Como muitos sabem, há cerca de poucos anos atrás a segunda maior empresa de RPG , a White Wolf,se fundiu com a CCP, desenvolvedora islandesa do MMO EVE online, um jogo de ficção científica que tem feito um sucesso relativo nos últimos anos. Desde então vêm surgindo com alguma freqüência vários rumores a respeito de um MMO situado no World of Darkness. Bill Bridges, originalmente o desenvolvedor de Mage: The Awakening, deixou a linha em 2006 (para o mais que excelente Etham Skemp) para encabeçar este projeto, que ainda não possui nenhuma informação conclusiva.

Nesse último mês, Michael Brewer, afirma que profissionais da área tem sido sondados para compor a equipe de criação deste novo MMO situado no WoD, e existem diversas vagas sendo oferecidas no site da CCP, com postos nos EUA, Islândia e China.

O que esperar de um jogo como esse? Acredito que talvez fosse melhor que o mesmo se limitasse a uma cidade grande (como Londres ou NY) e não possuísse sobrenaturais jogáveis, pois acho que isso só causa frustração. Em um projeto mais ambicioso até poderiam existir os mesmos, mas devo confessar que não consigo imaginar como transcrever a mecânica versátil de Mage para um jogo de computador. Os demais até acho mais fácil (exceto talvez pelo efeito de disquiet dos Prometheans, afinal como forçar os outros jogadores do mundo a interpretar de acordo com os disquiets específicos de cada Promethean?). De toda maneira, se optassem por permitir seres sobrenaturais como jogáveis, que limitassem os mesmos aos três básicos, pois cada um destes já apresentam infinitas variações e possibilidades para personagens. Ficamos aguardando por mais novidades.

  • Álvaro Guedes

    Concordo que, para um MMORPG do WoD, pessoas comuns sejam indicadas em um nível inicial. Mas os “tarados pelo poder” precisam de um incentivo para continuar jogando, então, o apelo do Second Sight perece se adequar…huuum, vamos ver no que dá, hehehe.

  • Sim, acho que second sight funcionaria, mas não faria muito sentido sair comprando esses poderes. rs

    Tipo o pirocinético não deveria depois de ganhar xp entregando um quest ganhar controle de mente 5… rs

  • Só sei que quero changelings nessa coisa! XD

  • Não sei, acho que funciona colocar alguns templates sobrenaturais;
    O que eu vejo é que os mundos de WoD trabalham muito a questão de horror pessoal, relações internas e externas, estruturamento de sociedades, etc, Em um MMO isso tudo acaba sendo deixado de lado para ser possivel a criação de um sistema que consiste em porrar inimigos, fazer quests e, principalmente, ganhar xp.
    Tendo em vista já essa questão, não acho que seria uma grande desvirtualização dos cenários da WW colocar diversos templates e poderes, afinal, se eles já serão obrigados a retirar uma das coisas que eu acho fundamentais no WoD, exatamente para conseguir se estruturar dentro do método MMO, não vejo grandes surpresas ou problemas em haverem poderes que não sigam a funcionalidade do RPG normal.

  • Quanto à questão de comprar poder que não faz sentido entre si, é só você organizar tudo direitinho, fazendo, por exemplo, especializações e “árvores de poderes” (sei que tem um nome para isto, mas não faço idéia).

  • Thadeu

    O nome eh skilltree… hahaha Concordo com a kra colega acima… E outra coisa, se vcs tiverem em vista o crescente e ALTAMENTE competitivo mercado dos MMOGs, com jogos como World of Warcraft (com 10 raças disponiveis), Lord of the Rings Online, Perfect World e outros do genero com várias raças disponiveis e outros como Aion, City of Heroes, e o futuro DC Online com extremamente detalhadas criações de personagens, não creio q eles fossem criar um jogo baseado em WoD, com um UNIVERSO d criaturas e etc, onde vc pudesse jogar apenas com humanos… Com certeza NO MINIMO estarão disponiveis para jogar Vampiros, Lobisomens e Magos. Com possibilidades de expanções e etc.