Civilização Brasileira lança livro que traz Platão passeando no Google

Platão está entre nós. Este é o ponto de partida de Rebecca Goldstein, que transforma o grande filósofo em personagem e o faz percorrer o Googleplex, em Mountain View, Califórnia. Além de mostrá-lo entusiasmado com as maravilhas da tecnologia da informação contemporânea, faz com que o ateniense, exercendo seu espírito crítico e questionador, participe de um talk show e debata com pessoas de nosso tempo – como, por exemplo, uma psicanalista e uma professora universitária –, nem sempre levando a melhor.

Dizer que as ideias de Platão permanecem atuais é um lugar-comum, caso contrário não estaríamos até hoje lendo e estudando seus famosos diálogos. Mas colocá-lo em colóquio com nossos contemporâneos exige uma boa dose de criatividade e um grande conhecimento de sua obra. E é nessa articulação entre o pensamento antigo e o contemporâneo que se encontra a originalidade deste livro. Os grandes temas que percorrem nossa tradição são discutidos aqui em profundidade, mas em um tom bastante informal. A análise sobre a morte de Sócrates, mestre e personagem de Platão, é particularmente interessante.

Civilização Brasileira lança livro que traz Platão passeando no Google – AmbrosiaPlatão no Googleplex (Plato at the Googleplex: Why Philosophy Won’t Go Away, tradução de)é um livro de filosofia que, a partir da figura de Platão, traz o pensamento filosófico para questões cotidianas e para os desafios que existem nas sociedades desde Atenas.  Goldstein percorre alguns dos principais diálogos do filósofo, indicando suas passagens mais pertinentes, o que nos incentiva a lê-los.

É o próprio Platão que nos fala. Há discussões sobre a educação das crianças e dos cidadãos, sobre a democracia e a melhor forma de exercer a política em uma sociedade, sobre a virtude e o conhecimento, sobre a beleza e o prazer. Esses temas, em grande parte introduzidos no debate filosófico por Platão, migram para campos como a Ciência, a Arte, a Ética, a Política e a Pedagogia e seguem em aberto. E, como nos mostra a autora, devem ser debatidos para que, nas palavras do filósofo, possamos “viver uma vida que vale a pena ser vivida”.

Civilização Brasileira lança livro que traz Platão passeando no Google – AmbrosiaRebecca Newberger Goldstein (White Plains/Estados Unidos, 1950) é Ph.D. em Filosofia pela Princeton University, doutora honoris causa pela Emerson College e membro da American Academy of Arts and Sciences norte-americana. Recebeu diversas distinções, entre outras, Humanista Laureada, pela International Academy of Humanism; Humanista do Ano, pela American Humanist Association; e Heroína do Pensamento Livre, pela Freedom from Religion Foundation. Em 2015, foi condecorada com a Medalha Nacional de Humanidades, pelo presidente Barack Obama. Este é seu primeiro livro publicado no Brasil.

Total
0
Links
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Relendo “Asilo Arkham” de Grant Morrison e Dave McKean
Relendo "Asilo Arkham" de Grant Morrison e Dave McKean – Ambrosia

Relendo “Asilo Arkham” de Grant Morrison e Dave McKean

Durante um fatídico 1º de abril, os internos do Arkham conseguem tomar o

Prox
“Mindhunter” e sua dimensão dentro de seu tempo próprio
"Mindhunter" e sua dimensão dentro de seu tempo próprio – Ambrosia

“Mindhunter” e sua dimensão dentro de seu tempo próprio

Mindhunter tem um tempo próprio para estabelecer o universo que almeja alcançar

Sugestões para você: