, romance, suspense – de uma maneira tão eficiente, que o filme marcou uma geração. Era um filme para juventude, mas feito de maneira séria. O atual é tão adolescente quanto o público que quer alcançar. Nesse sentido o filme acaba diminuindo seu potencial.

Obviamente que ele diverte, mas quase que apenas na variação de uma piada só (os avatares transformados). A direção de Jake Kasdan (filho do roteirista de “O Império Contra-Ataca”, Lawrence Kasdan) é protocolar, mas não atrapalha. Assim como o próprio filme, que diverte, mas não vai, nem de longe, marcar uma geração. Mesmo trocando tabuleiros por vídeos games…

Filme: Jumanji: Bem-Vindo à Selva (Jumanji: Welcome to the Jungle)
Direção: Jake Kasdan
Elenco: Dwayne Johnson, Jack Black, Karen Gillian 
Gênero: Aventura, Comédia
País: EUA
Ano de produção: 2017
Distribuidora: Sony Pictures
Duração: 1h 59 min
Classificação: 12 anos