Fábulas do Tempo e da Eternidade

cristina_lasaitisO mercado editorial brasileiro voltado para a literatura de ficção fantástica e científica é ainda limitado e muitas vezes conservador, baseando-se unicamente em estratégias de vendas e publicando apenas obras com um público maior, mas pouco estruturado. As conseqüências dessas medidas são a pouca variedade dentro dos gêneros e a péssima qualidade dos livros que são publicados. Já tive a oportunidade de ler muitos livros nacionais ruins, sendo que alguns deles se tornaram muito famosos. Muitos autores populares, como é o caso do escritor e desenhista Orlando Paes Filho, parecem não possuir potencial estilístico para criar uma obra consistente e satisfatória para leitores amadurecidos. Felizmente não é o caso do primeiro livro  da autora Cristina Lasaitis, uma paulistana de apenas 26 anos que ganhou espaço na ficção publicando contos em diversas coletâneas e recebendo notoriedade pelo seu excelente trabalho.

Publicado em 2008 pela Tarja Editorial, uma ótima editora que se propõe a publicar novos autores e obras inovadoras, além de manter um acabamento gráfico diferenciado, Fábulas do Tempo e da Eternidade nos mostra diferentes histórias acerca do tempo através de 12 contos. Os leitores fanáticos por ficção científica terão o prazer de encontrar referências sobre Isaac Asimov, Arthur C. Clarke, Ray Bradbury, William Gibson, Ursula K. Le Guin, entretanto não é só isso, pois também sentimos a aura do realismo fantástico dos gênios Jorge Luis Borges e Ítalo Calvino, a perspicácia de Clarice Lispector e até a sabedoria do mestre Machado de Assis. Admito que  fiquei impressionado com a quantidade de referências durante a leitura, algo que só teve a acrescentar no estilo de Cristina.

A teoria do Não-Tempo desenvolvida pela professora brasileira Cláudia Mansilha e a mudança repentina de tudo que sabíamos sobre a física constituem o que há de mais interessante na obra para muitos leitores. Com um ritmo de leitura sintético e objetivo, carregado de complexas teorias e suposições sobre a constituição do tempo, que soam abstratas até para leitores que estudam ou trabalham na área de Exatas, o conto nos transporta para um Brasil prestes a ser reconhecido mundialmente através de uma experiência cujo objetivo é provar a inexistência do tempo. A quantidade de informações atiradas para o leitor, além dos fatos que compõem intrigante vida da professora Mansilha e sua obstinação pelo trabalho, cria uma realidade alternativa maravilhosamente verossímil e digna de ser comparada a credibilidade do mundo do livro As Fontes do Paraíso de Arthur C. Clarke.

Em oposição à “ficção científica soft” temos o conto de realismo fantástico As Asas do Inca, onde a história de um imperador assombrado pelo medo da morte termina com uma ótima lição de moral. Ainda nessa mesma linha temos Nascidos das Profundezas, um dos meus contos preferidos, onde é possível observar uma apimentada antropológica durante o encontro de um povo miserável que habita o deserto e os visitantes de uma região mais rica da Terra. É interessante observar a linha tênue que separa os mundos onde os contos se passam, pois também Os Irmãos Siameses alimenta um cenário baseado na cultura latina, algo que enriquece a história dramática sobre a relação de dois irmãos fadados a convivência.

Outro conto de grande destaque é o Viagem Além do Absoluto, onde a escrita de Cristina nos faz flutuar diante de um mundo de fantasia e ficção científica sem limites! É com certeza um conto que nos remete imediatamente a fantasia absurda de Cosmicômicas, obra essencial para quem admira Ítalo Calvino, mas com um teor científico que coloca os leitores de ficção científica mais ferrenhos no chão. Um conto que gostei muito, tanto pela forma criativa de ter sido escrito, quanto pelo conteúdo e o final inesperado, foi o Os Parênteses da Eternidade, onde dois desconhecidos trocam cartas que viajam através do tempo, história ambientada em universo alternativo criado anos após a fantástica experiência de Cláudia Mansilha. Recomendo também a leitura do Caçadores de Anjos, onde Cristina Lasaitis utiliza mais uma vez da sua versatilidade como escritora e assim estrutura um cenário de fantasia medieval impecável.

Mais que uma coletânea de contos, Fábulas do Tempo e da Eternidade é um exemplo de que o Brasil tem potencial para publicar escritores de ficção em um nível superior ao de muitos países. Espero que assim como Cristina Lasaitis, muitos outros escritores surjam aí para mostrarem a qualidade e a criatividade do escritor brasileiro. Para mais informações sobre a autora e como adquirir o livro, basta acessar esse link.

Total
0
Links
Comentários 8
      1. Calma, hehe! Eu só aproveitei a oportunidade para perguntar sobre o Roberto de Souza Causo e o que ele anda fazendo, em termos de literatura de ficção fantástica e científica, só isso. Já que ele é um dos estudiosos da produção literária do gênero no Brasil e um bom escritor no mesmo, eu pensei que ele pudesse ter algo a dizer….

        1. É uma pena não ter contato com ele, apesar de vê-lo no mesmo meio que participo de escritores de ficção. Vou procurar conversar com ele e quem sabe não surge uma entrevista aí.

          1. Oi, gente. Mantenho coluna semanal no *Terra Magazine*, a revista eletrônica do Portal Terra. É sobre ficção científica, fantasia e horror. Publiquei um conto lá, este ano — “Dactilomante”. No momento, a Devir prepara a publicação do meu segundo romance, “Anjo de Dor”, de terror. Tenho participado, com contos, do Projeto Portal, de Nelson de Oliveira, de revistas de pequena tiragem, misturando autores de FC e do mainstream. Nos próximos meses a Devir deve publicar, também, uma antologia de contos de fantasia que organizei, “Rumo à Fantasia”, com autores nacionais e estrangeiros. Obrigado pelo seu interesse, Álvaro.

  1. Caramba, parece bem interessante. Realmente o cenário nacional carece de obras de ficção fastático-científica…

    Vamos ver se com o tempo isto muda… Vou procurar este livro, a idéia de vários contos, neste estilo, me chamou atenção!

    Ótima resenha, abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Bruce Willis em adaptações de HQs para o cinema

Bruce Willis em adaptações de HQs para o cinema

Com 54 anos de idade, o badaladíssimo ator Bruce Willis está se ligando mais e

Prox
Todd McFarlane avisa que novo filme do Spawn está no forno

Todd McFarlane avisa que novo filme do Spawn está no forno

Todd McFarlane e sua “obra prima” Spawn aparentemente entraram de

Sugestões para você: