Veterano inglês ganha a Palma de Ouro em Cannes – Ambrosia

Veterano inglês ganha a Palma de Ouro em Cannes

Nesta edição 2016 do Festival de Cannes,o Brasil fez bonito conquistando a L’Oeil d’Or de melhor documentário para “Cinema Novo”, de Eryk Rocha, e recebendo uma menção honrosa para o curta-metragem “A Moça Que Dançou com o Diabo”de João Paulo Miranda Maria. Porém, não foi desta vez que conseguiu repetir o feito de “O Pagador de Promessas” trazendo a Palma de Ouro. “Aquarius”, de Kléber Mendonça Filho, estava bem cotado, mas quem se sagrou campeão do 69º festival de cinema na cidade da riviera francesa foi o cineasta veterano inglês Ken Loach com o filme “I, Daniel Blake”.

Loach é um dos princiapis nomes da chamada New Wave Of British Film nos anos 1960, que, assim como a nouvelle vague francesa, trazia um cinema autoral com viés político e revisionista. “Agora em 2017, eu completo 50 anos como cineasta e, neste período todo de trabalho em prol da Arte, eu sempre retratei a questão do desemprego pela minha perplexidade em perceber que o Estado, não apenas na Inglaterra, mas também em outros países da Europa, parece culpabilizar os desempregados pela sua demissão” disse Loach ao site Omelete. O diretor já havia conquistado a Palma há dez anos com o filme “Ventos da Liberdade”.

Outra derrota para o Brasil foi na categoria melhor atriz, em que Sonia Braga, competindo por “Aquarius”, perdeu para Jaclyn Jose, do filme filipino “Ma’Rosa”. Ainda na categoria de atuação, o premiado como melhor ator foi para o iraniano Shahab Hosseini por “The Salesman”.

Os jurados da categoria de direção, que este ano foram presididos pelo diretor de “Mad Max”, George Miller, decidiram declarar dois cineastas como vencedores: o romeno Cristian Mungiu por “Graduation” e o francês Olivier Assayas por “Personal Shopper”, suspense estrelado por Kirsten Stewart.

O Grande Prêmio ficou com “Just La Fin Du Monde”, do canadense Xavier Dolan, diretor de “Mommy”.

O ator Jean Pierre Leaud, mais conhecido por interpretar o alter-ego do diretor François Truffaut em “Os Incompreendidos”, recebeu o prêmio especial pelo conjunto da obra. La Mort De Louis XIV”, seu último filme, ganhou exibição hors concours no festival. Veja abaixo os vencedores:

Palma de Ouro: I, Daniel Blake, de Ken Loach;
Grand Prix: Juste La Fin Du Monde, de Xavier Dolan;
Prêmio do Júri: American Honey, de Andrea Arnold;
Atriz: Jaclyn Jose, por Ma’Rosa;
Ator: Shahab Hosseini, por The Salesman;
Direção: Cristian Mungiu por Graduation e Olivier Assayas, por Personal Shopper;
Roteiro: Asghar Farhadi por The Salesman;
Palma de curta-metragem: Timecode, de Juanjo Giménez, com menção honrosa para o curta brasileiro A Moça Que Dançou com o Diabo, de João Paulo Miranda Maria
Caméra d’Or: Divines, de Houda Benyamina

Leia também:

Brasil leva seu primeiro prêmio no Festival de Cannes

Total
0
Links
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Brasil leva seu primeiro prêmio no Festival de Cannes
Brasil leva seu primeiro prêmio no Festival de Cannes – Ambrosia

Brasil leva seu primeiro prêmio no Festival de Cannes

Se o retrato brasileiro no mundo é hoje uma nação mesquinha, capitaneada por

Prox
“Em Nome da Lei” se esvazia em lugares comuns

“Em Nome da Lei” se esvazia em lugares comuns

Existe uma dicotomia bem da esquisita em boa parte do cinema brasileiro no

Sugestões para você: