Essa lista tem a preocupação de relembrar algumas famosas aberturas de animações já realizadas. Como é uma lista muito pessoal deste que vos escreve, a maioria dos desenhos são da década de 1980 e 90, de quando tenho mais recordações. Além disso, fiz uma pré-seleção de 20 aberturas e foi complicado chegar nesses 10. Se gostarem da idéia, podem comentar e pedir outras aberturas (já que particularmente adoro fazer listas).

 

10) Cavalo de Fogo (Wildfire, 1986)

Iniciando pela abertura cuja a música é a mais grudenta da história, tenho certeza de que quem já conhece já está começando a cantarolar. A animação conta a história de uma garota que, junto com seu cavalo, tenta recuperar seu posto de princesa, que é ocupada por Diabolyn.

 

9) Rei Artur (Entaku no Kishi Monogatari: Moero Artur, 1979)

Exibida originalmente no Brasil pelo SBT na década de 80, baseada na história Arturiana. Um dos bons exemplos de música em português muito bem realizadas.

 

8) The Jetsons (1962)

A abertura já diz tudo sobre a série, em que o pai George Jetson tem que cuidar de sua família em um futuro para lá de imaginativo.

 

7) The Flinstones (1960)

Um dos desenhos mais clássicos da história, contando sobre as confusões da família mais famosa Idade de Pedra.

 

6) Transformers (1984)

Abertura curta com uma musica cativante, numa história sobre o duelo de duas raças de robôs alienígenas que se transformam em carros ou naves e se enfrentam na Terra.

 

5) Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya, 1986)

A verdadeira primeira abertura de Cavaleiros acho a mais interessante, feito de maneira quase artesanal, lembra quando o desenho ainda era pouco conhecido. A versão original também é fantástica, na história sobre os cavaleiros de bronze que defendem a Deusa Atena do complô do Mestre do Santuário.

 

4) Duck Tales (1987)

Mais um dos poucos que considero a versão brasileira mais interessante que a original, nesta animação sobre o Tio Patinhas e os Sobrinhos do Donald procurando os mais diversos tesouros, somente para aumentar a riqueza na famosa caixa Caixa-Forte.

 

3) Thundercats (1985)

Um dos desenhos mais queridos dos anos 80, com uma musica curta, simples, e inesquecível. Conta a história de um grupo de seres felinos que protegem o Terceiro Mundo, seu novo lar, dos poderes malignos de Mumm-Rá, o de vida eterna.

 

2) Dragon Ball Z (1989)

Abertura que é difícil de escolher entre a original e a versão em português, que ficou tão boa quanto. A história mostra os desafios de Goku e seus amigos, enfrentando os mais poderosos guerreiros do universo.

 

1) Patrulha Estelar (Star Blazers ou Uchu Senkan Yamato, 1974)

O primeiro da lista se justifica com uma mistura de nostalgia, uma música empolgante e uma abertura impressionante. A música selecionada é a em inglês, porém a música em japonês acho ainda mais impactante.

A história conta sobre a defesa da Terra feita pelo reformado Encouraçado Yamato contra a raça dos Gamilons do temível Principe Desslock