A música perdeu nessa semana o produtor, arranjador e compositor David Axelrod, que faleceu aos 83 anos. Ele foi uma figura icônica da música popular dos anos 60 e início da década de 1970. Abraçou o jazz, soul, funk e rock psicodélico, mas sempre refletiu uma visão singular e pessoal.

Nascido em Los Angeles em 1933, Axelrod produziu seu primeiro álbum em 1959. Passou vários anos trabalhando para a Capitol Records até conseguir lançar seus próprios trabalhos, incluindo seu álbum de estreia em 1968, “Songs Of Innocence”, e “Songs De Experience”, no ano seguinte.

Sua característica “das ruas” surgiu durante a adolescência, passados ​​perambulando pela Central Avenue, onde, após perder o pai 12 anos, e ver a morte de seu irmão mais velho, se embrenhou pelo lado obscuro da vizinhança, desenvolvendo uma reputação pesada e um gosto precoce por drogas e álcool.

A virada se deu quando ele caiu sob a benigna influência do tecladista de jazz Gerald Wiggins, de quem o jovem de 21 anos recebeu um passe para o mundo do jazz, vendo-se encorajado em seus próprios empreendimentos musicais que floresciam. Uma série de trabalhos de baixa remuneração na indústria acabou por levá-lo a uma pausa como produtor novato, sendo seu primeiro crédito notável “The Fox”, um álbum de hard bop jazz auto-financiado que ele fez com Harold Land.

 

No posto de produtor interno da Capitol Records, o primeiro empreendimento de Axelrod fora do mundo do jazz foi uma aposta improvável nos vocais do ator escocês David McCallum, a estrela da série de TV ” O Agente da U.N.C.L.E”. A aliança levaria a uma sequência de álbuns de ouro, incluindo “Music … A Part Of Me (1966)”, “Music: It’s Happening Now!” e “Music… A Bit More Of Me “(1967).

Durante a década de 1990, artistas como DJ Shadow, Wu-Tang Clan e Lil Wayne samplearam suas faixas, levando a um ressurgimento de interesse em seu trabalho. Posteriormente, Axelrod lançou um álbum homônimo em 2001 na gravadora britânica Mo’Wax. Abaixo, uma pequena compilação de seus trabalhos e colaborações.

The Eletric Prunes – Holly Are You

David McCalum – The Edge

Holy Thursday

Divine Image

The Shadow Knows

Wandering Star

The Human Abstract