A editora Fantagraphics está lançando no mercado norte-americano algumas das principais obras do quadrinista francês Jacques Tardi, cuja carreira profissional começou em fins dos anos 60, na revista Pilote. Artista versátil e prolífico, Tardi, além de desenhar suas próprias histórias, adaptou romances e enredos de diversos outros autores.

You Are There foi originalmente publicado na França em capítulos, a partir de 1978. O roteiro é de Jean-Claude Forest, criador da personagem Barbarella (mais conhecida por sua versão cinematográfica, na pele de Jane Fonda). Na trama kafkiana, There, o personagem principal, é proibido pela lei de pisar nas terras que foram de sua família, sendo-lhe permitido somente andar sobre os muros que dividem os lotes dos atuais proprietários.

Mesmo sendo infernizado pelos inescrupulosos proprietários, There não abandona a antiga propriedade de seus antepassados. Vive em uma minúscula casa construída sobre um muro, enquanto, com a ajuda de seus advogados, tenta reaver as terras. Um estranho marinheiro e uma garota ninfomaníaca estão entre as poucas pessoas que tentam interagir com o personagem principal.

Apesar de um começo meio lento a história cresce nos desfechos absurdos dos últimos capítulos, e o roteiro de Forest funciona como uma crítica bem-humorada ao exagerado apego das pessoas às coisas materiais. Jacques Tardi desenha de modo realista objetos e cenários, enquanto retrata os personagens de modo caricatural e divertido. Esta combinação de caricatura e realismo, apesar de não ser nada inovadora, é executada com muito talento por Tardi.

Algumas páginas do livro podem ser baixadas através do site da Fantagraphics.

Título: You Are There

Autores: Jean-Claude Forest e Jacques Tardi

Editora: Fantagraphics Books

Ano de Edição: 2009

192 páginas