Mindhunter tem um tempo próprio para estabelecer o universo que almeja alcançar. E David Fincher habitualmente já alcança o seu em qualquer veículo que esteja, seja o cinema, seja a TV. O thriller psicológico da Netflix encontra seus méritos exatamente por evocar essa identidade. Não espere uma espécie de CSI de serial killers aqui. O lance da produção é investigar – no sentido mais complexo do verbo – o comportamento psíquico dos assassinos, adensando a perspectiva humana de uma radiografia dos fatos reais.

Na década de 70, começaram a aparecer casos cada vez mais cruéis e esdrúxulos de crimes serializados, o que fez com que dois agentes do FBI (Jonathan Groff – no personagem da sua vida em TV, e Holt McCallany) começassem a investigar a questão por um prisma mais comportamental, como forma de prevenção. A instituição não via essa percepção com bons olhos, o que fez com que a dupla, junto com o advento da psicóloga (Anna Torv), enfrentasse desafios internos e externos para estabelecer o cenário que se tem hoje: o da percepção em todas as gamas científicas e psicológicas para elucidar e precaver um distúrbio criminoso.

O ritmo é aparentemente lento, mas é uma forma de construir tanto a relação do espectador com a jornada dos investigadores, quanto para que os criminosos desapareçam em suas condições de indivíduos. A trama costura bem seu plot com as vidas pessoais de seus personagens, o que magistralmente acaba se eclodindo nos últimos episódios.

Se a perspectiva asséptica dá o tom da narrativa, Fincher procura ilustrar a ambientação – um tanto lúcida e competente – com grafismos e trilha sonora de extremo bom gosto (que sempre sublinha o subtexto de cada episódio), assim a série acaba sendo a conjunção das boas escolhas de David em sedimentar aquele universo e justificá-lo dentro de seu tempo próprio. Que venha a segunda temporada!

Série: Mindhunter
Criação: Joe Penhall
Elenco: Jonathan Groff, Holt McCallany, Anna Torv
Gênero: Drama/Criminal/Thriller
País: EUA
Data de lançamento: 13 de outubro de 2017
Emissora: Netflix
Duração: 55 min