Oi, pessoal, um registro triste: foi-se o bandleader do Soda Stereo, um dos mais emblemáticos conjuntos de rock nascidos na Argentina dos anos 80. Gustavo Cerati, vocalista, letrista e guitarrista da banda, faleceu na quinta-feira, dia 4 de setembro, vítima de uma parada respiratória. Em 2010, durante um show na Venezuela, o artista sofreu um AVC e desde então entrou em coma, condição da qual não se livrou mais.

ss2

O grupo argentino fundado por Cerati iniciou sua carreira 1982 (coincidindo mais ou menos com o surgimento de grandes bandas como Legião, Capital InicialBarão Vermelho, entre outras, no Brasil). Em 1997, a banda, composta ainda por Charlie Alberti e Zeta Bosio, se separou mas chegou a se juntar novamente em 2007 para uma turnê. Uma das canções tocadas neste show no estádio do River Plate em Buenos Aires foi um sucesso da banda, Nada Personal”. vamos ouvir uma palhinha:

Ao longo de sua trajetória, o Soda Stereo lançou 17 albuns e 4 DVDs. Sua carreira dentro e fora da Argentina foi de grande sucesso. Depois do fim da banda, Cerati chegou a gravar com o Police Andy Summers, em 1998. No Brasil, a canção “De Música Ligera” fez sucesso nas versões do Capital Inicial e do Paralamas do Sucesso. Aqui a música foi batizada como Sua Maneira”. vamos ouvir um pouco da canção, na gravação do Soda Stereo:

https://www.youtube.com/watch?v=iibxywsbpzw

Sobre a morte de Cerati, o jornal Clarin, um dos principais da Argentina, deu em sua chamada de capa, de ontem, sexta-feira: “Multidão se despede dos restos de Cerati no cemitério de La Chacarita“.

É isso, minha gente, vão-se os artistas, permanecem suas obras. Que descanse em paz nosso querido Gustavo Cerati por tantos serviços prestados ao Rock e à Cultura Latina. A vida segue!

SS