Das páginas dos livros para a cozinha, Capitu vem para o jantar é um tributo à gastronomia literária que, de forma sutil ou não, está sempre presente nos romances.

O projeto de Denise Godinho começou quando ela precisou reler o clássico “Dom Casmurro” e percebeu a citação de uma cocada. Bentinho oferece o doce à sua amada às vésperas de ir para o seminário. Foi então que veio o questionamento: “Por que uma cocada?” “Será que Machado de Assis gostava do doce?” A partir daí, Denise se interessou pelo tema e começou a aprender a cozinhar e a reproduzir os pratos citados nos livros em um blog. Assim nasceu “Capitu vem para o jantar”, uma homenagem a uma das principais personagens da literatura brasileira.

Hoje o blog possui milhares de seguidores que não apenas acompanham o conteúdo como sugerem receitas. São mais de 11 mil seguidores no Facebook, além de um canal no Youtube. “É muito raro um livro que não tenha a citação de uma receita. Afinal, geralmente, é ao redor da mesa que os personagens tendem a passar por momentos importantes da trama. Algumas vezes tenho a sorte dos pratos serem tão maravilhosamente descritos, que é só ir pra cozinha e se inspirar com as palavras do próprio escritor. Outras vezes, algumas receitas são dadas ao longo do livro, como é o caso de “Dona Flor e seus dois maridos”. Dona Flor, uma cozinheira de mão cheia, vive dando receitinhas ao longo da história. Outro exemplo é o livro “Como água para chocolate”, que encerra os capítulos com uma receita diferente”, explica a blogueira.

Mas, quando isto não acontece, Denise tenta adaptar as receitas. Com base em pesquisas, ela avalia o contexto histórico e social do livro para chegar a uma reprodução fiel. “No caso da cocada de Dom Casmurro, por exemplo, na época em que a história se desenrola, o leite condensado era caríssimo no Brasil e muito difícil de achar. Cocada era feita com o mel da rapadura. Então foi desta forma que eu fiz para o site. No livro, optei por fazer uma receita mais simples, mas os leitores mais curiosos podem tentar fazer com a rapadura”, afirma.

O que começou com um blog há quase três anos rapidamente se tornou uma pesquisa sobre a simbiose entre a literatura e a gastronomia. O resultado é saboroso e pode ser conferido no livro que leva o nome do blog. “Capitu vem para o jantar” que traz 35 receitas.

Os leitores poderão conferir o passo a passo de como fazer a compota de maçã de “O morro dos ventos uivantes”, os cookies de “O diário de Anne Frank” ou a cerveja amanteigada de Harry Potter. Denise também conta curiosidades sobre os livros e partilha receitas de escritores.

Denise Godinho tem 28 anos e é formada em jornalismo. Aprendeu a cozinhar reproduzindo as receitas literárias em seu blog. “Capitu vem para o jantar” está no ar há três anos. http://capituvemparaojantar.com/