A V&R traz das italianas Elena Favilli e Francesca Cavallo histórias sobre mulheres admiráveis em todo mundo que fizeram – e fazem – a diferença em suas áreas de atuação, sejam elas cientistas, matemáticas, músicas, imperatrizes, alpinistas, tatuadoras ou astronautas.

Em seu Histórias de ninar para garotas rebeldes, encontraremos 100 histórias sobre a vida de 100 mulheres extraordinárias do passado e do presente, ilustradas por 60 artistas mulheres do mundo inteiro. O projeto foi pensado por Favilli e Cavallo, cofundadoras da empresa de mídia infantil Timbuktu Labs, nos Estados Unidos. Com o objetivo de empoderar e inspirar meninas e mulheres, as autoras pensaram na lista de nomes a partir de figuras que lutaram para seguir em suas atuações e fizeram a diferença na vida e na história, como a ciclista Alfosina Strada, a primeira mulher a ser classificada para o Giro d’Itália. Protagonizam o livro figuras importantes como a matemática Ada Lovelace, a primeira mulher a escrever um algoritmo para computador da história; Amelia Earhart, a primeira aviadora a dar a volta ao mundo sozinha e muitas outras. Cada história é acompanhada por uma inspiradora ilustração; ao todo, são 60 ilustradoras de diversos países.

Com textos que remetem ao estilo de conto de fadas, muitas das histórias começam com o clássico “Era uma vez”, pois, segundo a própria autora – Favalli –, a ideia é dar a sensação de um conto de fadas moderno, para embalar o sono das pequenas antes de dormir. Que essas valentes mulheres inspirem vocês. Que os retratos delas imprimam em nossas filhas e filhos a profunda convicção de que a beleza se manifesta em todas as formas, cores e idades. Em Histórias de ninar para garotas rebeldes, tudo o que podemos sentir é esperança e entusiasmo pelo mundo que estamos construindo. Um mundo onde gênero não defina quão alto você pode sonhar nem quão longe você pode ir.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCarrie Fisher aparecerá em Star Wars: Episódio IX (ATUALIZADO)
Próximo artigoU2 deverá fazer dois shows em São Paulo em Outubro
Habitante das terras áridas dos vales, guerreiro aposentado que desgraçadamente foi jogado numa dimensão que ninguém acredita nele. Se tornou professor, e nos momentos livre aproveita para ler e levar livros pelo sertão. RPG, quadrinhos, literatura e cinema estão entre seus vícios, para esquecer ou mesmo lembrar de seu mundo originário.