“O Estrangeiro” (“The Foreigner”, 2017), produção que reúne inusitadamente os astros Jackie Chan e Pierce Brosnan, parece dois filmes em um. E isso não é um problema. Basicamente temos uma trama que envolve um atentado do IRA depois de 19 anos de paz, na qual Liam Hennessy (Brosnan) é o vice-primeiro-ministro da Irlanda do Norte e tenta investigar os responsáveis pela detonação da bomba. O fato desencadeia uma grande história de thriller político, cheia de reviravoltas.

Em meio a isso, Quan (Chan) é um ex-militar que tem a filha morta durante o atentado. Após ser ignorado por políticos, ele tenta descobrir os nomes dos terroristas para poder, ele mesmo, buscar sua vingança. Aliás, a obsessão do personagem por apenas querer saber os nomes lembra o filme “O Troco”, com Mel Gibson, que queria “apenas” os seus 70 mil dólares de um roubo.

Fica a impressão de que esse personagem chinês foi enxertado na trama, que poderia ser apenas sobre o atentado do IRA. Mas quando se mesclam os dois núcleos, é tudo tão bem encaixado, tão bem construído que o filme cresce como expectativa e diversão.

O que pode decepcionar os fãs dos atores, é a não existência de uma luta entre os dois, apenas algumas cenas em que protagonizam juntos. As lutas de Jackie Chan são poucas no longa, o que é justificado devido à idade avançada do ator (hoje com 63 anos), que dificilmente dispensa dublês. Porém quando nos são apresentados as cenas, realmente não deixam a desejar, com boas coreografias e percebemos que é o próprio lutando por quase o tempo todo.

A atuação de Brosnan chama muito a atenção pelo fato de ele estar usando seu sotaque natural irlandês, e não emulando o acento inglês como nos acostumamos a vê-lo. Sua entrega em tela tem a mesma energia de qualquer dos seus papéis, como o agente 007.

Filme: O Estrangeiro (The Foreigner)
Direção: Martin Campbell
Elenco: Jackie Chan, Pierce Brosnan, Charlie Murphy
Gênero: Ação, Suspense
País: China, Reino Unido
Ano de produção: 2017
Distribuidora: Diamond Films
Duração: 1h 54 min
Classificação: 14 anos