E3: Microsoft apresenta seu sensor de movimentos

Numa jogada que poderá, dependendo de como for feita, ser o fim do Nintendo Wii, a Microsoft apresento o Project Natal, um sensor de movimento para o corpo todo em que simplesmente poderá se jogar usando todo o corpo e a voz, bem como interagir com o console e a internet usando ele, sem a necessidade do controle.

project-natal-1

O sistema de sensores do Project Natal inclui, além dos sensores de movimento, câmera e microfone, ampliando a interação com os jogos a serem produzidos pela empresa para este tipo de sistema.

Porém, talvez seja apenas um trabalho progredindo aos poucos, como bem disse um dos diretores da empresa em entrevista ao blog G4:

“O que nós queríamos fazer era, é uma tecnologia importante que nós temos trabalhado há algum tempo e ainda não estamos prontos para dar uma data de lançamento ou que, apenas podemos dizer que iremos trazer ao mercado um estilo de jogo sem controles e ainda temos algumas especificações técnicas anunciadas, como a câmera de profundidade, câmera RGB, microfone de área e há silicone customizado ali dentro” disse o diretor John Schappert.

project-natal

“Nosso objetivo é mostrar isso e mostrar qual será o futuro do Xbox 360 e, mais importante, de cairmos nas mãos dos desenvolvedores. Está indo para as mãos dos desenvolvedores agora. Eles estão trabalhando nos jogos. Como você pode ver, alguns dos nossos protótipos de jogos mais básicos foram apresentados. Nosso objetivo era mostrar o que o futuro reserva ao Xbox 360, nos preocuparemos com os específicos mais tarde.”

Só para constar, estão por trás do Project Natal, Steven Spielberg e Peter Molyneux, presidente da Lionhead Studios, que esteve no lançamento do projeto perante a platéia da E3.

Ainda é cedo para saber se realmente algum jogo que preste poderá sair desta bela idéia da Microsoft, mas, se as empresas descobrirem o melhor caminho para este sistema, podem ter certeza que, dada a capacidade de processamento do console, este desbancará o Wii como um conselho de diversão familiar.

J.R. Dib

Total
0
Links
Comentários 7
  1. Fico com a opinião do pessoal do Game Trailers… A camêra não irá derrubar o wii, por diversos motivos:

    A nintendo e suas franquias é o que praticamente todo o público leigo sabe sobre videogame.
    Com o wii, o console mais vendido da história, isso ficou ainda mais forte, e esses não-gamers encontraram uma diversão casual e até mesmo ferramenta para exercícios. Minha mãe, por exemplo, nunca soube o nome de nenhum dos meus video-games, no entanto ela vive dizendo que quer comprar um wii para ela. Estamos falando de alguém de 50 anos que nunca ligou um computador e sabe o que é o wii, e deseja tê-lo. Vejo dezenas de exemplos desses em todas as idades. Praticamente nenhuma das amigas da minha irmã sabe que existe um tal de x-box, elas tem o wii e ele parece cumprir tudo o que elas pedem.

    As melhorias gráficas do x-box não são relevantes para a maioria do público do wii. E a microsoft vai precisar construir um nome do zero, entre todos os leigos para convence-los a comprar um controle que eles pouco ouviram falar, e que é muito mais caro. Este é outro detalhe, o wii é muito mais acessível do que os demais consoles de nova geração.

    Como nerd, eu entendo perfeitamente que o wii não é o melhor dos video-games, ainda que possua jogos brilhantes. Por isso mesmo que eu e a Diana, sedentos por alguns jogos hardcores acabamos comprando também o Play 3 (e pelo maravilhoso blue ray). Mas sinceramente, por mais que em muitos aspectos o play3 ou x-box pareçam uma plataforma superior ao wii, esses aspectos não parecem ser tão relevantes para os jogadores casuais.

    Quando estou em casa com a Di, jogamos resident evil 5, metal gear, little big planet. Quando nossos amigos vem cá, só dá mario kart, smash bros e etc… Me parece realmente o melhor console nesse aspecto social….

    1. “acabamos comprando” é ótima! Nem falo nada….

      Mas enfim, concordo com a sua opinião. Outro exemplo é a minha mãe, ela não fala “videogame”, fala “nintendo”.

    2. Li algo bem interessante sobre as diferentes formas que o sistema pode ser aproveitado. Como já disse aqui, acho que isso não é algo para substituir o Wii mote ou os controles convencionais, mas sim para aprimorar e somar à jogabilidade de inúmeros jogos. Pode ser usado único e exclusivamente para controlar jogos, sim. Mas acredito que ele será melhor aproveitado se utilizado como o “algo mais” dos videogames.

      Abraço. =)

    3. Li algo bem interessante sobre as diferentes formas que o sistema pode ser aproveitado. Como já disse aqui, acho que isso não é algo para substituir o Wii mote ou os controles convencionais, mas sim para aprimorar e somar à jogabilidade de inúmeros jogos. Pode ser usado único e exclusivamente para controlar jogos, sim. Mas acredito que ele será melhor aproveitado se utilizado como o “algo mais” dos videogames.

      Segue o link: http://migre.me/1TcJ

      Abraço. =)

  2. Muito interessante mesmo o novo sistema que a Microsoft apresentou. É legal ver a E3 bombando como antes… Polêmicas à parte, a meu ver esse novo sistema deverá se integrar aos controles, e não substitui-los em sua totalidade. Acho que deverá ser melhor aproveitado como “um algo a mais” do que substituir a atual forma de se jogar videogame. =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
E3: Left 4 Dead 2

E3: Left 4 Dead 2

Quem curte jogos de zumbi, em que podemos matar eles, de modo cooperativo e

Prox
E3: Trailer de Brink

E3: Trailer de Brink

A Bethesda não deixa de surpreender

Sugestões para você: