Quase tudo o que você precisa saber sobre Geist: the Sin Eaters!

Quase tudo o que você precisa saber sobre Geist: the Sin Eaters! – Ambrosia

Dia 16 de Junho foi lançado mais um spoiler de Geist no site da White Wolf, junto com mais um pequeno concurso. Entretanto a parte mais reveladora são as declarações dos sortudos que já receberam o Quickstart para narrar amanhã no Free RPG Day, finalmente temos de forma mais ou menos completa as opções para a criação de um Devorador de Pecados.

Em um lago congelado, o gelo racha subitamente com o som de um tiro. Um jovem rapaz acaba por cair, e quando o resgate chega para retira-lo, sua temperatura corporal está abaixo dos 35 graus e ele não está respirando.

Um viciado fecha uma mulher numa rua deserta. Ele quer o seu dinheiro, mas precisa de uma dose mais do que qualquer coisas. Suas mãos estão tremendo, e enquanto ela lhe passa sua bolsa a arma dispara. O vermelho maçã nos lábios da mulher não é maquiagem. O viciado corre, a deixando para sangrar até a morte no pavimento sujo.

Em um leito de hospital, um homem dá o seu ultimo arfar através de uma máquina que estala e faz pequenos barulhos a intervalos regulares. O câncer praticamente liquefez seus órgãos, mas ele luta para cada respirar. Ele ainda não desistiu de viver.

Todas estas pessoas deveriam ter morrido. Na verdade todas elas morreram, ao menos por um momento. Mas quando a maioria das pessoas simplesmente teria passado adiante de forma silenciosa, ou se tornado um fantasma sem descanso, algo muito diferente aconteceu com eles. Quando suas almas perderam seus laços e se preparam para deixar suas casca mortais, uma combinação de um desejo ardente de não partir passivelmente naquela boa noite e o peculiar toque funesto da alma de um Devorador de Pecados envia uma espécie de chamado, um chamado que é respondido por um geist. Mais do que um fantasma, menos do que um deus, geists ocupam um local peculiar nos reinos dos mortos. Apesar de cada Geist ter sido uma vez um mortal com vida homem ou mulher, eles se apossaram de um manto maior do que qualquer identidade individual. O geist segura a alma antes que ela se vá para sempre, e lhe faz uma oferta: uma segunda chance de viver em troca de dar ao geist um corpo físico terreno para habitar mais uma vez. Os devoradores de pecados se referem a isso como “a barganha”, ou as vezes de forma seca como “o evento”, já que é o primeiro momento de suas criações.

E por isso nós chamamos de “um jogo de narrativa sobre segundas chances”.

O concurso que segue este spoiler, e que vai até a próxima segunda, pede para que os participantes escrevam um evento de quase morte em 75 palavras e postem em um tópico no fórum de Geist: The Sin Eaters.

Como montar um personagem de Geist e quais são suas características principais?

Pessoas que sofreram de experiências de quase morte e voltaram modificadas, fundidas a uma sombra conhecida como geist. Parte humanos e parte outra coisa.

Ao longo deste artigo tentarei traduzir os termos de jogo para o português. Peço perdão pela tradução feita em cima da hora, ficaria muito feliz em ouvir sugestões para traduções melhores dos termos de Geist: The Sin Eaters.

Arquétipos

Os Arquétipos (semelhantes aos refinamentos dos prometheans) são determinados pela forma como eles reagem a esse evento de quase morte, ou seja, suas escolhas de como viver a segunda chance:

  • Advogado (advocate) – Aqueles que terminam os negócios inacabados dos mortos.
  • Pega-ossos / tradução melhor? (bonepickers) – Aqueles que usam seus assustadores e novos poderes para ganho próprio.
  • Celebrantes (celebrant) – Aqueles que vivem a vida ao seu máximo ao terem provado da morte.
  • Guardiões (gatekeepers) – Aqueles que vigiam as fronteiras entre os vivos e os mortos.
  • Em Luto / tradução melhor? (mourners) – Aqueles que seguem uma filosofia que diz que a morte e a vida são simplesmente maneiras diferentes de se encontrar o mundo.
  • Necromantes (necromancers) – Aqueles que buscam conhecimento e sabedoria na terra dos mortos.
  • Peregrinos (Pilgrim) – Aqueles que percebem que uma vida livre de arrependimentos irá salva-los de se tornarem almas penadas. Eles tentam viver uma vida de significado e completude.
  • Ceifadores (reapers) – Aqueles que fazem o que podem para tornar o mundo um lugar melhor, trazendo a morte para aqueles que não merecem mais viver.

