Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

Treze, obra que resgata o horror pulp, é lançada em parceria das editoras AVEC e Argonautas.

“Treze” é uma antologia que reúne contos inspirados pelos quadrinhos e literatura de terror da década de 1920 e 1930, criados pelo escritor Duda Falcão. Na obra, o escritor portoalegrense faz as vezes de “anfitrião” em uma jornada por mundos como o nosso, mas estranhamente inquietante; habitado por monstros antediluvianos, demônios, vampiros, bruxas, feiticeiros e criaturas reanimadas trazidas das garras da morte.

Duda é professor universitário, graduado em História e especialista em Literatura Brasileira com Mestrado e Doutorado em Educação. Começou a publicar textos ficcionais a partir de  2009, em antologias com temáticas fantástica e em 2010 fundou a Argonautas Editora junto com Cesar Alcázar (autor de “O Coração do Cão Negro”,lançado pela Avec Editora) especializada em gêneros como fantasia, horror, ficção cientifica e pulp. Seu primeiro romance foi “Protetores”. Em 2013 publicou a primeira antologia que reúne todos os seus contos no livro Mausoléu.

O escritor se diz um admirador do trabalho dos autores que publicaram em revistas pulp estadunidense na década de 20 e 30, entre eles Robert E. Howard e H.P. Lovecraft: “O primeiro conto de ‘Treze’, por exemplo, ‘Edgar e o resgate de Lenora’ é uma homenagem ao autor Edgar Allan Poe, mas também ao criador do Conan. Elementos oriundos dos contos de espada e magia se misturam ao macabro de Poe”.

Segundo Duda, ‘Treze’ resgata não somente a forma de narrar as histórias, como também a estética, sendo uma homenagem aos quadrinhos como os publicados na Revista Spektro (Editora Vecchi), a Calafrio (D-Arte) e os clássicos de horror da editora americana EC Comics: “Antes mesmo de ler uma história, fico impactado por capas ilustradas. Essa é uma das marcas do pulp que chamam a minha atenção. É claro que a história é o mais importante, mas o primeiro contato com a imagem já torna o processo de leitura instigante”, diz o autor.

O Anfitriaõ

Outra homenagem ao pulp foi a adoção de um personagem tenebroso para iniciar as histórias, como eram feitos em algumas publicações pulp: “O ‘Anfitrião’ surgiu no meu livro anterior ‘Mausoléu’ e aparece novamente para manter uma identidade visual”, explica. Dessa forma, como outras obras literárias desse período, ao escrever “Treze”, Duda também busca questionar o leitor sobre o papel do horror no mundo atual: “Eu gosto de olhar para o passado. Sou professor de história. Tenho interesse na nostalgia, mas também tenho a intenção de rearticular antigas ideias, remodelar e atualizar o horror para a sociedade do nosso tempo”.

treze_baixa

O Lançamento oficial, com sessão de autógrafos, será neste sábado,16 de abril, às 16h, na livraria MONDO CULT, em Porto Alegre. O livro também pode ser adquirido no site da editora Avec e das livrarias Saraiva e Cultura
Título: Treze.

ISBN: 978-85-67901-51-0

PREÇO: R$ 29,90

FORMATO: 14×21 cm 192 páginas

Papel: Pólen Bold 90g

CATEGORIA: Ficção,Terror, Antologia.

PÚBLICO / IDADE: Adulto,

Autor: Duda Falcão,

Publisher: Artur Vecchi

Edição: Duda Falcão

Diagramação: Roberta Scheffer

Ilustrações: Fred Macedo

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

Flaming Lips homenageiam David Bowie com videoclipe de Space Oddity

Próxima publicação

Weezer faz o som de sempre e se diverte como nunca em “White Album”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir