Sam Kieth, o primeiro ilustrador de Sandman

sandman-sam-kiethSam Kieth é um dos nomes mais pitorescos dos quadrinhos de todos os tempos, nascido em 1963 nos Estados Unidos seu primeiro trabalho com quadrinhos aconteceu em 1983 na revista Mage como arte-finalista de Matt Wagner, onde chamou atenção do mercado com seu estilo e o levou diretamente para as primeiras edições de Sandman e a criação visual de Morpheus.

Kieth desenhou Sandman das edições 1 a 5, desistindo da série logo depois por achar visualmente limitada em relação a suas aspirações artísticas. Pessoa de poucas palavras, uma das poucas declarações de Kieth sobre o assunto foi dizendo que “se sentia como Jimmy Hendrix dentro dos Beatles”, o que faz todo sentido quando olhamos para o trabalho posterior de Kieth.

Claro que isso não tira a magia das primeiras edições de Sandman, o trabalho de Kieth é especialmente espetacular quando Sonho quebra suas correntes e começa a transitar por entre os planos. É Kieth quem primeiro nos apresenta o Sonhar e quem consegue passar a imagem dantesca do Inferno quando Sonho parte em busca de seu Elmo, uma das melhores recordações que tenho da série.

O trabalho seguinte foi uma mini-série em duas edições, escrita por William Messner-Loebs, chamada Epicuro:  Sábio (Epicurus: The Sage), um quadrinho inteligente e divertido (que por coincidência possuo em minha coleção) e que trata da origem do pensamento ocidental pelos gregos focando nas figuras de Epicuro, Sócrates e Platão. Essa sem dúvida seria sua melhor contribuição aos quadrinhos se não fosse pelo The Maxx!

the_maxxThe Maxx é uma criação de Kieth (com ajuda de Messner-Loebs) no início da Image Comics e que mostra um super-herói bastante alternativo de tudo que se via na época, principalmente na própria Image. The Maxx é uma obra brilhante, a série inclusive foi transformada em animação pela MTV e só não começo a falar dela aqui pois não faria jus com poucas palavras.

Pois bem, nos anos seguintes Kieth ampliou o universo de Maxx com outras séries paralelas (Friends of Maxx, Zero Girl, Four Women, Ojo) e em 2007 escreveu e desenhou o confronto entre Batman e Lobo para a DC Comics. Ressalto por fim que o trabalho de Kieth em Sandman realmente não fica a altura de seus trabalhos seguintes, que valhem a pena serem lidos.

Total
0
Links
Comentários 3
  1. esse cara é fraco, fraco. Sei lá, acho o traço dele genuinamente ruim, e ainda por cima é um idiota, ““se sentia como Jimmy Hendrix dentro dos Beatles”, ele tá mais pra ringo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
10 curtas do Sundance Festival de graça para download via iTunes

10 curtas do Sundance Festival de graça para download via iTunes

Indo direto ao assunto, se você entende inglês e curte cinema alternativo não

Prox
Confira Prévia de Mighty Avengers #21

Confira Prévia de Mighty Avengers #21

A Marvel liberou a prévia da edição 21 de Mighty Avengers (Poderosos

Sugestões para você: