Bobby McFerrin e Ahmad Jamal tocam no BMW Jazz Festival, com show gratuito em São Paulo

Bobby McFerrin e Ahmad Jamal tocam no BMW Jazz Festival, com show gratuito em São Paulo – Ambrosia

Tradicionalmente desde a sua primeira edição, o BMW Jazz Festival proporcionará aos paulistanos um show gratuito ao ar livre com uma das principais atrações de sua programação. No domingo, dia 1º de junho, às 18h, a plateia externa do Auditório Ibirapuera recebe o cantor Bobby McFerrin, que apresenta a turnê de seu último álbum: spirityouall. Nos anos anteriores, os shows gratuitos receberam uma média de 15 mil pessoas por noite.
Pela primeira vez o BMW Jazz Festival investe em uma versão do evento fora do eixo Rio-São Paulo, com um show de Bobby McFerrin em Belo Horizonte (Cine Theatro Brasil).
Ainda há ingressos à venda para o festival em São Paulo (HSBC Brasil, 29 a 31 de maio), Rio de Janeiro (Vivo Rio, 30 de maio a 01 de junho) e Belo Horizonte (Theatro Cine Brasil, 03 de junho).
Além de Bobby McFerrin, formam o line-up deste ano o pianista Ahmad Jamal, o contrabaixista Dave Holland, o saxofonista Kenny Garrett, o trompetista Chris Botti e o grupo Snarky Puppy. A casa de espetáculos paulistana recebe ainda a pernambucana SpokFrevo Orquestra.
Pela primeira vez o BMW Jazz Festival investe em uma versão do evento fora do eixo Rio-São Paulo, com um show de Bobby McFerrin em Belo Horizonte (Cine Theatro Brasil).


 
Confira as atrações da 4ª edição do BMW Jazz Festival:

 Bobby McFerrin

Dono de uma técnica vocal impecável, Bobby McFerrin desembarca no Brasil com a turnê de seu último álbum, spirityoualluma homenagem ao seu pai, Robert McFerrin, importante barítono de sua geração, primeiro homem negro a cantar no palco do Metropolitan Opera e um dos pioneiros do gênero spiritual. Improvisador virtuoso e original, McFerrin redefiniu o papel da voz humana com o sucesso Dont Worry, Be Happy, primeira canção interpretada a capella a atingir o topo da parada da Billboard. Com dez prêmios Grammy, em mais de 30 anos de carreira, ele já superou a marca de 20 milhões de discos vendidos e continua a explorar a voz como instrumento principal de seu trabalho.

Bobby McFerrin
Bobby McFerrin


A primeira passagem de Bobby McFerrin pelo Brasil foi ainda no início de sua carreira, em 1985, quando foi uma das apostas da programação do Free Jazz Festival daquele ano. Desta vez o cantor se apresenta ao lado do quinteto de multi-instrumentistas formado por Gil GoldsteinDavid MansfieldArmand HirschJeff Carney e Louis Cato, com participação especial da filha do artista, Madison McFerrin.

Ahmad Jamal

Ahmad Jamal Ahmad Jamal
Um dos músicos favoritos Miles Davis, de quem também se tornou um grande amigo, o consagrado pianista Ahmad Jamal, que completa 85 anos no ano que vem, mostra no BMW Jazz Festival as faixas de “Saturday Morning” (2013), seu disco mais recente, com composições de sua autoria, além de versões para músicas de Duke Ellington e Horace Silver. Com inovações rítmicas, harmonias vibrantes e dinâmicas variadas, o artista incorpora um senso único de espaço em seus arranjos. Com a banda formada por Reginald Veal (baixo), Herlin Riley (bateria) e Manolo Badrena (percussão), o músico consegue não apenas um som unificado, mas sutilmente insere papeis independentes para cada um dos instrumentos do quarteto. Jamal tocou piano pela primeira vez aos três anos de idade, quando um tio o desafiou a repetir as notas que tocava. Hoje, com mais de 60 discos lançados, é considerado um dos mais importantes nomes do jazz de todos os tempos. Em 1994, o pianista recebeu o prêmio American Jazz Masters e foi condecorado pelo governo francês com a Ordem das Artes e Letras, por sua contribuição ao desenvolvimento da cultura na França e no mundo.

Dave Holland

Dave Holland
Músico que integrou uma das formações mais marcantes de Miles Davis, na década de 60, Dave Holland está no rol dos maiores contrabaixistas do jazz. Ao lado do guitarrista Kevin Eubanks, do pianista Craig Taborn e do baterista Obed Calvaire, ele traz ao Brasil o seu mais novo trabalho, Prism, considerado pela crítica especializada um dos mais interessantes álbuns de fusion e jazz progressivo de 2013. Ao longo de seus quase 50 anos de carreira, Holland nunca parou de evoluir. Ao mesmo tempo em que se renova a cada projeto, continua a apurar a sua sonoridade instantaneamente identificável. Do turbilhão elétrico da banda de Miles Davis, passando pelo quarteto de vanguarda Circle, até a sua aclamada big band, o músico inglês esteve na dianteira do jazz desde o início de sua carreira. Ainda jovem tocou com grandes referências do jazz tais como os saxofonistas Coleman Hawkins, Ben Webster e Joe Henderson. Para além das fronteiras do gênero, Holland já atuou com a guitarrista e cantora de rock Bonnie Raitt, com Pepe Habichuela, um dos mestres do flamenco, e Vassar Clements, lenda do bluegrass. Além do grupo com quem se apresenta no BMW Jazz Festival, o contrabaixista continua ativo com seus outros projetos: uma big bandvencedora do Grammy; seu quinteto e o quarteto Overtone.

Kenny Garrett

Kenny Garrett
Kenny Garrett


Ao longo de uma trajetória que ultrapassa três décadas, o saxofonista Kenny Garrett tornou-se um dos mais proeminentes músicos de sua geração. Seja pelo trabalho realizado com grandes nomes, como o baterista Art Blakey, o pianista Herbie Hancock, o pianista Duke Ellington e o trompetista Miles Davis, ou à frente de seus próprios projetos, Garrett sempre imprimiu um som vigoroso, melódico e verdadeiramente distinto ao seu saxofone alto. Garrett afirma-se como um instrumentista extremamente versátil ao transitar com facilidade em gêneros como o blues, o fusion ou o jazz clássico. Com mais de 20 álbuns lançados, além de participações em mais de 200 como músico convidado, o saxofonista mantém uma prolífica rotina de turnês e gravações. Em 2008 e 2009, integrou o “supergrupo” de Chick Corea e John McLaughlin, o “Five Peace Band”, ao lado de Christian McBride e Vinnie Colaiuta (substituído depois por Brian Blade), com quem conquistou o Grammy de melhor álbum de jazz instrumental, em 2010. O músico mostra no festival o seu último trabalho, Pushing the World Away, em formação de quinteto ao lado de Corcoran Holt (baixo), McClenty Hunter (bateria), Vernell Brown (piano) e Rudy Bird (percussão).

Chris Botti

O trompetista Chris Botti vem conquistando plateias em todo o mundo com o seu estilo único de jazz e é hoje o artista instrumental que mais vende discos nos EUA. O seu álbum mais recente, Impressions (2012), que traz participações de Vince GillHerbie Hancock, Mark Knopfler e David Foster, entre outros, levou o Grammy de Melhor Disco de Pop Instrumental no ano passado. Com mais de dez discos lançados, dos quais quatro atingiram o primeiro lugar das paradas de jazz, o músico encontrou uma forma de expressão criativa que começa com jazz e se expande além dos limites de qualquer gênero. Nas últimas três décadas, o trompetista já gravou e tocou com alguns dos mais importantes nomes da música mundial, como StingBarbara StreisandJosh GrobanYo-Yo MaMichael Bublé,Paul SimonJoni MitchellJohn MayerJoshua BellSteven Tyler e até Frank Sinatra. A sua extensa agenda de shows, que chega a alcançar a marca de até 300 apresentações por ano, o músico já dividiu o palco com prestigiadas orquestras sinfônicas em alguns teatros mais conceituados do mundo, como o Carnegie Hall e Hollywood Bowl, nos EUA, o Sydney Opera House, na Austrália, e o Real Teatro di San Carlo, na Itália.

