O “Dia do Amigo” foi criado para que as pessoas infernizassem outras pessoas entupindo seus e-mails e redes sociais com mensagens enfadonhas sobre amizade. Dedico esta “tracklist” a todos meus amigos das redes sociais, inclusive àqueles que nunca vi pessoalmente, aqueles para quem nunca disse um simples “oi”, os que só me adicionaram pra mandar “spam”, e, até mesmo, os desocupados que criam perfis falsos (quem poderia imaginar que aquele DEUS (@OCriador) do twitter não é o mesmo da Bíblia?).

“Frank Mills” – Lemonheads

https://www.youtube.com/watch?v=POpjQ5csg7k

Originalmente composta para o musical “Hair”. Sobre um sujeito que tinha vergonha de andar nas ruas com seu amigo. Só porque este amigo se vestia com um capacete branco e uma jaqueta com correntes douradas, na qual estavam escritos os nomes de seus ídolos: Mãe, Maria e Hells Angels…

“We´re Gonna Be Friends” – The White Stripes

A canção mais doce já gravada pelo White Stripes, sobre a amizade entre crianças.

“The Needle and The Damage Done” – Neil Young

O músico canadense compôs esta música triste para um amigo viciado.

“He Likes Me” – Violent Femmes

Ciúmes dos amigos. Coisa estranha… O Violent Femmes usava instrumentos acústicos, mas tocava com a energia do punk rock.

“With a Little Help From My Friends” – Joe Cocker

A canção original era um dos pontos mais fracos do fabuloso álbum “Sgt Peppers” dos Beatles. Joe Cocker cantou com alma e criou um dos momentos mais famosos do festival “Woodstock”.

“Ben” – Michael Jackson

Michael gravou este grande sucesso quando tinha apenas 14 anos. O cantor teve muitos amigos estranhos, entre eles o rato que dá nome à canção e a atriz Elizabeth Taylor.

“I’ll Be There for You” – The Rembrandts

Você nunca tomaria conhecimento desta música se ela não tivesse sido colocada na abertura de uma das séries de TV mais populares de todos os tempos: “Friends”

“My Best Friend’s Girl” – the Cars

“Ela é a namorada do meu melhor amigo, / mas costumava ser minha”. Opa! New Wave “de raiz”.

“My Friend George” – Lou Reed

Sobre um amigo de infância, que depois de crescer ficou meio maluco e passou a andar por aí batendo nas pessoas com um bastão de beisebol. Todo mundo tem um amigo assim, não é? Boa canção escondida em um dos piores discos de Lou Reed.

“Waiting For a Friend” – Rolling Stones

“Não preciso de uma vagabunda / Não preciso encher a cara / Não estou esperando uma mulher / Estou esperando um amigo” é o que diz a letra de Mick Jagger, que vivia saindo com vagabundas, enchendo a cara e roubando as mulheres de seus amigos.

“Thank You Friends” – Big Star

“Obrigado amigos, / Não estaria aqui se não fosse por vocês”. A ironia dos versos só pode ser compreendida quando se conhece a história da banda, que após um completo fracasso comercial estava se dissolvendo.

“Do You Remember Walter” – The Kinks

Mais uma sobre um amigo de infância. Faz parte de um dos melhores discos dos anos 60: “The Kinks Are The Village Green Preservation Society”.

“Meu Caro Amigo” – Chico Buarque

Composta para o amigo Augusto Boal, dramaturgo que vivia no exílio na época da ditadura militar.

“Samba do Arnesto” – Adoniran Barbosa

Ernesto realmente existiu. Era amigo de Adoniran Barbosa e virou o personagem principal deste incrível samba com sotaque paulistano. Ernesto nunca aprontou a desfeita narrada na canção, mas Adoniran justificou a história inventada sobre o amigo: “se não tem mancada, não tem samba…”

“Amigo de Fé” – Roberto Carlos

Musica feita por Roberto, para Erasmo Carlos. Os amigos mais famosos da música popular brasileira.

  • Greyce Almeida

    Vc esqueceu de You’ve got a friend, do James Taylor