"Na Vertical" apresenta uma insólita jornada do herói – Ambrosia

“Na Vertical” apresenta uma insólita jornada do herói

Recém exibido no Festival Varilux de Cinema Francês, “Na Vertical” (Rester Vertical, França/2016) chega nesse final de semana ao circuito nacional. Ou parte dele, já que filmes franceses não costumam ocupar uma fatia muito significativa das salas de exibição por aqui.

Na trama, Léo (Damien Bonnard) vaga sem rumo pelo interior da França. Um dia, encontra a filha de um pastor de ovelhas, Marie (India Hair), que deseja uma dia deixar a fazenda do pai. Surge m interesse entre os dois e tudo parece correr bem até a chegada de um bebê. Por mais que esteja sempre com ela, de tempos em tempos Léo realiza misteriosas viagens, dedicadas a escrever um roteiro e também a rondar um jovem que mora por perto, no qual vislumbra um potencia artístico.

Após a separação de Marie, Léo se vê então enredado em um série de acontecimentos incomuns.

“Na Vertical” não é para todos os gostos. O filme traz fortes cenas de sexo, com direito a closes genitais, há uma cena de um parto real (também em close), sem falar no fato de ser composto por personagens completamente disfuncionais. A intenção do diretor Alain Guiraudie, em seu quinto longa metragem, é percorrer uma viagem existencial apoiando-se na potência bestial contida no âmago do ser humano.

No decorrer da história, a narrativa vai ganhando contornos de fábula surreal, mais ou menos como em “O Fim”, de Guillaume Nicloux com Gérard Depardieu. Uma espécie de jornada do herói para lá de inusitada. E, como em toda jornada, os coadjuvantes são peças basilares para o funcionamento da trama. Aqui as figuras do pai de Marie e, sobretudo, do senil Marcel são pitorescas. O primeiro desenvolve uma estranha relação com o “genro” e o último tem apreço por ouvir rock progressivo a todo volume.

"Na Vertical" apresenta uma insólita jornada do herói – Ambrosia

Guiraudie (que também assina o roteiro) mantém em “Na Vertical” mesmo exercício de cinematografia colérica visto em  “Um Estranho no Lago”. Já suposto script que o protagonista afirma, a princípio, estar desenvolvendo, é a tela em branco na qual vai desenhando sua insólita trajetória.

Filme: “Na Vertical” (Rester Vertical)
Direção: Alain Guiraudie
Elenco: Damien Bonnard, India Hair, Christien Bouillette
Gênero: Drama
País: França
Ano de produção: 2016
Distribuidora: Zeta Filmes
Duração: 1h 38min
Classificação: 18 anos

Total
0
Links
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
“Blade Runner 2049” ganha video de bastidores

“Blade Runner 2049” ganha video de bastidores

A Warner Bros divulgou um featurette de “Blade Runner 2049”

Prox
Ron Howard é confirmado como o novo diretor do spin off de Han Solo

Ron Howard é confirmado como o novo diretor do spin off de Han Solo

As apostas se confirmaram

Sugestões para você: