em

HQ Digital: Meanwhile

Meanwhile não é uma HQ online, mas sim impressa.

Meanwhile

Melhor deixar o próprio autor explicar:

Ah! Você não entende inglês? Mas pode observar que se trata de uma história com múltiplas possibilidades, onde o leitor pode interagir optando por caminhos variados por onde a trama segue e chegando a inais diversos. Muito semelhante àqueles livros jogo, onde podiamos escolher o que fazer a todo o momento e com isso eramos levados por caminhos variados na aventura narrada.

Cidadela do Caos
Como este.

A diferença de Meanwhile é que se trata de uma HQ, onde as opções não são apenas números de páginas, mas linhas que o leitor deve seguir, que apontam abas que correspondem às paginas onde a história segue. Isto, no mínimo torna o quebra-cabeça mais difícil de montar.

Mas então, porque falar de uma HQ impressa que segue a idéia de outras publicações impressas, numa coluna sobre HQs digitais?

Pra começar Jason Shiga já possui várias HQs online em seu site, então é uma exelente razão para apresentar seu trabalho.

Existe um grande mérito em publicar uma obra assim no formato impresso. Mas este tipo de narrativa é um estilo que se encaixa perfeitamente ao meio virtual, onde o autor não terá tanto trabalho para encaixar todas as miríades de possibilidades e certamente não precisará abrir concessões em função do formato. Numa HQ digital, cada aba seria um link para outra página.

O meio virtual, daria muito mais liberdade ao autor neste caso. A propósito o próprio Jason já pensa em levá-la para a rede.

Todas as peças do quebra-cabeças.
Todas as peças do quebra-cabeças.

Contudo, o resultado final impresso deve ser gratificante, e a qualidade gráfica me parece muito boa. Será que chega aqui ou teremos de esperar a versão online?

Deixe uma resposta

O quê aconteceu até agora em Gossip Girl

Scorsese, DiCaprio e Sinatra