em ,

“Historinhas” traz atores mirins costurando seis histórias clássicas

O espetáculo infantil Historinhas”, da atriz, escritora e diretora Sura Berditchevsky, traz um elenco simpático formado por 26 crianças e adolescentes, da Cia Sura Berditchevsky de Teatro Infantil no Teatro Vanucci. São apresentadas seis históricas clássicas, costuradas a partir de um passeio de final de semana em que as aventuras serão vividas pelas crianças a partir da imaginação compartilhada.

A delícia da peça são essas crianças e a escolha do repertório de histórias, que traz algumas mais elaboradas, para os mais velhos e os adultos que acompanham as crianças, e algumas mais acessíveis aos menores. Temos, entre outras, A tartaruga e a Lebre, o Pequeno Herói da Holanda, As Estrelas do Céu e Por Favor. Além da atuação do elenco, as projeções dos irmãos Vilarouca compõem o cenário e “interagem”, por assim dizer, em algumas cenas com as crianças.

historinhas_54_foto-guga-melgar

Há algumas joias na montagem do espetáculo, como a narração da história do Pequeno Herói da Holanda, em que o protagonista mirim se imiscui na maneira como a monitora do acampamento irá contar a história. Esse personagem está certíssimo ao tentar retificar algumas palavras escolhidas por ela, já que as crianças podem não entender o seu significado. A forma como essa intervenção e a relação entre narrador e personagem se dá é interessantíssima.

É precisa a direção de Sura, capaz de extrair um timing e uma organização impressionantes, nos quais as crianças, todas, sem exceção, acertam na sincronização do tempo quando precisam interagir com as imagens projetadas. É o caso da menina que, no intuito de alcançar as estrelas, em sua peregrinação onírica incansável, galopa um cavalo projetado na parede. Esse é um pequeno momento fantástico, mas há vários como esse que se replicam no decorrer dos 50 minutas do espetáculo.

A história Por Favor merece um destaque especial, uma vez que essa sincronização é mais do que perfeita, e é surpreendente a forma que a expressão ‘por favor’ toma na projeção que nos é apresentada. Tudo é genial nessa parte do espetáculo e, se eu escrever mais, estrago a surpresa.

historinhas_viagem_foto-guga-melgar

Finalmente, o que dizer da direção musical assinada por Rodrigo Belchior? A trilha sonora traz canções dos Beatles executadas por estudantes de música do projeto Villa Lobinhos, conferindo um dinamismo e embalando o ouvido dos espectadores mais velhos.

O espetáculo, fruto de um workshop de três meses onde Sura ensinou técnicas de atuação e improvisação, teve sua temporada ampliada e segue em cartaz até 18 de dezembro.

 

Ficha Técnica:

 Historinhas

Texto, Adaptação e Direção: Sura Berditchevsky

Elenco: Cia Sura Berditchevsky de Teatro Infantil_Anna Clara Rimes, Barbara Brandão, Christianne Rebello, Emanuelle Pícoli, Gabriel Puga, João Gabriel Bolshaw, João Pedro Chaseliov, Julia Brykman, Julia Sawyer, Lara Knoff, Lucas Francelino, Luisa Sabença, Luiz Galli, Luna Taubman, Maria Eduarda Cozac, Maria Francisca Bolshaw, Maria Nabuco, Marina Louro, Maitê Haical, Mateus Ribeiro, Norah Iglesias, Paloma Far, Pedro Campello, Raphaela Miguel, Rafaela Paredes e Theo Iglesias

Ilustrações e projeções: Renato Vilarouca e Ricardo Vilarouca

Figurinos e adereços: Chris Chevriet, Vera Raiser, Leo Brazas

Supervisão de figurinos e adereços: Pedro Sayad

Direção Musical: Rodrigo Belchior com músicas executadas por jovens estudantes de música do antigo projeto Villa Lobinhos.

Pesquisa: Lucia Cerrone

Iluminação: Sura Berditchevsky e Rebeca Tolmasquim

Fotos de Cena: Guga Melgar (com ilustrações de Renato e Ricardo Vilarouca)

Direção de Produção: Sura Berditchevsky Produções Artísticas

Realização: Cia Sura Berditchevsky de Teatro Infantil

Assessoria de Imprensa: Lu Nabuco Assessoria em Comunicação

 

SERVIÇO:

Historinhas

Temporada: 10 de setembro a 18 de dezembro

Horários: Sábados e domingos, às 16h

Local: Teatro Vannucci – Rua Marques de São Vicente, 52, lj 371 – Shopping da Gávea – Tel.: 21 2274-7246

Valor Ingresso: R$60,00 (inteira), R$30,00 (meia-entrada)

Horário da Bilheteria – de 3ª feira a domingo, das 14h às 22h

Capacidade: 425 lugares

Duração: 50 minutos

Classificação: Livre

Gênero: Infantil

 

 

Deixe uma resposta

Publicado por Vivian Pizzinga

Vivian Pizzinga

Vivian é escritora e psicanalista. Lançou dois livros de contos (A primavera entra pelos pés, 2015; Dias roucos e vontades absurdas, 2013), ambos pela Editora Oito e Meio.

“Pequeno Segredo” força a barra para emocionar com melodrama barato

Com status de dinossauro, o Guns N’ Roses promove celebração roqueira no Rio