Snarky Puppy

Snarky Puppy
Snarky Puppy


Snarky Puppy mostra pela primeira vez no Brasil a sua sonoridade original e inovadora, que mistura jazz, funk e blues. Liderada pelo baixista Michael League, a banda é uma das principais revelações da música instrumental contemporânea americana. Aclamado por importantes veículos da imprensa internacional – BBCGuardianVillage Voice e Boston Herald, entre outros –, o grupo conquistou, em 2014, o Grammy de Melhor Performance de R&B com a música Something, que teve participação da cantora de soul Lalah Hathaway e está entre as faixas do DVD ao vivo Family Dinner. Em 2013, o coletivo fez mais de 200 apresentações ao redor de quatro continentes – ÁsiaEuropaOceania e América do Norte – em alguns dos mais importantes festivais de música do mundo, como o North Sea JazzMonterrey Jazz FestivalJazz á Vienne e o Melbourne International Jazz Festival. A banda, que vem ao BMW Jazz Festival com formação de nove músicos, também contribui ativamente para a formação de novos talentos, ministrando oficinas em diversas escolas e universidades dos EUA.

SpokFrevo Orquestra

SpokFrevo Orquestra SpokFrevo Orquestra
Composta por 17 integrantes, a SpokFrevo Orquestra representa a música brasileira no festival. O tradicional e secular ritmo pernambucano, aclamado por multidões e patrimônio cultural do Brasil, é respeitado pelo grupo, acrescido de uma pegada jazzística e tons contemporâneos. Sob a batuta de Inaldo Cavalcante de Albuquerque, o maestro Spok – saxofonista, arranjador e diretor musical – a big band apresenta no BMW Jazz Festival as músicas de seu segundo álbum, Ninho de Vespa. O líder do grupo é considerado o caçula entre os principais maestros do frevo pernambucano. Nos anos 90, em meio à ebulição musical que ocorreu no Recife com o Movimento Manguebeat, ele enxergou outros horizontes. “Eu via aqueles músicos improvisando e me perguntava por que não se poderia fazer o mesmo com o frevo, que eu tocava tão tradicionalmente, seguindo a partitura, enquanto aqueles músicos faziam jazz”, explica. Criada em 2003, a orquestra lançou o seu disco de estreia, Passo de Anjo, no ano seguinte. O álbum foi eleito pelo jornal O Estado de São Paulo como um dos três melhores lançamentos de 2004. Em 2009, a SpokFrevo conquistou dois troféus no Prêmio da Música Brasileira, nas categorias melhor disco instrumental, com o CD Passo de Anjo – Ao Vivo, e de melhor grupo instrumental.


Serviço

Shows na plateia externa do Auditório Ibirapuera – Entrada Gratuita: 
Domingo, 01 de junho, 18h – Com Bobby McFerrin
 Avenida Pedro Alvares Cabral, s/n – Portão 2 do Parque do Ibirapuera (Entrada para carros pelo Portão 3)
Telefone: 11.3629-1075
Contato: [email protected] e http://www.auditorioibirapuera.com.br/
 

Programação HSBC Brasil (São Paulo)

Quinta-feira, 29 de maio, 21h
Ahmad Jamal
Kenny Garrett
Sexta-feira, 30 de maio, 21h
Dave Holland
Chris Botti
Sábado, 31 de maio, 21h
Bobby McFerrin
SpokFrevo Orquestra
Snarky Puppy 
HSBC Brasil
Rua Bragança Paulista, 1281 – Chácara Santo Antonio
Abertura da casa: 2h antes do início do espetáculo
Censura: 14 anos. Menores somente acompanhados dos pais
Estacionamento: Hot Valet (com manobrista)
Valores:
Camarote e Setor Vip – R$ 180,00 (inteira) / R$ 90,00 (meia)
Setor 01 e Frisa – R$ 140,00 (inteira) / R$ 70,00 (meia)
Setor 02 – R$100,00 (inteira) / R$ 50,00 (meia)
Setor 03 – R$ 70,00 (inteira) / R$ 35,00 (meia)
Cadeira Alta – R$ 50,00 (inteira) / R$ 25,00 (meia) 
Informações e compra de ingressos:
BILHETERIAS HSBC BRASIL – Rua Bragança Paulista, 1281 / Chácara Santo Antônio.
(Horário de atendimento: segunda a sábado, das 12h às 22h e domingos e feriados, das 12h às 20h)
COMPRA POR TELEFONE – Ingresso Rápido – Tel: 4003-1212
(Horário de atendimento: segunda a sábado, das 9h às 22h)
(Formas de Pagamento: cartões de crédito Visa, Mastercard, Credicard, Diners);
COMPRA PELA INTERNET
(www.ingressorapido.com.br)
(Formas de Pagamento: cartões de crédito Visa, Mastercard, Credicard, Diners);
PONTOS DE VENDA CAPITAL, INTERIOR E OUTROS ESTADOS
Consultar www.ingressorapido.com.br
Taxa de Compra através da Ingresso Rápido
Compra em ponto-de-venda: 15% do valor do ingresso
Entrega em domicílio Grande São Paulo: R$ 15,00
Entrega em domicílio São Paulo Capital: R$ 10,00
Retirada na bilheteria: R$ 5,00
 

