em

Deixa Você Conhecer: O Pop/Rock Escocês

No fim das contas a Escócia não se tornou independente da Coroa Britânica, mas talvez nunca tenha chegado tão próxima da ruptura (que tem entre os simpatizantes Sean Connery e a banda Franz Ferdinand) como agora. A Inglaterra pode ter maior força econômica e diplomática, sua hegemonia na Música Pop é incontestável, mas não se pode contestar a contribuição da terra de William Wallace para a Música Internacional. E não é para menos, a capital Glasgow, e Edimburgo são cidades com cenas musicais bastante efervescentes. Por isso colhemos aqui alguns dos nomes escoceses de destaque da Música Internacional.

AC/DC

O AC/DC é conhecido como uma banda australiana e de fato se formou em Sidney em 1973, mas seus membros fundadores, os irmãos Angus e Malcolm Young além do primeiro vocalista Bon Scott, são escoceses “da gema”.

Annie Lennox

A voz do Eurymthics, que posteriormente se lançou em uma elogiada carreira solo nos anos 90, é natural de Aberdeen, Escócia.

Dire Straits

Formada em Londres, a banda é capitaneada pelos irmãos Mark e David Knopfler, nascidos em Glasgow.

The Proclaimer

A dupla escocesa de Leith, formada pelos irmãos Chad e Craig Reid, já apostava em um folk rock melódico, muito antes dos Lumineers. Ficaram famosos fora da Europa depois que o hit I’m Gonna Be (500 Miles) entrou para a trilha sonora do filme “Benny & Joon – Corações em Conflito” que tinha Johnny Depp no elenco

Simple Minds

Também vem da Escócia uma das bandas mais populares dos anos 80. O vocalista Jim Kerr era visto pelos críticos mais severos como um genérico de Bono, mas junto ao público o sucesso era unânime, vide a onipresença de hinos como Alive And Kicking, Once Upon A Time, Mandela Day e o maior de todos Don’t You Forget About Me.

Lloyd Cole and The Commotions

A banda iniciou suas atividades em 1982 e gravou o primeiro disco em 1984 que emplacou o primeiro single da banda, Rattlesnake, na 26ª posição da parada britânica. Cole, vocalista e compositor nasceu na Inglaterra, mas formou a banda na Escócia, quando fora estudar na Universidade de Glasgow.

Primal Scream

Capitaneada por Bobby Gillespie, foi formada em 1982, mas o estouro veio mesmo no início dos anos 90, impulsionando a leva de bandas britpop com o aclamado álbum Screamadelica.

https://www.youtube.com/watch?v=peugq83Fv2c

The Jesus and Mary Chain

Lidarada pelos irmãos Jim e William Reid, a banda de East Killbride é considerada um dos pilares do Rock Escocês. Depois de encerrar as atividades em 1999, a banda retornou em 2007 e esteve no Brasil no primeiro semestre desse ano.

Belle & Sebastian

O Belle iniciou suas atividades em 1996 e foi o carro-chefe da Scottish invasion que ocorreu na virada dos anos 90 para os 00, trazendo a reboque bandas como o Travis, o Cosmic Rough Riders e o Mogwai. A banda traz na sonoridade influências de Bossa Nova, Música Francesa dos anos 60 e Barroco. Estiveram no Brasil pela última vez em 2010 para shows do projeto “Queremos”. O Belle & Sebastian também tinha o hábito de lançar músicas apenas em singles, como essa aqui.

Deixe uma resposta

Publicado por Cesar Monteiro

Cesar Monteiro

Um viciado em cultura pop que adora compartilhar seu vício com o maior número de pessoas possível

Série “Minha Loja de Discos” segue em sua nova temporada afirmando a importância desses espaços

Crítica: “The Killing” voltou para comprovar sua excelência