Filmes independentes de Batman

Os fan-films sempre são uma boa referência se você procura ver algo que gosta sob um óculo novo e original. Seja relacionado à um livro, filme ou personagem de quadrinhos. Curiosamente, mas não por acaso, Batman é o personagem de histórias em quadrinhos que mais possui fan-films. Talvez isso se dê ao nível de seriedade de suas histórias, ou, pelo anti-heroísmo que se encontra intensamente arraigado ao personagem, transformando esta característica em um bônus para seu próprio carisma. Não se sabe ao certo. Segundo o maior site sobre o gênero, o Homem Morcego possui nada menos que 121 filmes independentes. Perde apenas para Star Wars que possui impressionantes 295 filmes sobre seu universo.

Nós aqui do Ambrosia, para o especial Batman 70 anos, selecionamos dois excelentes curtas que você não pode perder.

i) Batman: Ashes to Ashes

ata1
Foi em 2006. Julien Mokrani e Samuel Bodin – dois fãs de Batman – resolvem renunciar ao formato comercial de filmes que o Homem Morcego ganhara até então. A idéia? Colocar o universo Batman em um ambiente à la Sin City. O batman ata2fan-film Ashes to Ashes (algo como Cinzas à Cinzas) elucide-nos justamente à isso: Um universo sombrio, macabro e doentio digno das histórias mais memoráveis do personagem. O que melhor que o preto, branco e vermelho para representar tal idéia? O visual é surpreendente para um filme independente. Muito bem produzido, com figurino impecável e ritmo envolvente. Nele são apresentados vilões como o Pinguim (que por sinal está perfeito), o Coringa (que não chega a empolgar, graças à performance de Heath Leadger neste último longa) e o surgimento da Arlequina.
Neste curta, Batman não é apresentado como personagem principal, como estamos acostumados. A trama se desenvolve em torno de um bandido e suas ações. É interessante observar como o Homem Morcego é caracterizado e apresentado: À vista do bandido, Batman é quase um monstro, e é exatamente assim que vemos o herói neste curta francês.

O filme, que tem duração de quase 18 minutos, foi gravado em apenas 13 dias, apesar de ter passado mais dois anos (entre 2006 e 2008) em pós-produção. Foi exibido pela primeira vez no Canto dos Curtas do Festival de Cannes, neste ano.

ata6

O Batman de Mokrani e Bodin é diferente de qualquer coisa já feita: Fala francês, possui barba e se comporta como um animal possuído e sedento por vingança. O enredo, centrado no chefe do bando, conhecido como Eddy, conta a história de um grupo de assaltantes que invade a mansão Wayne e acaba por assassinar o mordomo Alfred.

batman ata3
Depois do ocorrido, seu grupo começa a crescer no submundo de Gotham e passa a ser perseguido por Batman. O filme é recheado de violência e nos mostra um conto de Batman deveras underground. Apesar da excelente produção, a história é um tanto confusa e termina de uma forma repentina e inesperada, talvez o filme pedisse um pouco mais de desenvolvimento de roteiro. Apesar deste contra, é um curta que vale à pena ser assistido. Segue a sinopse oficial traduzida:

“1938. Impulsionados por diferentes razões essenciais, Eddy, Charles e Sergio decidem invadir a mais poderosa mansão da cidade. Mas a construção possui um mordomo disposto à interceptá-los. O sangue é derramado. Os três improvisados assassinos estão em fuga, as mãos cobertas de sangue, mas pelo menos eles conseguiram o que pretendiam. Por três semanas um intenso e irreal soluço ecoa dos telhados. Nesta cidade corrompida pela violência, três gangsters novatos começam sua ascensão no mundo do crime. No entanto, uma vingativa sombra está à caçá-los.”

Abaixo você confere o filme na íntegra (com áudio em francês e legendas em inglês), seguido pelos vídeos de making of e efeitos visuais de pós-produção.

