CCBB realiza retrospectiva completa do cineasta italiano Michelangelo Antonioni – Ambrosia

CCBB realiza retrospectiva completa do cineasta italiano Michelangelo Antonioni

Trinta e quatro filmes do diretor, roteirista e produtor italiano Michelangelo Antonioni, o único cineasta, além de Robert Altman, a conquistar os três maiores prêmios do cinema europeu – a Palma de Ouro em Cannes por Blow-Up – Depois daquele Beijo, o Leão de Ouro em Veneza por Deserto Rosso – O Dilema de Uma Vida, e o Urso de Ouro em Berlim por A Noite – estarão na retrospectiva Aventura Antonioni, em cartaz no CCBB Rio de Janeiro e no CCBB São Paulo, de 26 de abril a 22 de maio e, no CCBB Brasília, de 3 a 29 de maio, com apoio do Instituto Italiano do Rio de Janeiro e patrocínio do Banco do Brasil.

Serão apresentados, em película 35 mm ou em digital, desde os poucos vistos documentários de curta-metragem dirigidos por Antonioni até as suas colaborações finais com cineastas como Wim Wenders, Steven Soderbergh e Wong Kar-Wai, passando pela fase mais conhecida, de obras-primas como a “trilogia da incomunicabilidade” (A Aventura, A Noite e O Eclipse), Deserto Rosso – O Dilema de uma Vida, Blow-Up – Depois Daquele Beijo, Zabriskie Point e Passageiro: Profissão: Repórter.

CCBB realiza retrospectiva completa do cineasta italiano Michelangelo Antonioni – Ambrosia

A programação da mostra traz também, com entrada franca, uma sessão inclusiva (com closed caption e audiodescrição) um debate e uma aula magna. A sessão inclusiva será de Amores na Cidade, filme em seis episódios dirigido por Antonioni, Fellini, entre outros cineastas, no dia 17 de maio, às 15h. O debate sobre a obra de Antonioni, com tradução simultânea de libras, será no dia 3 de maio, às 19h, com a participação do pesquisador, escritor e diretor João Carlos Rodrigues e da Doutora em Filosofia Ana Beatriz Antunes Gomes. E, no sábado, dia 13, às 18h, acontece a aula magna “Antonioni overground” com o crítico e historiador italiano Adriano Aprà.

Serviço:

Retrospectiva Aventura Antonioni

CCBB Rio de Janeiro e CCBB São Paulo: 26 de abril a 22 de maio

CCBB Brasília: 03 a 29 de maio

Confira os horários e programação aqui.

Total
0
Links
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Kraftwerk anuncia Blu Ray 3D de show ao vivo

Kraftwerk anuncia Blu Ray 3D de show ao vivo

A lendária banda alemã Kraftwerk, pioneira da música eletrônica como conhecemos

Prox
Entrevistamos Iain Smith, produtor de “Mad Max: Estrada da Fúria”

Entrevistamos Iain Smith, produtor de “Mad Max: Estrada da Fúria”

Iain Smith, produtor executivo de “Mad Max: Estrada da Fúria”,

Sugestões para você: