Paul McCartney afirmou que “dezenas” de potenciais canções dos Beatles foram perdidas devido a ele e John Lennon terem muitas vezes esquecido das composições antes de haver a oportunidade de gravá-las.

O baixista falou ao The Evening Standard sobre como novos dispositivos de gravação mudaram fundamentalmente o processo de composição, revelando que as canções que ele co-escreveu com Lennon nos anos 1960 eram muitas vezes esquecidas na manhã seguinte.

beatles“As coisas mudaram um pouco”, disse Sir Paul. “Você tem dispositivos de gravação agora que alteram o processo de composição. Por exemplo, John e eu não tinhamos isso quando começamos a compôr, íamos escrever uma música e tinhamos que nos lembrar dela” disse.

“E sempre havia o risco de nós simplesmente esquecê-la. Se na manhã seguinte você não podia se lembrar dela -… Já era. Na verdade você tinha que escrever canções que ficaram na cabeça, porque você tinha que se lembrar delas ou elas seriam perdidas! Deve ter havido dezenas perdidas desta maneira” completou o ex-Beatle.

“Nós não tínhamos gravadores. Agora você pode fazê-lo em seu telefone. Então você teria que formar a coisa, ter tudo feito, me lembro de tudo, de ir muito rapidamente e gravar isso. Agora, porque você pode obter coisas em um dispositivo, eu tenho milhões de coisas que eu quero gravar e fazer. ”

Aí pensamos: e se essas composições tivessem vindo à luz, como estaria a discografia dos Beatles?

Fonte: NME