Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

É possível que o Cavaleiro das Trevas ganhe o Oscar 2009?

IMDB (Internet Movie Database) é um projeto da lançado em 1990 para catalogar tudo sobre filmes, atores, diretors e que acabou se tornando o maior banco de dados dos profissionais de vídeo após ser adquirido pela Amazon em 1998, Nele qualquer um pode dar notas e realizar criticas sobre filmes e episódios de televisão.

Pois bem, o website Awards Daily levantou uma teoria imensamente interessante que da 73% de certeza que Batman: O Cavaleiro das Trevas seja indicado ao Oscar do próximo ano, já que dos 15 filmes mais bem votados, 11 deles foram indicados para O Melhor Filme.

Mas eu vou ainda mais além, reparem que Batman atualmente ocupa a quarta posição ficando apenas atrás de Um Sonho de Liberdade – indicado para o Oscar de Melhor Filme, O Poderoso Chefão Parte I – que ganhou o Oscar de Melhor Filme, e O Poderoso Chefão Parte II – que ganhou o Oscar de Melhor Filme. Batman, além de já ter liderado o ranking, possui ainda a mesma nota de O Poderoso Chefão Parte II. Além disso é preciso considerar que Christopher Nolan ainda não recebeu nenhuma indicação para o Oscar mesmo tendo três filmes entre os melhores do IMDB (Amnésia, O Grande Truque e O Cavaleiro das Trevas). Podemos dizer que Batman se torna até agora o grande favorito para levar a estatueta, principalmente depois de O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei ter aberto as portas para a fantasia.

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

[Atualizado] Ultimatum ganha cinco teasers

Próxima publicação

À sombra de Gygax…

Comentários 27
  1. Cara o Batman é muito recente, todo filme nos primeiros anos de IMDB ainda fica com a nota alta, isso é bem normal, tenho certeza que apesar de manter uma nota boa, batman vai cair consideravelmente nos próximos anos… é assim que acontece, tanto que já perdeu o primeiro lugar….

  2. tomare que leve logo 5 de uma vez
    melhor som
    melhor fotografia
    melhor FILME
    melhor ator principal
    melhorROTEIRO
    DEUS te salve nolan!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Bom, tenho a impressão que o cavaleiro das trevas deve levar alguns oscars, não dá para saber em quais categorias ainda, mas creio que não sairá de mãos abanando da festa de entrega dos prêmios

  4. Cara quantas vezes eu vou ter que dizer que o filme do batman é melhor do que o filme do homem de ferro?
    eu realmente não tenho problemas com isso, eu gosto do batman, eu não fico puto com essas bobagens…. Graças a deus o filme do homem de ferro não está entre os 100 melhores filmes da história, por que não estaria na minha lista, e por mais que o batman tenha mais chance, não sei se ele estaria não. O Imdb não é a melhor forma de se julgar se um filme é bom ou não e sim se ele é popular, já que as notas podem ser dadas por todo mundo. É o mesmo que dizer que o michael jackson é o melhor músico do mundo por que foi o mais ouvido, ou dizer que o Roberto Carlos é o melhor músico do país.
    O ultimo disco da britney spears ganhou um emmy e vendeu para caramba. O último disco do Ron Carter, por exemplo, deve ter vendido umas 10.000 vezes menos, será que a britney é melhor do que o ron carter por isso? Um disco dela vendeu mais do que todos os discos do John Coltrane juntos, será que ela é tão melhor do que ele por causa disso?
    Cara X-men 3 deu lucro… fez sucesso…. Homem aranha 3 também…. Provavelmente foram mais assistidos do que toda a obra do woody allem e são coisas dignas de uma bela privada….

  5. Bom se vocês não conseguem reconhecer que essa lista contém alguns dos melhores filmes de todos os tempos então sinto muito.
    No mais as comparações feitas foram totalmente descabíveis, não estamos falando de popularidade mas sim de um sistema de notas onde o usuário deve ser registrado e somente pode votar uma vez. Claro que falta alguns grandes filmes, mas não há como dizer que O Poderoso Chefão, Um Sonho de Liberdade e A Lista de Shindler não são obras primas do cinema. O número de estatuetas que estas obras ganharam da Academia confira isso.

  6. Impressionante…Batman jogou para 5º lugar, um clássico dos Spaghetti Western: The Good, The Bad and The Ugly.
    Mas, me ocorreu…se Batman for laureado com alguma estatueta, dificilmente será com uma dos chamados prêmios artísticos (embora o Ledger tenha chances de ganhar, postumamente o oscar de melhor ator coadjuvante, pelo Coringa).
    Meu palpite: Batman será indicado para muitos prêmios tecnicos (e para um artístico) e será laureado com dois Oscar: edição de som e figurino.

  7. “O número de estatuetas que estas obras ganharam da Academia confira isso.”
    Isso eu já não concordo, acho o oscar, dos grandes prêmios cinematográficos(Berlim, Cannes e ele, na minha opinião), o mais fraco.
    Mas os três são excelentes filmes e certamente entrariam na minha lista…. Agora o IMDB realmente é um mecanismo de popularidade, temos de convir com isso, mesmo que seus usuários possuam algum bom senso, e é só algum… Ou o retorno do rei é 14 melhor filme da história? Por mais que eu ame tolkien de paixão, tenha a obra completa do cara, tenha todos os DVDs, na minha opinião definitivamente não chegaria aos 100 mais…

  8. @Felipe
    Na minha também não… mas lembre-se que ele levou o Oscar de melhor filme. Se tirar os filmes nerds que só entraram os outros são realmente muito bons.
    @Alvaro
    Concordo 100% com você, dificilmente o Batman ganha os prêmios ‘artisticos’, mas acho provavel que ela seja indicado para melhor filme e melhor diretor. A não ser que o Nolan sofra do mesmo mal que o Hitchcock :p

  9. Uma lista de filmes que não O Rapto do Menino Dourado e Os Goonies no TOP 10 não tem credibilidade, hehehe!
    E tenho dito!
    OBS: Oldboy é melhor que esses filmes todos. ^^

  10. Também concordo com vocês… acho que até concorre, mas deve levar os prêmios técnicos…
    Sobre as estatuetas, vale lembrar que star wars ganhou seis oscars inclusive o de melhor filme, e o “império contra ataca” (que todos concordam ser a obra prima da trilogia) só ganhou melhor som….

  11. Esse tal de IMDB é hilário mesmo, essa lista dos quinze melhores é ridícula, colocar Star Wars na mesma lista em que estão filmes de verdade é imbecilidade! É a mesma coisa que tentar comparar “Curtindo a vida adoidado” (aquele filminho que todo mundo diz que adora e que passa na sessão da tarde cinqüenta vezes por ano) com um clássico como “Taxi Driver” ou “Apocalipse Now”, esses é quem são filmes dignos de alguma reverência, o fato deles não estarem nessa lista só confirma como esse ranking é fajuto!

  12. Se esse site fissesse a votação apenas de filmes de fantasia, ficção científica e ação; que seria algo muito mais adequado e plausível; mesmo assim Star Wars não ficaria no topo da lista; não digo que seja uma obra cinematográfica ruim, mas posso citar pelo menos meia dúzia de filmes melhores e mais significativos nessas mesmas categorias!

  13. Valmer, você até pode achar melhor, não tem problema com isso, mas mais significativo é dificil, toda a indústria do cinema foi modificada por dois filmes (tubarão e star wars) resultando em sua forma atual.

  14. Eu concordo com o Valmer, Star Wars não merece estar na lista. Mas de qualquer modo esses filmes são muito comerciais, os verdadeiros filmes que mudaram o cinema foram os experimentais que influenciaram os diretores das gerações seguintes.
    Quanto a Star Wars ser revolucionário pelo mal vencer, isso não é tão verdade. Todo mundo já sabia que haveria um terceiro episódio que agora é chamado de sexto :/

  15. ele não é revolucionário pelo mal vencer…
    ele mudou a forma de se ver e pensar o cinema…. Em quase todos os ambitos. Comercialmente, junto com o tubarão ele criou a idéia do que é um grande filme (não em termos qualitativos) e do lançamento de verão. Ele revolucionou o uso de efeitos especiais. Foi o primeiro filme que você levava coisas para casa, ou seja, o primeiro que investiu no mercado fora das telas. cara tem tanta coisa que foi criada por star wars que fica difícil de dizer tudo. mas o fato é que ele se encaixa extamenente no que você disse: os verdadeiros filmes que mudaram o cinema foram os experimentais que influenciaram os diretores das gerações seguintes.
    Isso resume o legado de star wars, um experimento de baixo orçamento que se tornou o maior fenômeno do cinema mundial.
    Por fim, só para reforçar, não estou discutindo qualidade aqui, ainda que eu , em particular, realmente o ache maravilhoso.

  16. Armação comercial! Essa lista é de araque. Não reflete os melhores filmes já produzidos pelos USA e ABUSA da cara dos outros. Pegue todo esse lixo de Batman Gay das Trevas e da DC e jogue fora. Mande incinerar. Use como papel higiênico.
    O filme do Homem de Ferro é muito melhor e olhe que a sequência está somente na primeira produção. O herói é melhor e tem mais recursos, o grupo o qual ele integra é mais poderoso e Stark é mil vezes melhor que a bichona do Bruce Wayne. Batman está em seu quinto ou sexto, sei lá, e nada trouxe de novo. Foram precisos anos e anos para ganhar um Oscar. O Iron Man chega lá.
    Isso sem falar no Homem-Aranha, Hulk, X-Man, Vingadores, Motoqueiro Fantasma, Blade, Elektra… É tanta gente boa que não dá nem para comparar com a ultrapassada DC.
    Batman que procure uma namorada e se cuide. Se não fosse o Curinga, o filme já era.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir

Os Caça-Fantasmas 3?

O terceiro filme de Os Caça-Fantasmas (Ghostbusters) deverá finalmente sair, parece que a atriz Sigourney Weaver…