[dailymotion]http://www.dailymotion.com/video/x9fnir_batman-ashes-to-ashes-hd_creation[/dailymotion]

Making of:

[dailymotion]http://www.dailymotion.com/video/x983c3_behind-the-scene-making-of-batman-a_creation[/dailymotion]

[dailymotion]http://www.dailymotion.com/video/x985ew_batman-vs-joker-making-of-batman-as_creation[/dailymotion]

[dailymotion]http://www.dailymotion.com/video/x982ne_o-c-cobblepot-making-of-batman-ashe_creation[/dailymotion]

Efeitos visuais:

[dailymotion]http://www.dailymotion.com/video/x986or_vfx-technical-breakdown-batman-ashe_creation[/dailymotion]

Confira mais informações no site oficial: http://www.ashestoashes-themovie.com/

ii) Batman: Dead End

Batman DeadEnd

Inspirado nos crossovers Batman/Aliens e Batman vs Predador, este curta lançado em 2003 e premiado na San Diego Comic Con conta a história bts06de um suposto encontro do Alien, Batman e Predador. Foi feito por Sandy Collora com um orçamento de US$ 30.000. O enredo inicia com um encontro do Batman com o recém fugitivo Coringa. Eles fazem o único diálogo do curta. Aqui nos deparamos com uma das frases mais famosas do Coringa. O palhaço do crime diz à seu eterno inimigo, entre risadas de loucura: “Você me criou”. A ação começa para valer quando surge o Alien no meio da história, nocauteando o Coringa. Em seguida o Batman já se vê em uma luta contra o Predador. É exatamente assim, tudo acontece muito rápido, em uma briga intensa entre as criaturas e o herói mascarado.
O filme foi super elogiado por nomes importantes dos quadrinhos, como Kevin Smith. Smith disse: “Talvez seja o melhor filme de Batman já feito.” E Alex Ross: “O Batman de um jeito que eu sempre quis ver”.

O curta tem duração de oito minutos e nos mostra um Batman que eu particularmente gostaria muito de ver nas telonas: Sem armadura, muito focado e um tanto sombrio. O figurino é talvez o grande protagonista do filme. Alien e o Predador, que possuem design extremamente particular, foram muito bem representados. Destaque também para o Coringa que muito se assemelha ao de Bolland em “A Piada Mortal”.

Se você curte cenas de ação e um dia sonhou em ver estes crossovers citados anteriormente virarem filme, certamente vai gostar. É extremamente recomendado à qualquer um que se diz fã do Cavaleiro da Trevas. Abaixo você confere o curta na íntegra:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Hjp0I_okX0w[/youtube]

Confira mais informações e o curta em HD no site oficial: http://www.collorastudios.com/index.html

Existem vários outros fan-films interessantes sobre Batman. Quer conhecê-los? Clique aqui.

Vida longa ao Homem Morcego!

Total
0
Links
Comentários 3
  1. Smith disse: “Talvez seja o melhor filme de Batman já feito.” E Alex Ross: “O Batman de um jeito que eu sempre quis ver”.

    assino em baixo!

  2. Bah, esses aí são fichinha para “Batwoman – La Mujer Murciélago” !!!
    Nessa película a versão feminina do Batman, filmada no México, enfrenta criaturas híbridas, criadas por um cientista louco (bem original…).
    A “Mujer Murciélago” combate o crime usando apenas máscara e um biquini !

    Procurem pela internet e tentem assistir essa bat-película genérica que vale a pena. Quem precisa de Adam West qdo. se tem uma mexicana gostosa e de biquíni…

    Dica para baixar o filme: site do FARRA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Batman 70 Anos

Batman 70 Anos

O especial “Batman 70 Anos” transcende o Ambrosia e chega ao nosso

Prox
DiCaprio produzirá versão gótica de Chapeuzinho Vermelho

DiCaprio produzirá versão gótica de Chapeuzinho Vermelho

A empresa Appian Way, que pertence à Leonardo DiCaprio, está trabalhando em uma

Sugestões para você: