Muita gente deve ter maratonado a segunda temporada de Stranger Things nesse fim de semana. A Netflix sem dúvida mudou a forma como o mundo se relaciona com séries. O serviço de streaming permite que espectadores possam assistir quando, onde, como quiserem e, principalmente, no ritmo que quiserem. Daí vimos o surgimento de um novo tipo de fã: o super maratonista. Completando em um dia o que os outros levam semanas, os super maratonistas se empenham para serem os primeiros a terminar uma série, assistindo a uma temporada inteira nas primeiras 24 horas após o lançamento.

O Canadá é o país onde se encontra o maior percentual de espectadores que terminam as séries em 24 horas (eles culpam a neve). A maratona preferida é orgulho nacional, “Trailer Park Boys”. No ranking global, o Brasil ficou em décimo lugar, com uma alta taxa de maratonistas de séries como “3%”, “The Mist”, “You Me Her”. Todavia, o terceiro maior maratonista de séries do mundo é nosso. Um usuário brasileiro, não identificado pela empresa, assistiu a 21 séries no mesmo dia em que foram lançadas em 2017.

No total, 8,4 milhões de assinantes da Netflix se tornaram super maratonistas, e a única coisa mais rápida do que o ritmo em que eles assistem a séries é o ritmo de crescimento desse tipo de comportamento. Em quatro anos, o número de assinantes que terminaram uma temporada no dia do lançamento cresceu mais de 20 vezes. Eram 200 mil em 2013, e hoje são cinco milhões (dados de setembro de 2017).

Terminar a série antes de todo mundo é um orgulho para esses “atletas”. Além de evitar spoilers, ainda tem o gostinho de avant premier. No gráfico abaixo algumas dicas para se tornar um maratonista eficaz.

“Existe uma satisfação única ao ser o primeiro a terminar uma história – que seja a última página de um livro ou os últimos momentos da série de TV favorita”, disse Brian Wright, vice-presidente de séries originais da Netflix. “A Netflix permite assistir à TV de uma forma que nunca foi possível antes. Não há nada melhor do que ver uma série mobilizar os nossos assinantes e acender o desejo de assisti-la.”

Seja pela paixão por uma série específica (cinco assinantes nos EUA assistiram a todas as cinco temporadas de House of Cards no dia em que elas foram lançadas) ou o amor por várias delas (um assinante brasileiro assistiu a 21 séries no dia do lançamento apenas neste ano), espectadores estão aderindo a essa nova mania no mundo todo.

Séries de humor com episódios de 30 minutos como Santa Clarita Diet, The Ranch, Friends from College são devoradas com velocidade, mas thrillers de uma hora, como Stranger Things, House of Cards e Orange is the New Black, também.

A primeira temporada de “Gilmore Girls”, para recordar, reuniu a maior quantidade de super maratonistas nas suas primeiras 24 horas de lançamento (culpa do café?). Mas o primeiro lugar apresenta algumas variações por país: The Seven Deadly Sins ocupa o topo do pódio no Brasil, Fuller House reina absoluto no Equador, Club de Cuervos é medalha de ouro no México e Marvel – Os Defensores conquistou a taça na Coreia do Sul. A pesquisa não levou em consideração a audiência das séries e sim as que foram vistas mais rápido pelo maior número de pessoas.

As 20 séries preferidas dos super maratonistas

1.     Gilmore Girls: Um Ano para Recordar

2.     Fuller House

3.     Marvel – Os Defensores

4.     The Seven Deadly Sins

5.     The Ranch

6.     Santa Clarita Diet

7.     Trailer Park Boys

8.     F is for Family

9.     Orange Is the New Black

10.   Stranger Things

11.   Amigos da Faculdade

12.   Atypical

13.   Grace and Frankie

14.   Wet Hot American Summer

15.   Unbreakable Kimmy Schmidt

16.   House of Cards

17.   Amor

18.   GLOW

19.   Chewing Gum

20.   Master of None

As 20 séries preferidas dos super maratonistas brasileiros

  1. The Seven Deadly Sins

  2. Marvel’s The Defenders

  3. Santa Clarita Diet

  4. Gilmore Girls: A Year in the Life

  5. 3%

  6. The Ranch

  7. Atypical

  8. Stranger Things

  9. Fuller House

  10. You Me Her

  11. Dear White People

  12. Chewing Gum

  13. Glitch

  14. Frontier

  15. Narcos

  16. Friends from College

  17. The Mist

  18. Anne with an E

  19. Love

  20. The OA

Os 20 países com maior proporção de maratonistas

  1. Canadá

2. Estados Unidos

3. Dinamarca

4. Finlândia

5. Noruega

6. Alemanha

7. México

8. Austrália

9. Suécia

10. Brasil

11. Irlanda

12. Reino Unido

13. França

14. Nova Zelândia

15. Peru

16. Holanda

17. Chile

18. Portugal

19. Itália

20. Emirados Árabes Unidos