[Oscar 2009] Os Ganhadores

Tudo bem que eu cheguei agora e acabei de ver as primeiras premiações, mas, a partir de agora, o Ambrosia estará postando as premiações, comentadas ao vivo.

Para quem chegou agora, Penélope Cruz recebeu o Oscar por melhor atriz coadjuvante, ‘Milk: A Voz da Igualdade‘ venceu por melhor roteiro original, ‘Quem Quer Ser um Milionário?’ por roteiro adaptado, ‘Wall-E’ por melhor filme de animação, ‘La Maison de Peti Cubes‘ venceu como melhor curta de animação, ‘O Curioso Caso de Benjamin Button‘ ganhou por direção de arte e maquiagem e ‘A Duquesa‘ por melhor figurino. ‘Quem Quer Ser um Milionário?‘ levou por melhor fotografia.

oscar

Agora há pouco, Heath Ledger ganhou o prêmio de melhor ator coadjuvante e seus pais e irmã receberam o prêmio por ele.

Agora, a premiação de documentário que vai para “O Equilibrista” James Marsh e Simon Chinn que conta a história do homem que atravessou o vão entre as duas torres do destruído World Trade Center.

“Smile Pinki”, de Megan Mylan, vence o Oscar de melhor documentário em curta-metragem. Cheguei na hora das categorias mais chatas do Oscar (desculpem que gosta de documentários, mas aff).

Uhuu, grande clipe dos melhores filmes de ação de 2008. O Procurado, Homem de Ferro, Hancock, James Bond, Batman, Speed Racer, Hulk, Indiana Jones, Operação Valquiria. Muito bom mesmo.

Will Smith apresentando Melhores Efeitos Especias. E o ganhador é “O Curioso Caso de Benjamin Button”, o terceiro prêmio do filme até o momento. Melhor Edição de Som: Batman – O Cavaleiro das Trevas. Essa eu simplesmente não tinha como saber, são os tipos de categoria impossível de se imaginar quem irá ganhar.

Com Will Smith ainda, temos Melhor Mixagem de Som que vai para: “Quem quer ser um Milionário?” Tá, sinceramente eu não esperava essa, afinal de contas contra tudo quanto é filme de ação foi ele quem ganhou. E ainda Will Smith, com o prêmio de Melhor Montagem. Esse filme com certeza irá para Watchmen ano que vem, porém, esse ano vai para “Quem quer ser um Milionário?” por Chris Dickens (que foi o editor de Todo Mundo Quase Morto e a Noiva de Chucky), provando que mesmo que você faça a edição de filmes considerados B e C, um dia você pode ganhar um Oscar.

Agora, a entrega do prêmio “Jean Hersholt” para Jerry Lewis. O prêmio é considerado um prêmio humanitário e ele é dado a Lewis não por sua carreira, mas pelas suas ações para com seus pares. Lewis estava claramente transtornado por não ter recebido o prêmio pela sua atuação, mas melhor isso do que receber apenas uma homenagem póstuma.

Agora, os indicados a melhor trilha sonora original. Todas as trilhas, sinceramente, sem graça. E o Oscar vai para “Quem quer ser um Milionário?” Novamente, não vi graça na música. Hoje em dia não se vê mais trilhas sonoras originais épicas como antigamente. Não querendo ser preconceituoso com o filme ou os concorrentes, mas entre os candidatos havia Danny Elfman e James Newton Howard e elas não tinham graça nenhuma.

Agora, melhor música sendo duas delas de “Quem quer ser um Milionário?”. A única que pode desbancar o filme é “Down to Earth” de Wall-E. E o Oscar vai para Jai Ho de “Quem quer ser um Milionário?” Sinceramente, eu e o Victor Hugo, estamos xingando as músicas indicadas desse ano.

Hugh Jackman puxando o saco dos cantores das músicas chatas do bloco anterior. Liam Neeson e a atriz de “Quem quer ser um Milionário?” apresentando os filmes indicados a melhor filme estrangeiro. Não vi nenhum desses, apesar de querer ver todos. “Departures”, filme japonês, ganhou! Fantástico!

Homenagem póstuma ao que nos deixaram entre o Oscar do ano passado e o desse ano, entre eles: Bernie Mac Michael Crichton, Roy Scheider, Isaac Hayes, Paul Scholfield, Stan Winston, James Whitmore, Charlton Heston, Anthony Minguella, Sidney Pollock e Paul Newman.

Agora, os indicados a melhor diretor. Acertei mais um!! Melhor Diretor vai para Danny Boyle por “Quem quer ser um Milionário?”. É o sétimo prêmio do filme até o momento. Agora, faltam só três prêmios.

Vamos à melhor atriz e esse vai pra Kate Winslet, senão vai ser uma injustiça daquelas. Nossa!!! Várias ganhadoras do Oscar de melhor atriz para apresentar o prêmio deste ano. Cada uma delas falando com uma das indicadas sobre experiências em outros filmes. Sophia Loren, Shirley MacLane, Halle Berry, Nicole Kidman e Marion Coutillard. As atrizes indicadas ao Oscar de melhor atriz são: Meryl Streep, por “A Dúvida”, Anne Hathaway, por “O Casamento de Rachel”, Kate Winslet, por “O Leitor”, Angelina Jolie, por “A Troca” e Melissa Leo, por “Rio Congelado”. E o Oscar vai para Kate Winslet! Acertei mais uma! Agora só faltam dois prêmios e com certeza o de Melhor Ator vai dar o que falar.

Agora, vamos a Melhor Ator. Mesma coisa que foi feita com as atrizes. Robert DeNiro, Ben Kingsley, Anthony Hopkins, Adrien Brody e Michael Douglas.  Mais algumas falas sobre os atores e os filmes.

Os indicados ao prêmio de Melhor Ator são: Brad Pitt, por “O Curioso Caso de Benjamin Button”, Sean Penn, por “Milk: A Voz da Igualdade”, Frank Langella, por “Frost/Nixon”, Mickey Rourke, por “O Lutador” e Richard Jenkins por “The Visitor”. Bem, minhas apostas vão para Mickey Rourke, mas eu duvido que ele ganhe em razão de como a Academia tende a agir. Bem, como eu imaginava, Sean Penn desbancou o Rourke, ou seja, a academia jogou seu velho jogo do politicamente corretos.

E agora, aos finalmentes. A academia pode agir de duas maneiras, dar o prêmio de Melhor Filme a “Quem quer ser um Milionário?” e consolidar o filme com 8 Oscars ou quebrar as pernas dos indianos dando o prêmio para um filme americano.  No palco, Steven Spielberg para entregar o prêmio. Os indicados são “Frost/Nixon“, “O Curioso Caso de Benjamin Button”, “O Leitor”, “Milk: A Voz da Igualdade’ e “Quem Quer Ser um Milionário?”.

E o vencedor é “Quem Quer Ser um Milionário?”, comprovando que a academia, de vez em quando, pensa um pouco. Se bem que, muitas pessoas que viram esse filme acusaram ele de ser um “Cidade de Deus” versão indiana. Eu não sei se posso dizer que é o mesmo caso, mas uma coisa é certa, se não fosse a distribuição deste via Inglaterra, nunca que esse filme teria sido cotado ao Oscar.

Bem, é isso aí minha gente, foram algumas horas de post ao vivo e fica aqui aberto o espaço para qualquer comentário pertinente ou não. O Carnaval continua e eu volto amanhã!

J.R. Dib

Total
0
Links
Comentários 14
  1. Caraca, JR!
    Em primeiro lugar, as músicas indicadas para o Oscar eram muito bonitas, e a produção feita para elas ficou magnífica. Me lembro de ter inclusive comentado sobre elas com o Felipe quando vimos Quem quer ser um milionário?

    Em segundo, apesar de acreditar que o Mickey trabalhou muito bem em O Lutador, o Penn fez por merecer o prémio. A atuação dele em Milk está belíssima, impossível não senti-lo como o ativista Harvey Milk, principalmente quando paramos para pensar na sua história de papéis durões. Sinceramente, não me pareceu nem um pouco bancar “politicamente correto”. Se tem um prêmio no qual isso ocorreu parece ser em Dark Knight, porque apesar do Heath Ledger estar atuando muito bem como Coringa, toda aquela propaganda deixou a academia sem muitas opções a não ser dar o prémio para ele. Ele merecia o prêmio desde o começo, não precisava da “forçação de barra”..

