em ,

Dez curiosidades sobre Roger Waters

George Roger Waters, ou simplesmente Roger Waters, líder do Pink Floyd por 15 anos, completa 73 anos hoje, dia 06 de setembro. Durante esse tempo, ficou conhecido pelo perfeccionismo (um autêntico virginiano) e pela relação conturbada com o guitarrista David Gilmour. Aproveitando a data, listamos aqui dez curiosidades sobre esse, que é um dos nomes mais importantes do rock.

  • Em 1977, durante um show do Pink Floyd da turnê de divulgação do álbum Animals, um fã gritava insistentemente para que a banda executasse a música ‘Money’ de “The Dark Side Of The Moon”. Roger Waters respondeu com uma cusparada. Refeito da fúria que o acometeu naquele momento, Waters refletiu sobre o que fez, o que estava fazendo e como estava lidando com sua vida de rock star. Desse período de autoanálise surgiu a ideia de The Wall.
  • Roger Waters entrou na banda como guitarrista. Mas com o fundador Syd Barrett e Bob Klose (membro original que deixou a banda para seguir uma carreira de fotógrafo) a bordo, Waters assumiu a guitarra base e depois mudou para o baixo. ” Havia sempre este medo aterrador que eu poderia pousar-me como o baterista “, disse ele uma vez.
Syd Barrett (à esquerda) e Roger Waters
Syd Barrett (à esquerda) e Roger Waters
  • Engana-se quem pensa que The Wall é um disco solo de Roger Waters. Na verdade foi o álbum em que a parceria Waters/Gilmour se deu de forma mais eficaz. As letras eram contundentes, mas as melodias em muitos casos eram equivocadas. Gilmour aperfeiçoou essas melodias e ainda compôs faixas como ‘Hey You’, ‘Comfortably Numb’ .

waters5

  • Os shows do Pink Floyd sempre foram eventos multimídia. Já em 1966, performances ao vivo do grupo incorporavam filmes projetados sobre um pano de fundo e em cima da banda.

waters8

  • Todo mundo pensa que os problemas entre Roger Waters e David Gilmour surgiram em torno de ” The Wall “. Na verdade , o atrito já existia durante o período de preparação para 1969, “Ummagumma”. Cada membro era encarregado de entrar com uma contribuição individual . Quando Gilmour pediu a Waters alguma ajuda na letra, a resposta foi um simples ” não”.

waters4

  • Roger Waters demitiu o teckadista Richard Wright durante as sessões de “The Wall”, mas , em seguida, trouxe-o de volta como músico de apoio contratado para a posterior turnê, perdendo dinheiro. Isso fez com que Wright o único membro do Pink Floyd não perder dinheiro na turnê.
  • Na música ‘Welcome to the Machine’, do álbum “Wish You Were Here”, de 1975 Roger Waters canta : “Você comprou uma guitarra para punir sua mãe.” Na realidade, foi a mãe de Waters que lhe comprou a sua primeira guitarra, em 1957.

waters7

  • Na versão cinematográfica de The Wall, Waters originalmente pretendia atuar no papel de Pink. Todavia, suas limitações como ator eram irremediáveis, o que levou a produção a procurar outro intérprete, que acabou, ironicamente sendo um outro vocalista de banda sem nenhum histórico de atuação, Bob Geldof, da banda irlandesa Boomtown Rats.

waters6

  • O guitarrista Snowie White, que tocou na turnê The Wall, é músico de apoio de Roger Waters até hoje
Snowy White bei seinem letzten Soloauftritt in der Gaste Garage, Hasbergen, 17.09.2011, Photo & Copyright: Gert Westdörp, Zum Jägerberg 32, 49170 Hagen aTW, Tel.:05405-9990050, email gert.westdoerp@osnanet.de
Snowy White bei seinem letzten Soloauftritt in der Gaste Garage, Hasbergen, 17.09.2011, Photo & Copyright: Gert Westdörp, Zum Jägerberg 32, 49170 Hagen aTW, Tel.:05405-9990050, email [email protected]
  • O personagem central de The Wall, Pink, não é apenas um alter-ego de Roger Waters. Há muita inspiração em Syd Barret para criar o astro do rock em sérias crises existenciais

Deixe uma resposta

Publicado por Cesar Monteiro

Cesar Monteiro

Um viciado em cultura pop que adora compartilhar seu vício com o maior número de pessoas possível

Leveza, inteligência e humor na peça ‘O escândalo de Philippe Dussaert’

Marseille: um ‘House of Cards Francês’