Limiares (threshold)

A maneira que um Devorador de pecados morreu é muito vital e os marca. O Geist que eles são atados é usualmente alguém que morreu da mesma maneira. As Chaves (Keys) estão conectadas ao Limiar.

  • Os Destorcidos (the Torn), pessoas mortas por algum tipo de trauma violento. Escolhidos pelo Cavaleiro Vermelho (red horseman) possuem afinidade para efeitos Passionais e Stigmáticos.
  • Os Silenciosos (the Silent), mortos por inanição. Escolhidos pelo Cavaleiro Negro (black horseman) e possuem afinidade para a Paralisia e o Vento Gélido.
  • As Presas (the Prey), mortos pela natureza. Escolhidos pelo Cavaleiro Pálido (pale horseman) possuem afinidade para as Chaves Primordial e Areia de Cova.
  • Os Afligidos (The Stricken) mortos por enfermidades e doenças. Escolhidos pelo Cavaleiro Branco (White horseman) as manifestações fantasmagóricas e lágrima manchada.
  • Os Esquecidos (the Forgotten) mortos pelo acaso. Escolhidos pelo Cavaleiro Cinza (gray horseman) possuem uma afinidade pelas Chaves Industrial e Chama de Pira.

Chaves

Nomes e Significados das Dez Chaves:

  • Chave da Areia de Cova (Grave-dirt Key) – Chave Elemental da terra.
  • Chave do Vento Gélido (Cold Wind Key) – Chave Elemental do ar.
  • Chave das Chamas da Pira (Pyre Flame Key) – Chave Elemental do fogo.
  • Chave da lágrima manchada (Tear Stained Key) – Chave Elemental da água.
  • Chave Industrial (Industrial Key) – Influência sobre as máquinas.
  • Chave Passional (The Passion Key) – Influência sobre as emoções.
  • Chave Fantasmagória (Phantasmal Key) – Influência sobre a criação de Ilusões tingidas por loucura e dor.
  • Chave Primordial (Primeval Key) – Influência sobre a natureza e os animais (incluindo o comportamento animal humano).
  • A Chave da Paralisação (Stillness Key) – Poderes sobre furtividade e os sentidos alheios.
  • A Chava Stigmata (Stigmata Key) – O uso de sangue e sacrifício para controlar e dominar espíritos e o Reino das Sombras.

Psychê e Sinergia

Psychê é o atributo de poder, sendo o seu uso semelhante aos demais Power Stats das outras linhas, como Gnosis e Potência do Sangue. Sinergia é a característica de Moralidade do devorador de pecados. Ela é bastante semelhante à clareza (dos changelings), e representa a delicada balança entre o lado humano e o Geist.

Plasma

Plasma é o combustível sobrenatural dos devoradores. Ele é utilizado para ativar manifestações e chaves, resistir a venenos e toxinas, ignorar penalidades de dor e também pode ser usado para a cura de si mesmo. Ele pode ser adquirido através do uso de virtudes e vícios e também através do consumo de fantasmas (o que não parece gerar degeneração).

Mementos (verbatim)

Alguns itens estão imbuídos de uma energia funesta. O véu sujo de sangue de uma noiva assassinada ou o brinquedo esquecido jogado para fora do acidente de carro. Devoradores de Pecados tem muito apreço por estes itens, usando-os como medalhas de honra, totens xamânicos ou simples adereços sombrios.

Os mais comuns, são simplesmente amuletos que aumentam ligeiramente a habilidade dos devoradores. Outros, entretanto, guardam um grande poder próprio. Estes itens, chamados de memorabilia pelos atados (bound), são objetos lendários até entre os mortais, como a capa enterrada com Bela Lugosi ou relicário de um Santo.

Cada devorador tem pelo menos um memento, conhecido como keystone. Cada Keystone é diferente e toma forma de acordo com algo significativo para a história do geist, mesmo que o geist não se lembre o por que. Apenas os mementos do tipo keystone de geists que foram destruídos ou derrotados podem ser roubados, trocados ou perdidos.

Domínios dos Atados

Apesar dos devoradores serem indubitavelmente criaturas do mundo mundano, eles podem se encontrar tragados para a terra dos mortos por diversas razões. Como a viagem de Inanna ao mundo inferior ou a busca de Orfeu para salvar Eurídice, existe sempre um preço para se ir até estes locais profundos.

O Mundo Inferior é um lugar belo e terrível, cheio de dores e maravilhas em igual medida. Enquanto alguns devoradores de pecado viajam as profundezas ctônicas em busca de pactos com sombras antigas e enigmáticas, ou coisas ainda mais sombrias, outros vêem seu chamado para agir como guardiões dos portões que levam ao Mundo inferior, bloqueando a passagem de ambos os lados.

Por outro lado, o reino do crespúsculo (twilight) é mais um estado de ser do que um local físico, coexistindo com o mundo material. Criaturas e objetos no crepúsculo são sombras da realidade física. Ninguém viaja para o crepúsculo, ele está sempre lá, mas você pode não ser capaz de enxergá-lo. O Crepúsculo é em suma, apenas outra camada da realidade, apenas abaixo do que conhecemos.

Observações finais

De fato temos agora muitas coisas concretas sobre o que o jogo vai ser, e como serão os personagens. Muito em breve todos poderemos joga-lo, já que dentro de cinco dias o Quickstart vai estar disponível no site oficial para download. Eddy Webb, desenvolvedor de projetos alternativos, disse que a história do PDF se passará em Nova York e terá como foco o caso do assassino “Son of Sam” até hoje mal resolvido pela políca estadunidense.

Uma outra notícia que vale a atenção é que a partir desta segunda e todas as segundas feiras subseqüentes até agosto, Matt MacFarland irá postar em seu blog os playtests do jogo. Algo que merece ser acompanhado com atenção. A única falta consistente que ainda temos, é uma explicação mais clara do que é o geist e como funciona a relação entre ele e seu hospedeiro, assim como uma visão mais ampla do mundo Inferior e do sistema de poderes.

Quase tudo o que você precisa saber sobre Geist: the Sin Eaters! – Ambrosia

Total
0
Links
Comentários 8
  1. Parabens, eu sou um amante de Wraith – Oblivion, para mim o melhor RPG ja lancado (opiniao pessoal), qnd soube que iria sair o geist fiquei louco para saber se seria uma nova visao da mesma situacao, porem vi que e completamente diferente e nem um pouco menos interessante do que Wraith. To loco para jogar e tenho fe em Ialah!. que o nosso mestre mala va mestrar a historia introdutoria.

    Parabens pelo trabalho o/…

  2. “uma visão mais ampla do mundo Inferior ”

    isso me soa como um complemento rs

    Bom, já estava na hora de sairem mais informações sobre o Geist, né? A White Wolf segurou bastante e criou todo um clima de suspense, fico feliz deles não terem desapontado, o jogo realmente promete ser muito bom, quero muito poder joga-lo!

    Parabéns, Fê, o artigo está muito bom!

  3. Pega-ossos / tradução melhor? (bonepickers) – Aqueles que usam seus assustadores e novos poderes para ganho próprio.

    Que tal “Coletores de Ossos”? Dá na mesma e fica “tchans”. Abraços!

  4. Parabéns pela qualidade deste e dos diversos artigos que tem saído aqui no Ambrosia! Com certeza a melhor cobertura do nWoD que temos na blogosfera Brasuca.
    Continuem o ótimo trabalho!

  5. KrK!!! Meus parabéns pelo trabalho q vc fez aki.
    Já estou com o meu quickstart de Geist e vc tah no caminho certo.
    O termo mais aproprido que encontrei pra mourners seria lamentador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Assista o trailer de A Mulher do Viajante no Tempo!

Assista o trailer de A Mulher do Viajante no Tempo!

A Mulher do Viajante no Tempo chega para aqueles que acreditam no amor, mesmo

Prox
Megan Fox só fará uma ponta em Jonah Hex

Megan Fox só fará uma ponta em Jonah Hex

Este artigo contém SPOILERS!

Sugestões para você: