Tim Burton vai para o MoMA

timburtonesqueleto

Todos sabem que Tim Burton se insere no ramo artístico através de suas produções cinematográficas, porém o que nem todo mundo conhece é o restante do lado artista do diretor. Ele também escreve, desenha, fotografa, pinta; e é exatamente pela extensão de seu trabalho que foi possível que tivesse início uma exposição no MoMA dedicada totalmente a ele. Fiquem abaixo com o texto introdutório da exposição:

Este enorme retrospecto da carreira de Tim Burton, que consiste em uma exibição em galeria e na apresentação de uma série de filmes, leva em consideração o trabalho de Burton como diretor, produtor, escritor e criador dos conceitos de seus filmes em live-action e suas animações, junto com seu trabalho como escritor de ficção, fotógrafo e ilustrador. Seguindo a corrente de sua imaginação visual desde o início de sua infância e estendendo-se a seu trabalho maduro, a exibição apresenta a arte gerada durante a concepção e produção de seus filmes, e traz à tona diversos projetos que não foram levados a cabo e peças nunca antes vistas, assim como trabalhos de quando ele era um estudante de arte, seus primeiros filmes não-profissionais e exemplos de seu trabalho como um contador de histórias e artista gráfico para projetos não relacionados a filmes. Os temas antagônicos de sua adolescência e vida adulta, elementos como a sentimentalidade, o cinismo e o humor cercam seus trabalhos em uma variedade de mídias: desenhos, pinturas, cadernos de esboços e cartoons. Inspirando-se em fontes da cultura pop, Burton reinventou a forma de fazer filmes em Hollywood transformando-a em uma experiência espiritual, influenciando toda uma nova geração de novos artistas que trabalha com filmes, vídeo e artes gráficas.

oyster-boySegundo a Variety, “A exposição incluirá mais de 700 peças: pinturas, desenhos, storyboards, maquetes, bonecos e outros trabalhos criados ou projetados graficamente pelo Tim Burton. O MoMA também exibirá um completo retrospecto dos 14 filmes de Burton ao longo do curso da exibição”. O MoMA também irá projetar outros filmes que foram particularmente importantes para a formação do diretor, como Frankenstein (1931), de James Whale, O Escritório do Dr. Caligari (1920), de Robert Wiene, e O Poço e o Pêndulo (1961), de Roger Corman.

Tim Burton, que confessa que na primeira vez que ouviu sobre a exposição achou que fosse uma brincadeira, afirma que “Quando você faz um filme, você se sente, em certo sentido, exposto, e isso [a exposição] faz você se sentir ainda mais exposto”, “Eu sinto que é realmente uma honra, mas também estou um pouco nervoso”.

A enorme exposição terá início no dia 22 de novembro e seguirá até o dia 26 de abril, sendo patrocinada pelo SciFi Channel. Infelizmente para nós, é óbvio que a exposição não sairá de Nova Iorque.

Total
0
Links
Comentários 1
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Informações sobre Fábulas e uma prévia de Peter & Max

Informações sobre Fábulas e uma prévia de Peter & Max

Peter & Max é a nova produção de Bill Willingham para expandir o universo de

Prox
Batman Ame-Comi pela DC Direct

Batman Ame-Comi pela DC Direct

Após o sucesso dos lançamento da série Ame-Comi Heroine, personificando heroínas

Sugestões para você: