Romances que se iniciam por um contato virtual continuam dando pano para a manga no cinema. Mesmo que hoje não seja mais novidade como era na época de “Mensagem Para Você”. Se bem que para Pierre (Pierre Richard) ainda é. Na verdade, é ficção científica. Na comédia francesa “Um Perfil Para Dois”, o nosso herói supracitado é um viúvo idoso que vive recluso em seu apartamento desde que a esposa faleceu. Quando resolve tomar aulas de informática com Alex (Yaniss Lespert) descobre os sites de namoro. Daí, cria um perfil falso e encontra a bela Flora (Fanny Valette), que se mostra interessada. No entanto, é com uma foto de Alex que ele monta seu perfil. Daí, ele vai convencer o rapaz a se passar por ele, a fim de não perder a paquera de vista.

Essa divertida comédia de erros chega embalada na atual onda de humor francês que vem garantindo uma fatia no circuito exibidor desde o sucesso de Intocáveis. Na verdade os longas guardam algumas semelhanças estruturais. Temos uma amizade improvável ente alguém contratado para dar suporte e acaba abrindo canal para um personagem relutante enxergar a vida com outros olhos. Mas isso não desmerece Un Profil Pour Deux (no original). É uma variação da velha história de “Cyrano de Bergerac”, que funciona muito bem.

O diretor Stèphane Robelin, que também assinou o roteiro, alinhavou habilmente o enredo, apoiando-se em personagens construídos acertadamente. O tema, que gira em torno da paixonite na terceira idade, que é tratado de forma leve, bem humorada, mas sem cair no tom caricatural. Não há aqui julgamentos ou proselitismo. Na direção é perceptível a segurança e uma identidade visual bastante peculiar. O maior trunfo do longa está mesmo em seu protagonista. Pierre Richard defende o personagem de maneira irresistível, que é impossível não torcer por ele. O hesitante Alex de Yaniss Lespert servindo de escada também rende bons momentos.

“Um Perfil Para Dois” pode até ser encarado como mais uma produção da nova safra de comédias francesas. E a intenção de Robelin não vai muito além disso. Mas quem se der a chance de ser conferir, terá uma grata surpresa e dará boas risadas.

Filme: Um Perfil Para Dois
Direção: Stèphane Robelin
Elenco: Pierre Richard, Yaniss Lespert, Fanny Valette
Gênero: Comédia Romântica
País: França
Ano de produção: 2017
Distribuidora: Paris Filmes
Duração: 1h 41min
Classificação: 12 anos