Usaji Yojimbo e as Tartarugas Ninja Mutantes surgiram na mesma época, em 1984, num período bem interessante das hqs mais indie. Era uma espécie de levante correndo por fora da hegemonia DC-Marvel.

Ambas as histórias buscam inspiração na cultura do Japão feudal. Peter Laird e Kevin Eastman se influenciaram nos ninjas (e na HQ do Demolidor). Já Stan Sakai esboçou o renomado ronin como um coelho e Miyamoto Usagi – a estrela de Usagi Yojimbo – nasceu. Era interessante que um encontro dos personagens ocorresse. Os próprios artistas reconheceram, e começaram a colaborar eventualmente. Não só nos quadrinhos, como nos cartoons o coelho e os quelônios se esbarraram.

Agora, a IDW irá publicar uma nova reunião. Trata-se de um especial chamado “Namazu” que será publicado em 26 de julho nos EUA. Dessa vez, as Tartarugas ajudarão Yojimbo a defender o Japão contra forças do mal. Em comunicado oficial, Sakai disse:“Eu já queria reunir Usagi e as Tartarugas há um tempo, mas essas não são as Tartarugas que ele conhecia antes. Relações precisam ser refeitas, suspeitas superadas e confiança conquistada”. 

Sakai escreveu e ilustrou o crossover. E haverá outro encontro desses cinco artistas marciais antropomórficos. Será na quinta temporada da atual série animada das Tartarugas.