    Enfim, adorei o Oscar, as únicas coisa que me incomodou foi Wall-E não ganhar nenhum prêmio pela sua fenomenal sonografia e do Leonardo diCaprio não ter sido indicado para melhor ator por Revolucionary Road (ganhar era demais, mas ele merecia estar alí bem mais que o Brad Pitt)…

    1. Eu sinceramente não gostei das músicas Diana. A música de Wall-E tava muito Disney e as duas de “Quem Quer Ser um Milionário?” não me agradaram. Se bem que essa categoria em especial têm sido uma das que eu mais tenho odiado nos últimos anos pela falta de belas músicas.

      1. É um filme infantil! Qual o problema de ser muito Disney? Isso não quer dizer que a música é ruim.. (mas ok, essa nem defendo para estar no Oscar, ela é só bonitinha)

        Tinha milhares de outras músicas boas? Claro que tinha, de fato não entendi porque apenas 3 músicas foram selecionadas (não sei se isso é o praxe), mas a montagem delas ficou muito bonita.

        Ah, se o estilo de Quem quer ser um milionário não lhe agrada é uma questão pessoal. Acredite, milhares de pessoas odeiam música erudita, indiana, árabe, escolha o tipo, isso não faz com que todos esses tipos de música sejam ruins.

  2. Essa Oscar foi uma porcaria apesar de não ter visto (estava no cinema assistindo O Curioso Caso de Benjamin Button), vi depois os momentos chaves e a maioria das premiações foram bastante infelizes…

    Cheguei a conclusão que é uma premiação muito pouco confiável, ela prêmia as carreiras e os contatos e não os filmes. Infelizmente os pseudo-intelectuais vão arrumar mil desculpas para cada premiação…

    1. Camino, por acaso havia algum filme ruim concorrendo?

      Os candidatos as principais categorias eram todos excelentes, digo por que vi todos os filmes…

      E apesar de não ter dado o braço a torce na hora (estava torcendo para O Rourke), confesso que o Sean penn merecia o Oscar, e o discurso dele valeu a escolha…

  3. Sempre que você tem uma distribuição de qualquer coisa vai ser pouco confiável e ter patota, a questão é tentar ver além disso. E, sinceramente, nem me importo, isso só vai me incomodar quando filmes ruins estiverem sendo indicados. Bom, na verdade, nem tanto, é só parar de ver a cerimônia quando isso acontecer. Passei minha vida toda não dando nenhuma importância para o prêmio, portanto posso dizer que não é uma coisa difícil de se fazer…

  4. quem quer ser o milionario ganhou um monte de oscars…os jurados deviam ser burros mesmo!!!mas (ñ me chame de marvete) cadê os oscars do homem de ferro?????

  5. e não é porque eu sou fã da marvel é pq homem de ferro foi um ótimo filme!!!se tivesse um oscar pelos melhores créditos no final do filme o homem de ferro ganharia pela aparicão do nick fury no final do filme!!!

  6. Lucas você é maluco, eu sou um absoluto fã do homem de ferro, mas por mais que tenha adorado o filme ele merecia no máximo o Oscar de efeitos especiais. A premiação não foi um completo absurdo, os filmes concorrentes eram excelentes, os discursos de apresentação (e a idéia de colocar ex-vencedores para escrever um tetxo sobre os candidatos ficou muito legal) ficaram ótimos e tivemos agradecimentos louváveis (sean penn falou muito bem, ao pedir para aqueles contra o casamento gay se envergonharem por suas ações). O oscar foi bastante divertido, como há muito não era, Hugh Jackman é um grande showman e Slumdog Millionaire é um filme sim, muito bom. A maior injustiça da noite para fim foi o fato do Aronofsky não ter sido indicado pela direção, isso sim foi uma lástima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Confira uma prévia de Batman: Battle for the Cowl #1

Confira uma prévia de Batman: Battle for the Cowl #1

A DC Comics liberou uma prévia de Batman: Battle for the Cowl #1 sob a batuta de

Prox
[Oscar 2009] Heath Ledger ganha o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante

[Oscar 2009] Heath Ledger ganha o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante

Uma notícia muito boa para os fãs de Batman: O Cavaleiro das Trevas

Sugestões para você: