em

Rio de Janeiro, que tal deixar a Virada Cultural para São Paulo?

Apesar de viver no Rio de Janeiro, volto a São Paulo diversas vezes por ano não para lembrar da poluição e da pressa imbatível, mas pela cultura urbana que fica enraizada em quem já esteve na cidade mais do que a passeio.

E de todas atrações e eventos que sampa oferece, atualmente o grande destaque é sem dúvidas a Virada Cultural, que apesar de carregar grandes problemas, está se tornando a grande cereja do bolo da cidade. Nas vinte quatro horas de evento deste ano, mais de quatro milhões de pessoas caminharam em busca das novecentas atrações oficiais do evento. Algo realmente incrível.

Festival do Rio
Festival do Rio

Enquanto isto o Viradão Carioca, edição no Rio de Janeiro que inexplicavelmente dura três dias, conseguiu a façanha de reunir apenas 270 mil pessoas, um público bem menor que qualquer passeata gay de Copacabana, mesmo com alto investimento da prefeitura e apoio da Rede Globo. Uma verdadeira piada sem graça até mesmo para os cariocas, que já possuem outros eventos culturais marcantes durante o ano.

Carnaval de Rua
Carnaval de Rua

Assim vale a pergunta: o Rio de Janeiro precisa mesmo de uma virada cultural? Não seria melhor se a prefeitura e governo estadual investissem e dessem apoio ao Santa Música ou criassem um novo evento de artes envolvendo os diversos museus e centros culturais da cidade? E quanto a música erudita, a dança e o teatro? Vale lembrar que a Prefeitura do Rio de Janeiro acaba de remover o patrocínio a Orquestra Sinfônica Brasileira alegando falta de recursos financeiros.

Festival Literário de Paraty
Festival Literário de Paraty

O Rio já tem o melhor carnaval de rua, o maior festival de cinema da América Latina, o ArtRio vêm crescendo cada vez mais e Paraty recebe anualmente o mundo das letras na FLIP. Não parece existir sentido algum em querer imitar a Virada Cultural de São Paulo, independente de ser uma idealização francesa, afinal, já foi-se o tempo que nos contentávamos em imitar os europeus.

Se a cidade do Rio precisa de mais eventos culturais, aposto que boas ideias por parte dos cariocas não vão faltar.

Deixe uma resposta

Publicado por Salvador Camino

Salvador Camino

em jornada pelas artes

O problema da Virada Cultural de São Paulo é o mesmo que assola o Brasil

Remake de Evil Dead é o verdadeiro terror do cinema atual