No apagar das luzes de 2017 fazemos uma lista com o que rolou de mais legal na música no ano que chega ao fim. Entre os lançamentos o ano já se iniciou com um lançamento que arrebatou critica e corações (e ouvidos): “Drunk” do baixista, compositor e produtor californiano Thundercat. Ele ficou conhecido por colaborar com Kendrick Lamar, que também lançou um aclamado álbum nesse ano. Com o petardo “Damn”, o garoto do Compton (região de Los Angeles berço do gangsta rap) configura em praticamente todas as listas de melhore do ano em publicações especializadas. Em 2017 fomos presenteados com o melhor disco da carreira de St. Vincent, “Masseduction”. Com um trabalho sofisticado e cheio de camadas, a cantora confirma seu posto como uma das mais talentosas da cena atual.

Quem saiu da toca foi Roger Waters, que, embora esteja constantemente fazendo turnês (com repertório praticamente todo do Pink Floyd), estava há 25 anos sem lançar um disco de inéditas. Daí, veio “Is This The Life We Really Want”, que pode ser considerada a primeiro álbum anti-Trump. Outro grande destaque do ano foi “Melodrama” da neozelandeza Lorde. A menina chamou a atenção do mundo em 2013 com “Pure Heroine”, impulsionado pelo hit ‘Royals’. Nesse ela foi além. Provou maturidade e passou com folga na prova do segundo álbum.

Nos shows internacionais, esse foi ano de Rock In Rio, uma edição superior à de 2015. O The Who, que nunca viera ao Brasil, desencantou depois de 53 anos, e fez uma épica apresentação. Paul McCartney, que se tornou presença constante, retornou para se apresentar em quatro capitais e fez sua estreia em Salvador. Quem não levava fé no Barão Vermelho com Rodrigo Suricato no lugar de Frejat se surpreendeu. O novo vocalista assumiu o posto com segurança e a banda fez um show memorável logo na estreia, no Circo Voador, no Rio em junho.

E o Arcade Fire, que lançou um dos melhores discos de 2017, “Everything Now”, também voltou ao Brasil com a turnê de divulgação e fez shows inesquecíveis no Rio e em São Paulo. Confiram abaixo as listas de melhores discos e shows e um feliz 2017.

Discos:

  1. Masseduction – St. Vincent
  2. Drunk – Thundercat
  3. Damn – Kendrick Lamar
  4. Utopia – Björk
  5. Melodrama – Lorde
  6. Everything Now – Arcade Fire
  7. Coração – Johnny Hooker
  8. A Kind of Revolution – Paul Weller
  9. Who Built the Moon – Noel Gallagher & the High Flying Birds
  10. 4.44 – Jay Z

Shows:

  1. The Who – Rock In Rio
  2. Arcade Fire – Fundição Progresso RJ
  3. Barão Vermelho – Circo Voador RJ
  4. Alice Cooper – Rock In Rio
  5. Locanda Delle Fate – Cidade das Artes RJ
  6. Gregory Porter – Vivo Rio RJ
  7. Call The Police – Vivo Rio RJ
  8. Ney Matogrosso e Nação Zumbi – Rock In Rio
  9. Duran Duran – Lollapalooza SP
  10. Megadeth – Vivo Rio RJ