Programação Rio de Janeiro

Sexta-feira, 30 de maio, 21h
Bobby McFerrin
Sábado, 31 de maio, 21h
Dave Holland
Chris Botti
Domingo, 01 de junho, 20h
Ahmad Jamal
Kenny Garrett
Snarky Puppy
Vivo Rio
Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo/ RJ
Abertura da casa: 2h antes do início do espetáculo
Classificação: 15 anos. Menores somente acompanhados dos pais
Facebook: http://www.facebook.com/VivoRioRJ
Twitter: @vivo_rio
Valores:
Camarote e Setor Vip – R$ 180,00 (inteira) / R$ 90,00 (meia)
Setor 01 e Frisa – R$ 140,00 (inteira) / R$ 70,00 (meia)
Camarote B – R$ 130,00 (inteira) / R$ 65,00 (meia)
Setor 02 – R$100,00 (inteira) / R$ 50,00 (meia)
Setor 03 – R$ 70,00 (inteira) / R$ 35,00 (meia)
Balcão – R$ 50,00 (inteira) / R$ 25,00 (meia)
 BILHETERIA DO VIVO RIO – Rua Infante Dom Henrique, 85.
Horário de Atendimento: segunda a sábado: 12h às 21h e domingo e feriados: 12h às 20h.
COMPRA POR TELEFONE – Ingresso Rápido – Tel: 4003 -1212
Horário de atendimento: segunda a sábado das 9h às 22h e domingo das 12h às 20h.
 COMPRA PELA INTERNET (www.vivorio.com.br / www.ingressorapido.com.br)
 PONTOS DE VENDA: http://www.ingressorapido.com.br/PontosVenda.aspx
 TAXA DE CONVENIÊNCIA (INTERNET E TELEFONE): R$ 30 por compra.
 

Programação Belo Horizonte

Terça-feira, 03 de junho, 21h
Bobby McFerrin
Cine Theatro Brasil
Av. Amazonas, 315, Centro
Abertura da casa: 1h antes do início do espetáculo
Valores:
Plateia inferior e superior  R$ 120,00 (inteira) / R$ 60,00 (meia)
Plateia superior (últimas quatro fileiras) – R$ 100,00 (inteira) / R$ 50,00 (meia)
BILHETERIA CINE THEATRO BRASIL
Av. Amazonas, 315, Centro
Horário de Atendimento: De segunda a sábado, de 11h às 21h / Domingo, de 11h às 19h
COMPRA POR TELEFONE – Ingresso.com – 4003-2330
 COMPRA PELA INTERNET (www.ingresso.com)
 PONTOS DE VENDA: http://novosite.ingresso.com/belo-horizonte/home/pontos-venda

Total
0
Links
Comentários 1
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Relendo "Blood: Uma história de sangue"

Relendo "Blood: Uma história de sangue"

O mundo dos quadrinhos tem um sem-fim de possibilidade narrativas a seu alcance,

Prox
Christopher "Saruman" Lee lança álbum de heavy metal
Christopher "Saruman" Lee lança álbum de heavy metal – Ambrosia

Christopher "Saruman" Lee lança álbum de heavy metal

Aos 92 anos de idade completados no último dia 27 e vitalidade invejável,

Sugestões para você: