Hoje decidi comentar sobre um jogo que não sai da minha cabeça: Street Fighter IV. Esta nova aventura de Ryu, Ken e Chu-Li saiu em fevereiro do ano passado para Arcade, XBox 360, Playstation 3 e PC, que mesmo adotando o estilo clássico dos jogos de luta ainda impressiona pela qualidade da jogabilidade, gráficos e trilha sonora.

Em pleno século XXI, um jogo de Street Fighter, cuja série ficou famosíssima na década de 90, fazer fãs estalarem seus dedos de ansiedade por ele é algo para se impressionar. A Capcom não lançava nada desta linha desde 1999, e como poderiam fazer um jogo que todos os que tem entre 20 e 30 anos conhecem e ainda surpreender?

O resultado foi um jogo com belos gráficos e cenários em 3D, mas mantendo as lutas em 2D para se manter o mais fiel possível ao Street Fighter II. Há algumas novidades no game como o Focus Attack, que permite ao jogador absorver um golpe e devolvê-lo contra o oponente pressionando o botão de soco médio e o de chute simultaneamente. Também há o Ultra Combo que é uma sequência combinada de chutes, socos e alguns movimentos.

Com gráficos em 3D, as animações dos golpes especiais em zoom nos personagens também ganham destaque junto com os cenários das lutas que são bem detalhados. As trilhas sonoras de alguns personagens sofreram um remix, mas continuam legais e empolgantes (basta ver o trailer oficial para saber o que estou falando).

As animações são show de bola, a abertura possui um traço bem diferente com um jogo de sombra que pode estranhar um pouco, mas  não deixa de ser belo. Os prólogos e epílogos, apesar de serem numa versão anime, são curtos demais (o que deixa um gosto de água na boca por uma nova série animada de Stree Fighter).

Mas falando um pouco da história, Street Fighter IV se passa depois de Street Fighter II e antes do III, desta vez, Ryu, Chun-li, Guile e os outros se reencontram mais uma vez para um torneio mundial a fim de descobrir mais uma artimanha de Shadaloo, liderada pelo velho conhecido Bison. Quando você fecha o game com um certo personagem, aos poucos o game vai liberando novos personagens (como alguns conhecidos de versões anteriores, tal como Cammy, Fei Long e Akuma), o que vai dar mais fôlego para tentar fechar o game inteiro.

Além dos personagens conhecidos da série, Street Fighter IV trás cinco lutadores inéditos. A misteriosa Crimson Viper, o gordão Rufus, o lutador de luta livre El Fuerte, Abel e o chefe final Seth. Além destes é possível também liberar Gouken (o mestre de Ryu e Ken e irmão mais velho de Akuma) pela primeira vez na história do jogo.

Após a ótima receptividade do jogo no mercado, a Capcom já tratou de lançar uma versão melhorada que saiu este ano, Super Street Fighter IV, que além do retorno de velhos personagens como T. Hawk e Dee Jay, ainda traz novos personagens como Juri, que aparece no trailer lutando contra Chun-Li.

http://www.youtube.com/watch?v=2uOt-XmNrQw&feature=player_embedded

Street Fighter IV é mais do que recomendado para os fãs dos jogos de luta, é ótimo para reunir o amigos para uma partida e descobrir qual de vocês é o melhor.

Round 1… Fight!