Entrevista com Marcela Dantés, autora do livro “Sobre pessoas normais”

Nascida em Belo Horizonte, Marcela Dantés é formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, pós-graduada em Processos Criativos em Palavra e Imagem pela PUC Minas e especialista em Escrita Criativa pela PUC RS. Trabalhou como redatora publicitária por muito tempo, até perceber que gosta mais das palavras na literatura. Já alimentou e assassinou alguns blogs e cultiva em segredo uma pasta digital gorda de contos e outros rabiscos. No tempo livre, gerencia um escritório de design, um marido e dois cachorros. Sobre Pessoas Normais é seu primeiro livro, publicado pela Editora Patuá.

Seu livro Sobre pessoas normais trabalha de forma criativa os personagens em ações que fogem da regra-banalidade. Como vc os construiu?

Acho que o nome do livro já dá algumas pistas sobre a construção das minhas personagens. Eu tenho um costume bem antigo de observar as pessoas – me encanto pelas diferentes personalidades, manias, loucuras. Acho que todo mundo tem essa pretensa normalidade, mas no fundo somos todos complexos e um pouco loucos, que é justamente o que nos torna encantadores.

Então tentei trazer um pouco disso para a literatura, construindo personagens que são, ao mesmo tempo, banais e totalmente inesperados, vivendo situações de tensão e conflito, que podem parecer absurdas, mas que, no fundo, não são. Acho que as pessoas são surpreendentes e muito disso tem ver com a história de vida de cada uma, as situações-limite que nos aparecem quando menos esperamos. Olhando bem, é um livro comum sobre pessoas possíveis – e tudo de improvável que isso implica.

Me fale sobre como vc trabalha o subtexto no seu livro? vi várias sombras de ação não preenchida.Isto atrelado à personagens interessantes é um diferencial pra quem lê?. Torna-se mais prazeroso?

Antes de ser uma escritora, sempre fui uma leitora voraz – acho que posso dizer que esse é o único hobby que me acompanha desde menina. E, pra mim, o mais encantador da literatura é justamente o mundo de possibilidades que ela apresenta ao leitor. Acho que uma boa narrativa tem que dar espaço para que cada leitor coloque ali a sua história, sua bagagem, suas interpretações e foi isso que eu tentei construir nesse livro, um contraste entre fatos, interpretações psicológicas das personagens e um espaço em branco, que é um convite para cada leitor.

livro-sobre-pessoas-normais

Total
0
Links
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Metallica divulga making of da gravação da música ‘Hardwired’
Metallica divulga making of da gravação da música 'Hardwired' – Ambrosia

Metallica divulga making of da gravação da música ‘Hardwired’

O Metallica divulgou um vídeo de bastidores da gravação de seu novo single,

Prox
“Noites Sem Fim” traz texto premiado da dramaturga Chloe Moss
"Noites Sem Fim" traz texto premiado da dramaturga Chloe Moss – Ambrosia

“Noites Sem Fim” traz texto premiado da dramaturga Chloe Moss

“Noites Sem Fim”, espetáculo com texto da dramaturga inglesa Chloe

Sugestões para você: