Mostra abre comemorações pelo centenário de Antonio Callado em 2017

Mostra abre comemorações pelo centenário de Antonio Callado em 2017 – Ambrosia

Cinquenta e um anos após seu lançamento, Quarup – obra prima de Antonio Callado e marco da literatura brasileira – está mais atual do que nunca. Afinal, a realidade vivida à época em que o romance foi escrito parece ter os mesmos contornos: os povos indígenas continuam vítimas do preconceito e do descaso e estão sendo dizimados de nossa cultura em nome de interesses questionáveis.

Com a proposta de trazer à baila essa discussão e iniciar os festejos do centenário do romancista, jornalista, biógrafo e teatrólogo, em janeiro de 2017, a Galeria Arte e Literatura, da Biblioteca Estação Leitura, localizada na estação Central do MetrôRio, inaugura no dia 26 de julho, às 10h30m, a exposição QUARUP baseada no romance homônimo de Antonio Callado. A exposição integra o Circuito Cultural Rio, idealizado pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Prefeitura do Rio, para a programação cultural dos períodos Olímpico e Paralímpico, que vai de maio a setembro de 2016.

Concebida pelo Instituto Oldemburg, a exposição QUARUP faz parte do projeto Vivências Lúdico-Literárias. A mostra reunirá 10 painéis com nove fotos do Museu do Índio e uma feita especialmente pela fotógrafa Cristina Oldemburg. As 10 imagens serão dispostas ao longo da galeria e estão associadas a fragmentos literários do livro.

QUARUP poderá ser vista de 26 de julho a 26 de setembro e durante sua permanência o público visitante poderá assistir e participar de atividades coordenadas do Projeto Vivências Lúdico-Literárias, Oficinas de Arte-Educação para crianças e jovens e também voltadas para instituições educacionais e sociais. Os participantes das atividades receberão um exemplar do livro Kuarup – A festa dos mortos, do autor Jô Oliveira, numa adaptação para colorir. Cada escola e instituição visitante receberá um exemplar do Quarup de Antonio Callado para a sua biblioteca.

Serviço

Exposição: QUARUP
Local: Galeria Arte e Literatura, anexa à Biblioteca Estação Leitura, na estação Central do MetrôRio
Data: A partir de 26 de julho
Horário: de segunda a domingo – das 6h as 23h
Entrada franca

Total
0
Links
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Segunda temporada de Narcos ganha trailer eletrizante

Segunda temporada de Narcos ganha trailer eletrizante

Finalmente a Netflix liberou o trailer da aguardada segunda temporada de Narcos,

Prox
Os “outros” Caça-Fantasmas

Os “outros” Caça-Fantasmas

Os primeiros caça-fantasmas da cultura pop foram Ray Stantz, Egon Spengler,

Sugestões para você: