Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

Movie Tunes: The Runaways

The Runaways? Já fizeram filme dos Fugitivos? Não meus caros, esse Movie Tunes vai especialmente para os fãs de uma banda de rock que existiu no final dos anos 70 e tinha como membros somente mulheres. Como domingo é o dia internacional da mulher, nada melhor que falar dessa banda que, em 2010, vai ganhar uma cinegrafia.

runaways

Para começo de conversa, a banda foi fundada em 1975 inicialmente pela bateirista Sandy West e a guitarrista e vocalista Joan Jett, unidas pelo produtor Kim Fowley, que queria formar uma banda de punk rock somente de mulheres. Somando-se as duas, tivemos Lita Ford (guitarra) e Cherie Currie (teclado e vocais). No baixo, durante a existência da banda, cinco mulheres tocaram, incluindo Micki Steele que viria a fazer parte das Bangles, Jackie Fox, Laurie McAllister, Peggy Foster e Vicki Blue, que produziu Edgeplay: A Film About The Runaways, um documentário com gravações inéditas e cenas nunca antes mostradas com a história da banda

A falta de conhecimento do público geral em relação a banda que, em diversas listas, é colocada como uma das mais influentes da história do rock, se dá, especialmente pelas suas raízes punk rock, o que desagradava a massa. Porém, como eu disse lá em cima, estão fazendo um filme sobre a banda. Por enquanto, temos no elenco Kristen Stewart (Twilight, Jumper) como Joan Jett. A direção fica por conta da diretora de clipes Floria Sigismondi.

joankristen

De qualquer forma, nada melhor do que imaginar a trilha de um filme das Runaways. Como abertura, a mais clássica das músicas delas: Cherry Bomb

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=v_oTxZl3jNY[/youtube]

Cherie Currie e suas roupas mínimas fazendo poses e caretas no palco vale o clipe. Outro fator é que cada uma das garotas da banda se vestia/maquiava/cortava o cabelo e tinha seus trejeitos conforme um ídolo delas. No documentário Edgeplay, é mostrado que Cherie se inspirava em David Bowie e seu Ziggy Stardust, Joan Jett amava Suzi Quatro, Lita Ford era uma mistura de Ritchie Blackmore e Jeff Beck, Sandy West em Roger Taylor do Queen e Jackie Fox no vocalista do KISS, Gene Simmons, isso ajudava o público a se aproximar delas com base nos artistas já famosos.

As músicas delas, tinham uma batida que lembrava em alguns momentos a Aerosmith, outros a KISS e, em sua fase mais punk, a Sex Pistols.

Outras músicas como Wasted, I Wanna Be Where The Boys Are, Mama Weer All Crazee Now e mais uma série de outras músicas, pregavam uma então liberdade de beber, sair e se divertir que era mais restrita para as mulheres. Isso só podia significar que elas eram vistas, e passavam a impressão graças a seu empresário fdp, que eram todas garotas de programa (a censura me proíbe escrever p#t@s)

Vendo essa primeira filmagem das meninas, quais outras bandas podem ser citadas como claramente influenciadas pela banda? Kittie, Evanescence, Garbage, the Go-Go’s, Be Your Own Pet, Sleater-Kinney, Blondie, Yeah Yeah Yeahs, Le Tigre, Sahara Hotnights, L7, Breeders, Bikini Kill, Babes in Toyland, the Gossip, the Donnas, Avril Lavigne e Paramore, só pra começar.

Com o passar dos poucos anos de existência, a banda foi afundando e a vocalista Cherie Currie deixou a banda para trás bem em seu final. Em sua homenagem, Heartbeat:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=_dvL0R55r0E[/youtube]

Todas bandas de rock, que há alguma mulher tocando qualquer instrumento, nem que seja um piano, deve às meninas do The Runaways. Porém, falando um pouco do filme, eu espero sinceramente que, a diretora e roteirista saiba que a história da qual ela está tratando é uma história adulta, em que cinco mulheres se uniram em uma banda de rock e que toda a vida que o rock’n roll proporciona foi aproveitada por elas intensamente, sem contar as acusações dos pais de algumas delas de que o produtor estaria abusando sexualmente delas. A história pode ser bonita na versão censurada, mas na versão real, a coisa foi mais do que aparenta aos olhos.

Para finalizar, a música que deveria encerrar o eventual filme, Saturday Night Special:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=aN2LehZ_KdQ[/youtube]

Espero que este Movie Tunes, mais informativo do que musical por assim dizer, tenha valido como homenagem justa a todas as mulheres. Tenham um ótimo dia das mulheres todas as nossas queridas leitoras assíduas do Ambrosia.

J.R. Dib

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

Primeiro poster de Inimigos Públicos

Próxima publicação

Green Lantern: First Flight ganha Site e Vídeo

Comentários 7
  1. Avril Lavigne e Paramore não merecem entrar nessa lista isso é mulheres que influenciam a musica e não adolescentes aloprados.E poxa a Banda é incrrivel elas são pioneiras no rock feminino.

  2. – queriiida aprende ‘-‘ depoiis que a Avril estourou foi que
    as mulheres tiveram mais evidencia no cenario rock mundial !
    quem iria ser paramore/evanescence/nigthwish…
    se a Avril não tivesse dado a cara a tapa em 2002 _|_

  3. Bem, desculpem quem discorda, mas nenhuma banda de rock feminino seria algo se não fosse pelas Runaways. A Avril nunca foi rock e agora tá mais pop do que nunca. Eu citei essas outras bandas porque era importante no contexto do artigo, mas sinceramente, dali eu só creio que L7, Blondie, The Donnas e Breeders trouxeram algum avanço em relação ao rock. Até mesmo a atitude rock de Shirley Manson no Garbage era mais pop do que nunca.

  4. O artigo ficou muito bom!
    Cara, eu conheci The Runaways por acaso e não sabia que era uma banda tão influente antes de começar a ouvir sem parar.É muito difícil encontrar blusas delas, por exemplo, porque não são muitas pessoas que conhecem. Quando fiquei sabendo do filme, a primeira coisa que eu pensei foi que depois dele finalmente as pessoas voltariam à falar sobre The Runaways e eu teria com quem conversar sobre a banda \o/
    Mas agora, eu não penso tanto nisso porque estão associando muito o filme com a Kristen, nada contra ela, mas é capaz de ficaram falando “Ah!The Runaways?Aquela banda do filme da ‘Bella’? ” Entende oque eu quiz dizer? Claro que pode não ser assim, e espero que não seja, mas é uma grande possibilidade que me deixa com um pé atrás com esse filme…Mas ainda assim estou doida para poder assistir 😀
    Enfim, desculpe ter me emplogado com o texto XD

    1. A idéia do texto é empolgar Lívia. Aqui no Ambrosia, os comentários é que fazem nosso salário. Se as resenhas e colunas ganham comentários favoráveis quer dizer que estamos fazendo um bom trabalho.

  5. Adorei a matéria… muito boa mesmoo.. Sinceramente n conhecia as The Runaways… Mas descobri como elas influenciaram o rock… Adoro elas agora.. as musicas sao ótimas,tbm…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir